Pratique, Yoga na Vida

Culpas e mágoas, bye-bye!

Omissão é algo que deixou de ser feito. Comissão é algo que foi feito. Omissões e comissões acontecem ao representarmos papéis na vida. Omissões e comissões próprias são referentes ao papel do kartaḥ, o fazedor. Omissões e comissões alheias são referentes ao papel do bhoktaḥ, o desfrutador.

Escrito por Swami Dayananda Saraswati · 44 segundos de leitura >

Omissão é algo que deixou de ser feito. Comissão é algo que foi feito.
Omissões e comissões acontecem ao representarmos papéis na vida.

Omissões e comissões próprias são referentes ao papel do kartaḥ, o fazedor. Omissões e comissões alheias são referentes ao papel do bhoktaḥ, o desfrutador.

A) Omissões e comissões minhas me fazem sentir culpado:

1) Omissão: “por que não fiz isto?”
2) Comissão: “por que fiz isto?”

B) Omissões e comissões dos demais me ferem, me magoam.

3) Omissão: “por que ele não fez isto?”
4) Comissão: “por que ele fez isto?”

A culpa sempre acompanha àquele que se identifica como kartaḥ, agente das ações.

A mágoa sempre acompanha àquele que se identifica como bhoktaḥ, o desfrutador dos resultados das ações.

Você não é nem o kartaḥ nem o bhoktaḥ, nem o agente das ações nem o desfrutador dos seus resultados. Você é a testemunha invariável que observa as ações e seus resultados.

Compreender isso é mokṣa. Assim, você se liberta das culpas e mágoas e vive uma vida dhármica e feliz.

9 respostas para “Culpas e mágoas, bye-bye!”

  1. Filipe

    O que você disse para a Cristiane é algo muito bonito e a é a verdade, estou passando por um momento na minha vida em que essas palavras me ajudaram muito!

    Obrigada

    1. Cristiane
      A paz de espirito inicialmente provem da confianca em deus e de que tudo acontece para o nosso bem. Exercite sua fe, ela que deve te dar forcas para seguir em frente. Se voce acredita que foi feita imagem e semelhanca de deus e que possui a centelha divina dentrode seu ser, acaba de dar o primeiro e grande passo para conquistar a paz de espirito.
      Cultivar o habito da meditacao e do relaxamento, ainda que no nivel iniciante vai te trazer grandes beneficios, acalmando o corpo e a respiracao acalamamos a mente. Exercitar o nao envolvimento com nossos pensamentos tambem nos traz grande quietude mental e com o passar do tempo a quantidade de pensamentos diminui.
      Lembre-se que voce tem deus dentro de voce e que so nao o encontra por ignorancia e por percepcoes erradas, que com a oracao e a meditacao se dissolvem totalmente nos deixando em contato com o divino que temos dentro de nos. Saiba que todos nos encontamos nessa busca, estamos todos no mesmo barco. Que a paz de deus esteja com voce!!!

  2. Lembrabdo que temos princípios a serem respeitados, ai, eu acredito na fórmula completa. Já me deparei com várias pessoas que se revestem do “sou livre” e por isto se dão o direito de agir e reagir passando por cima de princípios básicos e mesmo assim acreditando piamente que estão no caminho certo. Estão???? pode ser que sim, pode ser que não…. em observação……
    Adriane.
    Namaste!

  3. OLÁ… REALMENTE ISSO… ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ PARTICIPEI DE UM MOMENTO DE MEDITAÇÃO A CONVITE DE MINHA CUNHADA NA CASA DO PROFESSOR DE YOGA DELA… ADOREI… O PENSAMENTO É ESTE MESMO… LIVRE-SE DAS CULPAS… A GENTE PASSA A VIDA TODA BUSCANDO ALGO QUE NÃO SABE O QUE É E QQ COISA QUE POR UM MOMENTO NO FAZ BEM A GENTE JOGA A RESPONSABILIDADE DE SER O QUE BUSCAMOS E FAZER COM QUE SEJAMOS FELIZES… PQ? DEPOIS A PESSOA OU A “COISA” COLOCADA COMO RESPONSÁVEL PELA SUA FELICIDADE NÃO DÁ CONTA E NEM DEVE DAR POIS É O QUE É E NÃO O QUE A GENTE OU VC IDEALIZA E BUM… O MUNDO ACABOU… E PIOR… ACABA PARA AMBOS E O COITADO “COLOCADO COMO RESPONSÁVEL” TB VÊ SEU MUNDO DESMORONADO… ENFIM, NÃO SEI… SEMPRE ME ACHEI DIFERENTE NESTE MUNDO… HOJE DESCOBRI QUE TENHO CÂNCER DE MAMA HÁ 2 MESES QUASE 3… TENHO ESTADO FORTE E ULTIMAMENTE ME BATEU UM MAL ESTAR… PQ? CLARO QUE NÃO CULPEI DEUS E NEM QUESTIONEI… SEI QUE ELE TEM ALGO MELHOR PRA MIM… MAS O QUE TENHO FEITO DA MINHA VIDA ATÉ HOJE? O QUE FIZ? O QUE PRETENDO FAZER? SÃO QUESTÕES SEM RESPOSTAS… SÓ QUERIA VIVER… VIVER E VIVER… EM PAZ AJUDANDO… TRANSFORMANDO O MUNDO E DEIXANDO O AMOR ME ENVOLVER… A COBRANÇA DIÁRIA ADOECE… TENHO UM MARIDO MARAVILHOSO MAS QUE ME SUFOCA COM O PESO DA RESPONSABILIDADE DE UM SER QUE NÃO SOU… NÃO CONSIGO SER… TVZ NUNCA TENHA SIDO OU TENHA SIDO ALGO PARECIDO… QUEM ERROU?? NINGUÉM… QUEM VAI MUDAR O RUMO ? É NECESSÁRIO MUDAR POIS SEI QUE O AMOR EXISTE… MAS O RESPEITO AO OUTRO NÃO MAIS… ISSO QUE ME ADOECEU? ME ADOECE OU VAI ADOECÊ-LO?? TANTAS QUESTÕES… LUTAS INTERNAS QUE NOS SUFOCAM A ALMA… TODOS NÓS MERECEMOS SER FELIZES… PRÓXIMOS, DISTANTES COMO SABER?? VIDA VIDA LOKA…

    QUERIA ENTENDER MINHA VIDA E ASSIM PODER ME CURAR DA FERIDA MAIS TRISTE AQUELA INTERNA … QUE SANGRA A CADA DIA… E NINGUÉM VÊ POIS É SILENCIOSA E CONSOME SOMENTE A ALMA… DEUS É CAPAZ DE CURAR E CREIO NISSO… BUSCO DIARIAMENTE UMA CONVERSA ÍNTIMA COM DEUS… SOMENTE EU E ELE PEDINDO LUZ, MAIS AMOR PELO MEU MARIDO, PELOS MEUS FILHOS, ENTENDIMENTO SOBRE TODAS AS COISAS DESTA VIDA… PRECISO OUVÍ-LO EXERCITANDO MEU SILÊNCIA MUITAS VEZES NÃO COMPREENDIDO… MUITO O QUE FALAR SEM SABER COMO EXPRESSAR… LOUKURAS… APENAS LOUKURAS QUE NOS LEVAM A DIVERSOS LUGARES E CAMINHOS…

    1. Olá Simone,
      Namorei uma garota chamada Simone, li seu comentário hoje (16 de maio) e achei super corajoso e cheio de vida.
      Também sinto a mesma coisa pela minha esposa, não acho q vc seja diferente, apenas muito sensível.
      Observe o q tem lá no fundo de sua alma, encare de frente, vc foi criada por Deus e ele é o amor encarnado e vc é amor tb, a gente busca algo q acha q vai chegar, ou alguém, mas nunca haverá esse preenchimento, essa completude, ficamos pensando nos erros?
      Do passado nos medos do futuro, besteira e perda de tempo.Só o amor é verdadeiro e completo.
      Ame-se, cuide de vc e fique cada vez mais perto da alegria, da coragem e da leveza, é isso seja leve, seja vc, do jeito q vc é.
      Como diz a Lady Gaga “BORN THIS WAY”. Um abraço. Como no jiu-jitsu às vezes estamos por baixo e às vezes por cima. Vire o jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *