Cursos

Curso Online Āsana e Prāṇāyāma: Adeus Ansiedade

08/05/2020 - 10/05/2020 @ 07:00 - 13:30 -

Neste curso online Pedro irá mergulhar junto com os praticantes no fascinante universo dos āsanas e prāṇāyāmas, bem com no fruto das práticas sobre a ansiedade.

· 3 mins de leitura >

Data / Hora
Date(s) - 08/05/2020 - 10/05/2020
07:00 - 13:30

Categorias


Āsana e Prāṇāyāma, Adeus Ansiedade: curso online com Pedro Kupfer. Neste intensivo, que será ministrado para um grupo fechado no nosso canal do YouTube, teremos como foco a prática de āsanaprāṇāyāma, as práticas físicas e energéticas vinculadas com.

O encontro consiste numa combinação de vivências práticas e palestras sobre āsana, a arte de viver consciente no corpo, e prāṇāyāma, a ciência da respiração yogika.

O grande resultado dessas práticas é neutralizar uma companheira de viagem tão incômoda como frequente: a ansiedade. Iremos aprender como lidar com ela no dia-a-dia, bem como obter recursos práticos para gerí-la e, desta maneira, nos relacionar melhor com ela. Ainda, teremos vivências e reflexões sobre autoconhecimento ao longo do programa.

Que vou aprender?

O participante será convidado a conhecer-se melhor através da observação consciente do corpomente e do poderoso efeito que estas práticas têm sobre ele, mergulhando na paz. Os participantes receberão uma apostila/sebenta em formato PDF com o conteúdo do curso e outros materiais de apoio.

Praticar āsanas significa trabalhar conscientemente sobre nossos bloqueios e condicionamentos. Assim, a prática de āsanas bem entendida facilita o caminho para a liberdade, no sentido que “limpa” o corpo da identificação com as preferências e aversões do ego.

O Haṭha Yoga quer nos mostrar como “pensar com o corpo”: através da experimentação e da aplicação da visão da não-dualidade, os yogins da antiguidade descobriram que exercícios como āsana, prāṇāyāma e outros poderiam funcionar como uma eficiente meditação sobre si mesmo, nididhyāsanaṁ.yogin busca a inteligência que está escondida no corpo: este é o ponto de partida para conhecer a própria identidade.

Que vou sentir?

A sensação que se percebe ao praticar āsanas e prāṇāyāmas com a atitude correta é a mesma que se tem quando saímos repentinamente à luz do dia, depois de haver ficado durante um tempo no escuro. A atenção se localiza apenas no momento presente: a realidade se nos revela como é, e novas sensações são descobertas.

A conexão com a fonte da existência fica firmemente estabelecida. Assim afirma o sábio Vyāsa: “O āsana torna-se perfeito quando desaparece o esforço por realizá-lo, de forma que não haja mais movimentos no corpo. Igualmente, sua perfeição cumpre-se quando a consciência transforma-se em infinito, isto é, quando faz da ideia do infinito o seu próprio conteúdo”. Yogabhāṣya, II:47.

Programa

āsana: vivendo no corpo
* força vital e prāṇāyāma
* o que é ansiedade?
* como lidar com ela no cotidiano
* formas de respirar
* o prāṇāyāma e a mente
bandhas e mudrās, gestos de poder
* meditação e autoconhecimento

Você não precisa estar em alguma condição física especial para participar desta experiências embora seja recomendada experiência prévia com práticas de Haṭhayoga. O intensivo inclui igualmente vivências de mantra, prāṇāyāma, relaxamento e meditação. Praticantes de quaisquer tradições são bem-vindos. 

॥ हरिः ॐ ॥

Como será este curso online?

Ao longo dos três dias de duração deste curso online, Pedro irá mergulhar, junto com os praticantes no fascinante universo dos āsanas, pontuando essas práticas com vivências de  relaxamento e meditação.

Igualmente teremos ocasião para estudar como construir as nossas práticas pessoais, bem como haverá também espaço para perguntas sobre as aplicações práticas destas técnicas.

A interação é bastante intensa, apesar da distância física, uma vez que os participantes têm a possibilidade de colocar perguntas ou indicar como se sentem ao longo da prática, de maneira que o professor possa ajustar as técnicas em tempo real.

॥ हरिः ॐ ॥

curso online

Este curso online é ao vivo, pelo que teremos horários diferentes para o Brasil e Portugal:

Horários para o Brasil 🇧🇷

8 de Maio, sexta-feira
07:00 – 
Prática matinal
09:30 – Intervalo
11:00 – Corpo, respiração e emoções
13:00 – Fim do primeiro dia

9 de Maio, sábado
07:00 – 
Prática matinal
09:30 – Intervalo
11:00 – Prāṇa e prāṇāyāma
13:00 – Fim do segundo dia

10 de Maio, domingo
07:00 – Prática matinal
09:30 – Intervalo
11:00 – Adeus, ansiedade
12:30 – Satsaṅga, perguntas e respostas
13:00 – Encerramento

Horários para Portugal 🇵🇹

8 de Maio, sexta-feira
11:00 – 
Prática matinal
13:30 – Intervalo
15:00 – Corpo, respiração e emoções
17:00 – Fim do primeiro dia

9 de Maio, sábado
11:00 – 
Prática matinal
13:30 – Intervalo
15:00 – Prāṇa e prāṇāyāma
17:00 – Fim do segundo dia

10 de Maio, domingo
11:00 – Prática matinal
13:30 – Intervalo
15:00 – Adeus, ansiedade
16:30 – Satsaṅga, perguntas e respostas
17:00 – Encerramento

॥ हरिः ॐ ॥

Como faço a minha inscrição? 

Para inscrever-se neste curso online, entre em contato por favor com a Ângela Sundarī através do email [email protected]. Quando tomar a decisão de participar, envie-nos por favor uma mensagem solicitando os valores e dados bancários.

O pagamento é feito através de transferência, enviando posteriormente o comprovante de depósito por email. Iremos lhe enviar a confirmação do recebimento da sua inscrição por email. O pagamento confirma a participação. Por favor, programe-se antecipadamente.

Quem é o ministrante?

Pedro Kupfer nasceu no Uruguai mas vive atualmente em Portugal, na Vila da Ericeira. É um praticante entusiasta que começou a sua caminhada há quase 40 anos e continua até hoje o seu processo de aprendizado, uma respiração de cada vez, estudando, praticando e visitando a Índia regularmente.

Mantém no ar, desde 1999, o site yoga.pro.br, referência para o estudo e a prática do Yoga com mais de 1000 artigos disponíveis gratuitamente para a comunidade dos yogins lusófonos. Pedro escreveu mais de 10 livros sobre Yoga e foi editor dos Cadernos de Yoga e da revista Yoga Journal, em sua edição brasileira.

Prepare em casa o seu tapete, material para fazer anotações, boa disposição e muita vontade de praticar e aprender! Não é preciso estar em alguma condição física especial para participar deste intensivo. Praticantes de todas as tradições de Yoga são bem-vindos.

Veja outros cursos no Brasil e em Portugal clicando aqui. Hariḥ Oṁ!

Veja também:

Formação em Yoga em Ubatuba, Mód 2

Agenda de Cursos com Pedro Kupfer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *