Cursos, Formação

Formação em Yoga, Módulo 3: Śivasūtra

04/08/2020 - 09/08/2020 @ 16:00 -

Formação em Yoga em Ubatuba com Pedro Kupfer em agosto de 2020.

Escrito por Pedro Kupfer · 4 mins de leitura >
formação

Data / Hora
Date(s) - 04/08/2020 - 09/08/2020
16:00

Localização
Pousada Todas as Luas - Ubatuba

Categorias


Atendendo a pedidos, e devido ao fato de que a edição de junho deste curso encontra-se com as vagas esgotadas, abrirmos esta segunda turma para as práticas e o estudo do Śivasūtra no mês de agosto.

É com prazer que anunciamos a próxima edição do Módulo 3 da Formação em Yoga no Brasil com Pedro Kupfer, em agosto. Este curso, com seis dias de duração, acontecerá na belíssima praia de Itamambuca, no litoral norte do estado de São Paulo. O tema do encontro é o Śivasūtra, um dos textos seminais do Śaiva-Śakta Tantra, também chamado Trika.

A Lenda do Śivasūtra

O Śivasūtra é atribuído a Śrī Vasugupta, um yogin do século IX da presente era. Conta a lenda que Śiva apareceu para Vasugupta durante um sonho e o instruiu para visitar um lugar nas montanhas, onde ele encontraria o conhecimento que buscava. Vasugupta seguiu a instrução e deu com uma rocha onde os sūtras estavam lavrados. 

Essa rocha é chamada Śaṅkaropāla, e é visitada por yogins e peregrinos até os dias atuais. Mitos aparte, a verdade é que o Śivasūtra revela o Conhecimento do Absoluto, e uma das mais belas expressões do Sanātana Dharma, o Dharma Eterno.

A Estrutura do Śivasūtra

O estilo do Śivasūtra, fiel a essa peculiar forma literária da espiritualidade indiana, é bem sintético. O conhecimento é impartido através de parábolas e imagens mentais, e é expressado de maneira muito condensada, em máximas que se assemelham a fórmulas algébricas. 

Embora a linguagem varie um pouco em relação à que o Vedānta usa, o ensinamento e, claramente, o mesmo. Esse ensinamento mostra que não há um só Deus, nem há muitos Deuses, não há inexistência de Deus: Tudo é Deus! O que existe, o que está aqui para ser visto, é manifestação do Ser Ilimitado. 

formação em Yoga

O Método do Autoconhecimento

O texto consta de 77 sūtras distribuídos ao longo de três capítulos. Em cada um deles é dada a visão da Não-Separação desde três diferentes pontos de vista: 

    1. a aproximação por Śiva,
    2. a aproximação por Śakti e
    3. a aproximação pelo humano. 

Este último capítulo é o mais extenso de todos, constando de 45 sūtras, e contém as práticas que nós, humanos, podemos fazer para nos estabelecer firmemente na visão libertadora da Não Dualidade. Um exemplo deste capítulo:

भूतकञ्चुकी तदा विमुक्तो भूयः पतिसमः परः ॥ ३ ॥ ४२ ॥

bhūtakañcukī tadā vimukto bhūyaḥ patisamaḥ paraḥ || 3:42 ||

Então, [na remoção da identificação com os desejos, o yogin
vê o corpo, feito de] elementos densos, como uma cobertura.
Completamente liberto, torna-se igual a Śiva, Pleno. || 3:42 ||

O yogin, havendo eliminado a identificação com os desejos, vê o seu próprio corpo com um veículo para viver, e é ao mesmo tempo ciente de que as experiências do corpomente sobrepõem-se ao Ser. Essa sobreposição, chamada upādhi, deve ser corretamente elucidada. O praticante deve viver constantemente ciente dessa superimposição, por um lado, e ser compassivo e cuidadoso com o corpo, por outro lado. Na negação daquilo que não se é, brilha a real identidade do Ser que é.

Sobre o Módulo 3 da nossa Formação em Yoga

Este curso foi especialmente concebido para professores de Yoga, bem como para praticantes dedicados que desejem ampliar seu entendimento e suas bases no Yoga. Para os professores já formados, o encontro serve como uma ocasião para reciclar seus conhecimentos e dirimir dúvidas nesse processo constante que é o autoaperfeiçoamento através da prática e do estudo.

Para praticantes motivados, o encontro serve como inspiração e tem também o propósito de ressignificar as próprias práticas, ajudando a yogiṇī ou o yogin a compreender mais profundamente a linda tradição à qual todos pertencemos. Já para quem participou dos outros módulos esta é uma ocasião para o reencontro, para colocar a prática e o estudo em dia, trocar experiências, conviver, celebrar e matar as saudades da família do Yoga.

Visão, ética, psicologia e história do Yoga, práticas de Haṭha Yoga, concentração e meditação são alguns dos assuntos que abordaremos pela óptica não-dual do Tantrismo Trika. A parte prática de āsana, prāṇāyāma, ṣaṭkarma, yoganidrā, mantra e meditação abordará esses temas à luz do Haṭha Yoga tradicional.

Este terceiro módulo é aberto a todos os participantes, independentemente da experiência prévia que tenham. O curso não está centrado em ensinar a dar aula ou em treinamentos de āsana ou as demais técnicas mas na compreensão da profundidade da tradição do Yoga. Para quem desejar ensinar a dar aulas, recomendamos os módulos 1 e 2 da nossa formação.

Pormenores Práticos

O material de estudo desta formação

Os participantes receberão uma apostila em português que contém o texto em sânscrito, a sua transliteração e tradução, bem com um comentário esclarecedor sobre o significa de cada um dos 77 sūtras.

Data, local e horários

4 a 9 de Agosto de 2020, em Ubatuba, na Pousada Todas as Luas, na praia de Itamambuca, litoral norte do Estado de São Paulo.

O encontro começa às 16 horas do primeiro dia (19 de junho) e conclui-se às 13 horas do último dia (24 de junho). É importante que os participantes se programem para estar presentes tanto da apresentação inicial como da reunião que encerra este encontro.

ॐ As práticas começarão diariamente às 7:00h.
ॐ O estudo do Śivasūtra irá acontecer das 11 às 13h e das 17 às 19h.
ॐ Em dias alternados, haverá sessões de kīrtaṇ e para responder perguntas.
ॐ Teremos uma longa pausa à tarde para desfrutarmos da praia.

Valores e Prazos

Para obter os valores e formas de pagamento entre por favor em contato com Ângela Sundarī: [email protected]. Por favor, aguarde nossa confirmação antes de efetivar sua inscrição, pois estes encontros têm as vagas preenchidas com muita rapidez, sendo preciso se programar com bastante antecedência. Obrigado pela compreensão!

Quem Ministra esta Formação em Yoga?

Pedro Kupfer nasceu em Montevidéu, Uruguai, há 54 anos. Foi descoberto pelo Yoga aos 16 anos de idade e pratica desde então. Iniciou as práticas e estudos com Swāmi Janardhanānanda, do Satyānanda Niketan, de Montevidéu. Considera o Yoga mais uma visão transformadora que inclui uma forma de viver, do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala.

Teve o privilégio de ser aceito como discípulo de Swāmi Dayānanda e estuda há décadas dentro da tradição do Advaita Vedānta. Viaja assiduamente para a Índia há mais de 30 anos para continuar seus estudos. Vem ministrando este curso há 20 anos.

Pedro escreveu e traduziu vários livros sobre Yoga, além de integrar o conselho editorial das revistas brasileiras Yoga Journal e Cadernos de Yoga e editar o website www.yoga.pro.br, veículos especializados nesta disciplina. Mora na praia de Mariscal, no litoral sul do Brasil, junto com Ângela Sundarī, sua esposa.

formação em Yoga

Veja também:

Formação em Yoga em Ubatuba, Mód 2

Agenda de Cursos com Pedro Kupfer

Āsana e Yoganidrā em São Paulo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *