Este ano, o Diwali celebra-se no domingo, 12 de Novembro.
Diwali é o Festival das Luzes, ano novo hindu, que se celebra neste domingo, dia 12. Essa linda festividade relembra o retorno dos príncipes Sītā e Rāma para casa, no final de um exílio de 13 longos anos cheios de provações para o casal.
O Diwali é, em suma, a vitória do amor sobre a escuridão, a vitória do conhecimento sobre a ignorância, do bom-senso sobre o egoísmo.
Quando Sītā e Rāma, acompanhados por Lakṣmaṇa e Hanumān, chegam à cidade de Ayodhya, o povo acorda feliz, no meio da noite para receber a família e acende réstias de lamparinas de óleo nas portas e janelas das casas, para indicar-lhes o caminho até o palácio.
É por isso que, milênios e milênios depois, nesta data, os hindus continuam acendendo lamparinas. O nome Diwali em hindi deriva do sânscrito, dīpavali, que quer dizer justamente “linhas de lamparinas”.
Essas lamparinas representam a luz libertadora do conhecimento, e ainda nos lembram da vitória de Rāma sobre o demônio que representa o egoísmo, e o triunfo do amor que vence todos os obstáculos.
॥ हरिः ॐ ॥
Ouça aqui Ayodhya, o kīrtaṇ que celebra
o retorno de Sītā e Rāma para Ayodhya
Conheça a história
do Rāmāyāṇa aqui
Pedro nasceu no Uruguai, 56 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos