Pratique, Yoga na Vida

Perigos do Complexo de Arjuna

O Yoga da Bhagavadgītā é  muito sutil: às vezes se confundem os elementos da metáfora (o guerreiro e suas armas) com o ensinamento para o qual ela aponta. Essa confusão é o  que chamamos Complexo de Arjuna.

· 1 mins de leitura >
Complexo de Arjuna

O que seria o Complexo de Arjuna?

O príncipe Arjuna, herói da guerra do Mahābhārata, enfrenta um dilema atroz: escolher entre a paz e a guerra. Ele precisa decidir entre seguir seus próprios desejos ou ser fiel ao dharma e fazer o que deve ser feito. 

Tomado pela dor, recebe o sábio conselho de Śrī Kṛṣṇa (seu mestre, primo e melhor amigo), que ensina a ele o caminho do Yoga como solução para todas as formas de aflição e sofrimento. A situação  que o príncipe atravessa é muito complexa e funciona  como uma metáfora para todos os dilemas do ser humano.

O que é o Complexo de Arjuna?

O Yoga da Bhagavadgītā é  muito sutil: às vezes se confundem os elementos da metáfora (o guerreiro e suas armas) com o ensinamento para o qual ela aponta. Essa confusão é o  que chamamos Complexo de Arjuna. 

A pessoa afligida pelo Complexo de Arjuna acredita ter um destino especial, e que esse destino a coloca acima do bem e do mal, pois as leis que regem a sociedade não valem mais para ela. Ela seria uma escolhida do Divino para realizar uma missão superior.

Esse idealismo distorcido já  foi usado para justificar a Segunda Guerra Mundial, a barbárie nazista, a Shoá (Holocausto do povo judeu), o extermínio dos romas (etnia cigana) e a eugenia (“purificação” da humanidade eliminando pessoas com dificuldades físicas ou cognitivas).

Complexo de Arjuna

O Complexo de Arjuna pode criar equívocos gravíssimos e levar à violência em nome do Yoga. Crimes, lavagem cerebral e abusos de todo tipo continuam a ser cometidos em nome da Bhagavadgītā nos dias atuais no contexto de seitas disfarçadas de comunidades de Yoga, Vedānta e Hinduísmo, tanto na Índia quanto fora dela.

॥ हरिः ॐ ॥

Pedro nasceu no Uruguai, 56 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

mantras

A Limitação dos Mantras

Pedro Kupfer em Mantra, Pratique
  ·   4 mins de leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.