Cursos

O Yoga da Bhagavadgītā

09/05/2020 - 14/06/2020 @ 09:00 - 17:00 -

Este curso extensivo em Santo Tirso será dado ao longo de três fins-de-semana. O encontro combina práticas de Haṭha Yoga com estudo. Pedro irá nos dar uma síntese abrangente, instrumental e precisa do śāstra mais importante do Yoga: a Bhagavadgītā.

Escrito por Pedro Kupfer · 3 mins de leitura >
Bhagavadgītā

Data / Hora
Date(s) - 09/05/2020 - 14/06/2020
09:00 - 17:00

Localização
Casa Sukhi

Categorias


Neste curso extensivo em três fins-de-semana, que combina práticas de Haṭha Yoga com estudo, Pedro irá nos dar uma síntese abrangente, instrumental e precisa do śāstra mais importante do Yoga: a Bhagavadgītā.

O estudo será feito sobre uma selecção de ślokas (versos) da Bhagavadgītā. Ao longo do encontro teremos práticas de āsana, prāṇāyāma, relaxamento e meditação, pontuando os momentos de estudo e reflexão. 

राजवद्या राजगुह्यं पवित्रं  इदम् उत्तमम् ।
प्रत्यक्षावगमं धर्म्यं सुसुखं कर्तुम् अव्ययम् ॥

Este conhecimento é o rei das ciências, o segredo dos segredos.
Purifica àqueles que o ouvem e faculta a percepção direta do Ser.
Traz harmonia com o dharma, é eterno, e pratica-se com alegria. ॥ IX:2 ॥

Bhagavadgītā

Sobre o extensivo

Ao longo do encontro, Pedro irá mergulhar, junto com os praticantes no fascinante ensinamento da Bhagavadgītā e as suas aplicações na vida cotidiana.

Igualmente, teremos ocasião para compreender como podemos construir as nossas práticas pessoais, bem como haverá também sempre espaço para fazermos perguntas sobre as aplicações práticas do ensinamento.

A intensidade das práticas de Haṭha Yoga será dada em função das possibilidades e necessidades do grupo. Em todo caso, serão sempre acessíveis para pessoas de todas as idades, condições e estados físicos.

Os participantes receberão uma sebenta em formato PDF com leituras de apoio, para acompanhar o estudo e facilitar o aprendizado dos versos.

Que benefícios posso esperar do encontro?

O estudo da Bhagavadgītā pode ser muito inspirador e transformador, já que nos ajuda a compreender as realidades da vida, bem como a cultivar atitudes pontuais e adequadas a cada momento vivido.

Através de uma visão integral, libertadora e inestimável na qual nada fica de fora, a Gītā é mais importante que o próprio Yogasūtra de Patañjali. Literalmente mais de um bilhão de pessoas na Índia se inspira nos valores desta obra fundamental, e nos secretos que ela guarda para viver uma vida tranquila e feliz.

Gītā nos ensina a superar calmamente as dificuldades que apareçam no nosso caminho e nos revela uma plenitude que pode ser vivida em todos os momentos da vida. O śāstra começa com a afirmação de que não há causa nem razão para aceitarmos o sofrimento como algo natural.

A falta de habilidade do ser humano  para lidar com seus próprios problemas deriva da falta de compreensão do fato de que qualquer problema tópico é expressão de um problema de fundo, e que esse problema não muda.

O problema crônico é que cada pessoa vê a si mesma como um ser incompleto, inadequado, condicionado e preso no sofrimento. Enquanto isso não for resolvido, enquanto a pessoa não enxergar a si mesma como um ser completo e adequado, a vida irá sempre se mostrar como um problema insolúvel.

Então, como sair dessa situação? A Bhagavadgītā nos ensina que apenas o conhecimento real sobre o Ser elimina esse problema fundamental. O ensinamento, igualmente, demonstra que o ser humano é completo em si mesmo.

Datas e horários

1º Encontro9 e 10 de Maio
2º Encontro23 e 24 de Maio
3º Encontro13 e 14 de Junho

Sábados
09:00 – Estudo e prática inicial
12:00 – Intervalo para almoço
14:00 – Recitação dos ślokas
15:30 – Breve intervalo
15:50 – Estudo da Bhagavadgītā
17:00 – Fim do primeiro dia

Domingos
09:00 – Prática matinal
11:30 – Breve intervalo
11:50 – Estudo da Bhagavadgītā
13:00 –  Saṅkalpa e encerramento

Bhagavadgītā

Programa

ॐ A Gītā no Mahabhārata.
ॐ O Pano de Fundo. 
ॐ O Problema Fundamental.
ॐ As Soluções.
ॐ O Código de Śrī Kṛṣṇa.
ॐ Karmayoga.
ॐ Bhaktiyoga.
ॐ Jñānayoga.
ॐ Āsanaprāṇāyāma.
Yoganidrā, mantra e meditação.

Como faço a minha inscrição? 

Para fazer a tua inscrição neste intensivo, entra em contato por favor com a professora Magui Mendes através do email [email protected]. Quando tomares a decisão de participar, envia-nos por favor uma mensagem solicitando os valores e dados bancários para efectivar o pagamento.

Iremos confirmar o recebimento das inscrição por email. O pagamento confirma a participação. Não fazemos reservas. As vagas são limitadas. Por favor, programa-te antecipadamente. Os valores não incluem hospedagem nem alimentação.

Praticantes e estudantes de todas as formas de Yoga são muito bem-vindos. Te esperamos. ॥ हरिः ॐ ॥

Quem ministra o curso?

Pedro Kupfer nasceu no Uruguai mas vive desde 2012 em Portugal. É um praticante entusiasta que começou a sua caminhada há quase 40 anos e continua no seu processo de aprendizado, uma respiração de cada vez, estudando, praticando e visitando a Índia regularmente. Mantém no ar, desde 1999, o site yoga.pro.br, referência para o estudo e a prática do Yoga com mais de 1000 artigos disponíveis gratuitamente para a comunidade dos yogins lusófonos.

Traz o teu tapetinho, boa disposição e muita vontade de praticar e aprender! Não é preciso estar em alguma condição física especial para participar deste intensivo. Praticantes de todas as tradições de Yoga são bem-vindos. Vê outros cursos no Brasil e em Portugal aqui. Hariḥ Oṁ. 

॥ हरिः ॐ ॥

relaxamento

+ cursos aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *