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Lidando eficazmente com a raiva

A raiva nada mais é do que uma expressão da dor e da expectativa. Nós esperamos que certas coisas aconteçam, mas há um obstáculo entre o que acontece e nós mesmos. Noutras palavras, entre aquele que deseja e aquilo que é desejado, há um obstáculo bloqueando o cumprimento do que é desejável. Devido a este obstáculo, o desejo é desviado.

Escrito por Swāmi Dayānanda Saraswatī · 1 mins de leitura >

A raiva nada mais é do que uma expressão da dor e da expectativa. Śrī Śaṅkarācārya confirma isso em seus escritos. Esperamos que certas coisas aconteçam, mas há um obstáculo entre o que acontece e nós mesmos.

Noutras palavras, entre aquele que deseja e aquilo que é desejado, há um obstáculo bloqueando a realização do que se deseja. Devido a este obstáculo, o desejo é desviado. Esta forma desviada do desejo ou da expectativa é o que chamamos de raiva.

Obstáculos e raiva

O problema é que nós não incluímos os obstáculos em nossas expectativas, porque não os queremos. Mas a vida é de fato cheia deles. Mesmo ao respirar temos obstáculos.

No ato de pensar, definitivamente, enfrentamos obstáculos, como quando alguém sofre um bloqueio de criatividade. O escritor não pode começar a escrever, mas, uma vez que ele ou ela comece, se torna mais fácil e, eventualmente, as palavras começam a fluir.

Da mesma forma, existem obstáculos em tudo. Mas, porque nós não podemos tolerá-los, acabamos ficando com raiva. Na verdade, às vezes, nós somos os nossos próprios obstáculos.

raiva Lidando eficazmente

Há um ser ideal, algo que eu quero ser, e há um ser verdadeiro, que é muito diferente; porque nos dividimos deste modo, ficamos com raiva de nós mesmos. Aqui, também, vemos que a raiva nada mais é do que uma expressão da expectativa.

Viver sem expectativas não faz sentido. Portanto, eu diria, viva com expectativas e deixe que as expectativas incluam obstáculos também. O que pode dar errado vai dar errado. Inclua essa máxima em suas expectativas.

Esta é uma afirmação muito sensata e não significa que você deseje ou faça as coisas para darem errado. É, de fato, uma afirmação totalmente positiva.

As coisas podem dar errado e, se derem errado de fato, considere isto um progresso. Então, não haverá raiva. Se há alguma possibilidade das coisas darem errado, você pode certamente se precaver, sendo cauteloso e evitando todas as armadilhas conhecidas.

Isto é ser objetivo. Esta é uma parte importante do planejamento, bem como fazer o que tem que ser feito.

Apesar de todos os planejamentos e precauções que você possa tomar, no entanto, você deveria considerar que as coisas podem dar errado. Assim, você pode ser objetivo apenas quando leva em conta essas possibilidades. Oṁ tat sat.

॥ हरिः ॐ ॥

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Traduzido por Humberto Meneghin: www.yogaemvoga.blogspot.com

Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.

Escrito por Swāmi Dayānanda Saraswatī
Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.
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8 respostas para “Lidando eficazmente com a raiva”

  1. Obrigada, hoje quero ter planos, incluindo e aceitando os possíveis erros.
    O texto é coeso e muito agradável.
    Abraço

  2. Obrigada, hoje quero ter planos, incluindo e aceitando os possíveis erros.
    O texto é coeso e muito agradável.
    Abraço

  3. Gostei do texto, mas ainda tenho questionamentos. No meu entendimento, raiva é algo natural, como a alegria, a tristeza e o medo. Para mim, não é salutar negar a raiva. Precisamos sim aprender a expressá-la de forma a não criarmos uma crise com os outros e com o mundo. Penso que é importante estarmos atentos ao grau da raiva, pois os extremos devem ser evitados. Quem sabe a raiva possa vir apenas como uma irritação ou uma aversão ao invés de uma fúria avassaladora? Abraço.

  4. Eu nunca havia pensado na raiva sob essa perspectiva, gostei desse texto, pois me fez refletir que o ato de dar errado alguma coisa, também significa que há um movimento, há algo em processo, pois acredito que a estagnação que é algo empobrecedor.
    Muito obrigada.

  5. A lógica de raciocínio do texto está clara, como sempre. Só que na prática, raiva parece ter muito mais a ver com sentimentos de violência e de intolerância. Não sei se isso não foi contemplado no texto de propósito ou se o conceito que tenho pode estar errado.

    Abraços,

  6. Mais um texto perfeito. Obrigada a voces pque traduzem as palavras do Swami Dayananda e as compartilham conosco aqui e no Facebook. Pessoalmente, ainda tenho que me lembrar diariamente do fato de que os obstáculos são imprevisíveis. Tendo a quer.er antever todas as dificuldades do caminho e, de antemão, pensar não apenas na postura que devo tomar para tentar evitá-las (o que o Swami diz ser saudável), mas sim para me resposicionar caso as coisas não saiam como eu gostaria. Acho que esse hábito mental, além de mostrar a ilusão de um controle absoluto das circunstâncias, seria uma forma de desqualificar os obstáculos, evitando o amadurecimento permanente que surge com a surpresa. Ainda bem que a Ordem não deixa. Isvara me mostra a cada dia que não conheço nada do que está por vir. Namastê!

  7. muito bom, amei o texto, esclareceb muita coisa, e jjusto nessa semana que estou tndo lidar com a raiva.

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