Cursos, Formação

Formação em Yoga com Pedro Kupfer | Presencial e Online | 2023-25

03/08/2023 - 31/08/2025 @ 07:00 - 17:00 -

Formação em Yoga com Pedro Kupfer | Turma 2021/2023

· 7 mins de leitura >
formação

Data / Hora
Date(s) - 03/08/2023 - 31/08/2025
07:00 - 17:00

Localização
Itamambuca Eco Resort

Categorias


Anunciamos com prazer a 28ª edição da nossa Formação em Yoga, agora no novo formato B-Learning, que combina vivências presenciais com estudo online. As três fases presenciais terão lugar em dois lugares: Brasil e Portugal.

Você pode escolher um deles à vontade: Ubatuba (Brasil), durante os meses de agosto de 2023, julho de 2024 e julho de 2025, ou Ericeira (Portugal) em setembro de 2023, 2024 e 2025. As três fases presenciais tem 10 dias de duração cada uma.

A formação começa com o primeiro encontro presencial e conclui-se com o terceiro. Nos intervalos teremos 20 módulos mensais online. A fase virtual desta formação pode ser feita desde qualquer lugar do mundo, desde que a pessoa tenha acesso à internet e um espaço adequado para praticar.

  • Ambiente inclusivo, respeitoso e compassivo.
  • Abordagem não sectária e com os pés no chão.
  • Acessível a todos os corpos, idades e condições.
  • Pedro tem 4 décadas de experiência com Yoga.

O Yoga é uma tradição de mais de 5000 anos, usada hoje em dia por milhões de pessoas no mundo inteiro para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, assim como para manter a saúde e a boa forma física. Entretanto, ele é mais do que isso: é um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal, que pode levar o praticante dedicado à liberdade interior e à plenitude.

formação

Sobre esta Formação em Yoga

Este curso foi especialmente concebido para praticantes dedicados que desejem ampliar seu entendimento e suas bases no Yoga, assim como também para aqueles que, havendo despertado dentro de si o amor e o entusiasmo pela prática, desejem transmitir essa visão e modo de vida a outrem.

Esta é uma formação integral sobre o Yoga, seus ensinamentos, valores e técnicas. Fornece uma sólida base de conhecimento sobre as posturas, os respiratórios e demais exercícios, sem deixar de lado a arte de dar ótimas aulas para todos os tipos de público.

Igualmente, facilita as ferramentas essenciais para o autoconhecimento, o crescimento interior e o estilo de vida que é o Yoga. Da mesma maneira, tem o foco na capacitação e o crescimento interior dos formandos, para que estes possam ajudar eficientemente os seus alunos nesse processo.

Esta Formação em Yoga é certificada pela DGERT, Direção Geral do Emprego e as Relações de Trabalho de Portugal, que coordena o sistema de certificação das entidades formadoras em nível nacional. O formato, profundidade e extensão deste curso supera as exigências máximas de formação das Alianças do Yoga do Brasil, dos EUA ou do Reino Unido.

O Certificado desta Formação em Yoga, emitido pelo Yoga Havelī, será entregue àqueles que concluírem satisfatoriamente tanto a totalidade do programa quanto o estágio e as tarefas previstas.

O curso completo tem uma carga horária superior a 650 horas, contabilizando sessões presenciais, sessões síncronas (online) e sessões assíncronas (também online), que abrangem estudo, aulas, práticas, treinos, tarefas e um estágio.

Visão, valores, psicologia, literatura e história do Yoga são alguns dos temas que abordaremos pela óptica do Vedānta e do Yoga, de acordo com os ensinamentos da tradição que aprendemos através de Swāmi Dayānanda e Swāmi Tattvavidānanda, dentre outros brilhantes mestres que nos inspiram.

A parte prática de biomecânica, anatomia, āsana, prāṇāyāma, ṣaṭkarma, yoganidrā, mantra e meditação abordará esses temas à luz do Haṭha Yoga tradicional, segundo escrituras como Haṭhayoga PradipikāGheraṇḍasaṁhitā e Śivasaṁhitā. Pede-se um mínimo de dois anos de prática constante e genuíno interesse no estudo.

formação

Síntese do Programa

• o Yoga nos Śāstras
• Patañjali e o Yogasūtra
• prāṇa e kośas
kuṇḍalinī, cakras e nāḍīs
• fundamentos do āsana: praticar para que?
• anatomia e fisiologia dos āsanas e prāṇāyāmas
• a arte de ensinar
• técnicas de prāṇāyāma
• yoganidrā
• mantra: o poder do som
• aplicações terapéuticas
• as Upaniṣads do Yoga
• Introdução à Bhagavadgītā
• história do Yoga e da Índia antiga

• simbolismo dos mitos hindus
• metodologia de ensino e pedagogia
• métodos e abordagens do trabalho físico
• desmistificando o Tantra
• a ética do professor de Yoga

Textos estudados nesta formação

• Haṭhayoga Pradīpikā
• Gheraṇḍa Saṁhitā 
• Śiva Saṁhitā 
• Śivasūtra
• Yogasūtra
• Bhagavadgītā
• Nirvāṇa Ṣaṭkaṁ
• Sādhana Pañcakam

Kaṭhopaniṣad
• Īśopaniṣad
• Amṛtabindu Upaniṣad

O Formato do Curso

Esta formação inclui quatro tipos de experiência, que configuram o chamado B-Learning, ou Blended Learning, (“Aprendizado Combinado”, em inglês) onde aparecem misturadas diferentes formas de estudo: sessões presenciais, sessões síncronas online, sessões assíncronas e um estágio presencial.

Tanto nas sessões presenciais quanto à distância teremos práticas, treinos e estudo. Nas fases online usaremos diversas plataformas de ensino à distância e comunicação que possibilitam o contato entre os membros do grupo e com o formador. Dessa maneira, sempre haverá a possibilidade de esclarecer dúvidas, dialogar e interagir.

Os encontros estão distribuídos ao longo do período de maneira a sempre ter práticas regulares.

formação

O Material de Estudo desta Formação

Os participantes receberão várias apostilas/sebentas em formato PDF totalizando mais de mil páginas, contendo textos, materiais de apoio, reflexões, recursos para ministrar aulas, exercícios referentes ao conteúdo de cada fase de estudos e ainda, informações essenciais que todo professor deve conhecer para praticar e trabalhar com segurança.

Além disso, os formandos recebem igualmente fartos materiais nos formatos PDF e MP3 sobre mantras, ślokas, montagem de aulas, recomendações para os alunos, e-books e outros elementos para dar continuidade aos estudos.

Questionário a ser Respondido pelos Candidatos

1) Quanto tempo de prática você tem?

2) Com que professor(es) aprendeu?

3) Você tem uma prática diária de āsana? Em caso afirmativo, poderia descreve-la sucintamente?

4) Você tem uma prática diária de meditação? Em caso afirmativo, descreva-a também, por favor.

5) Você se considera um praticante iniciante, intermediário ou avançado?

6) Que tipo(s) de Yoga você praticou até hoje?

7) Você tem intenções de se tornar professor? Por quê?

8) Você já leciona Yoga? Em caso afirmativo, que tipo?

9) Você tem algum problema de saúde? Em caso afirmativo, qual?

10) O que você espera deste curso? Por que quer participar?

11) O que significa o Yoga para você?

12) Por favor, descreva brevemente como você vê a si mesmo(a).

13) Seus dados:
nome completo:
email:
telefone:
data de nascimento:
profissão:
endereço completo:

Por favor, copie e responda esse questionário e envie-o para nós para o email abaixo, junto com seus dados. Aguarde nossa resposta antes de efetivar sua inscrição. Obrigado!


Nossa maior inspiração: Swāmi Dayānanda

Valores e Prazos

Para obter os valores e formas de pagamento para esta formação, entre por favor em contato com Ângela Sundarī: [email protected]. Por favor, aguarde nossa confirmação antes de efetivar sua inscrição, pois estes encontros têm as vagas preenchidas com muita rapidez, sendo preciso se programar com bastante antecedência. Obrigado pela compreensão!

formação

Quem Ministra a Formação?

Pedro Kupfer nasceu em Montevidéu, Uruguai, há 56 anos. Foi descoberto pelo Yoga aos 16 anos de idade e pratica desde então. Iniciou as práticas e estudos com Swāmi Janardhanānanda, do Satyānanda Niketan, de Montevidéu. Considera o Yoga mais uma visão transformadora que inclui uma forma de viver, do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala.

Teve o privilégio de ser aceito como discípulo de Swāmi Dayānanda e estuda dentro da tradição do Advaita Vedānta. Viaja assiduamente para a Índia há mais de 30 anos para continuar seus estudos. Vem ministrando este curso há mais de 20 anos.

Pedro escreveu e traduziu mais de dez livros sobre Yoga, além de ter integrado o conselho editorial das revistas brasileiras Yoga Journal e Cadernos de Yoga e editar o website www.yoga.pro.br, veículos especializados nesta disciplina. Mora com a sua esposa, Ângela Sundarī, numa aldeia do oeste de Portugal.

formação

Esta Formação em Yoga Muda Vidas: Algumas Impressões

“Conhecer o Pedro foi o ponto de viragem no meu caminho no Yoga. O Pedro organizou a minha forma de ver o Yoga e abriu-me as portas do Yoga tradicional tal como ele vem sendo ensinado na origem desde tempos imemoriais. Ele não só tem um conhecimento profundo sobre o Yoga, mas também tem a arte de o passar adiante. O Pedro ensina como quem ensina a um amigo. Aprender com o Pedro foi e é um privilégio. Muito do que sou hoje a ele lhe devo, a visão do Yoga, a amizade, ter conhecido o Swāmi Dayānanda…”
Miguel Homem, Porto, Portugal.

“Esta formação e o contacto com o Pedro deu-me aquilo que precisava: a volta à simplicidade, as bases para ir construindo um caminho sólido no Yoga, em direcção a mokṣa. Fica a minha gratidão profunda ao Pedro por todo o seu empenho, estudo e prática ao longo da sua vida que resultam numa simplicidade e serenidade que admiro e tenho como referência.”
Simão Monteiro. Parede, Portugal.

“O Pedro tem o dom de passar o conhecimento do Yoga, tem o dom de nos inundar de compaixão e tem o dom de nos fazer rir! Mergulhar com ele no oceano do Yoga foi a experiência mais marcante que tive. Obrigado mesmo.”
Paulo Vieira. Porto, Portugal.

“Este curso marcou a minha caminhada no Yoga e na vida. O Pedro é sem dúvida um ser que brilha com luz própria, pleno de compaixão e humildade. A sua simplicidade e generosidade de ensinar são exemplares, incita-nos a sermos melhores indivíduos.”
Cláudia Klages, Marinha Grande, Portugal.

“Quero agradecer vocês pela oportunidade linda de crescer que me deram… Voltei ao Canadá na terça-feira da semana passada e na quarta tive que voltar para o trabalho! Tento reservar tempo para praticar tudo dia, as vezes é difícil e não dá para fazer uma prática longa, mas como o Yoga é a vida, ele fica comigo em cada gesto, cada pensamento, cada sorriso… “
Hélène, Montréal, Canadá.

“Gostaria de agradecer o carinho e a atenção que dedicaram a todos os que estavam presentes no curso. Foi muito bom estar perto de vocês e aprender mais sobre o Yoga e sobre mim mesmo. Quanto mais estudo, mais tenho vontade de aprender. O esquema de um mês é muito bom. Dessa forma podemos vivenciar a proposta de um Āśram. E assim, conseguimos nos desconectar da cidade e mergulhar no estudo. Você foram muito atenciosos comigo e com certeza vou me lembrar sempre disso. Além do curso me render mais conhecimento, também criou a oportunidade para grandes amizades.”
Fabrício, São Paulo.

“O mês que passei aí ajudou-me a clarificar o meu pensamento, a respeitar os meus medos, a aprender imenso, e  tantas outras coisas que vou descobrindo, mudaram a minha prática e o meu olhar, obrigado do mais profundo do meu Ser.”
Maria Teresa. Porto, Portugal.

“Vocês não imaginam quanto foi boa a minha estadia aí. Tenho muito a agradecer a vocês. Como um mês aí fez toda diferença em minha vida, é impressionante.”
Elane, Goiânia.

“Sou grata à vida por ter encontrado no meu caminho uma pessoa como você. Você nào é capaz de imaginar o quão feliz me sinto por estar aqui, recebendo ensinamentos tão valiosos. Nunca conheci alguém com tamanho discernimento.”
Luciana, São Paulo.

“Gostaria de lhe agradecer profundamente por, neste momento, estar me guiando nesse caminho. Me sinto profundamente abençoada por estar nesta formação em Yoga, vivenciando tudo isso.”
Flor, Rio de Janeiro.

formação em Yoga

+ cursos aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.