Meditação, Pratique

Meditação na Respiração Ajapajapa – Estágio III

Aqui você desperta a consciência dos canais arohan e avārohan, que formam um circuito energético dentro do tronco.

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meditação na respiração

Este é o terceiro estágio da meditação na respiração. Ela é chamada Ajapajapa, ou Sohaṁ.

Tem como objeto o som natural do ar que flui. Inclui visualizações e a prática de kecarīmudrā e ujjayī prāṇāyāma.

Aqui você desperta a consciência dos canais arohan e avārohan, que formam um circuito energético dentro do tronco.

Arohannāḍī sobe pela frente do tronco, do mūlādhāracakra até o binduvisārgacakra, na parte mais alta da cabeça.

Avārohannāḍī desce do bindu até o ājnãcakra e depois pela espinha até o mūlādhāracakra.

Esse circuito do prāṇa lembra a figura de um oito irregular, com o círculo superior menor, contornando a circunferência da cabeça.

O círculo inferior mais amplo, contorna o tronco: desce ao longo da coluna vertebral e ascendeo pela parte anterior do corpo, de volta para a cabeça.

॥ हरिः ॐ ॥

Meditação na Respiração, Estágio III

Sente numa posição confortável, com as costas eretas. Inspire profundamente e repita o mantra Oṁ por três vezes: Oṁ, Oṁ, Oṁ.

Espinha ereta. Cabeça na vertical. Mãos em jñānamudrā, nos joelhos. Boca e olhos fechados.

Tome consciência do corpo todo. Observe-se na posição em que você está sentado. Permaneça consciente da posição.

Consciência no āsana e no efeito que ele tem no seu corpo: firmeza, quietude e estabilidade.

Faça uma rotação da consciência por cada uma das partes do corpo: cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, tórax, abdômen, pernas e pés.

Localize e elimine deliberadamente quaisquer tensões que possa haver em alguma articulação, músculo ou parte do corpo.

Ajuste a posição de maneira que você não precise mais se mexer. As costas eretas, mas sem rigidez. Fique totalmente confortável. Consciência total no corpo.

Verifique se o corpo está realmente confortável e livre de tensões.

Consciência total no corpo físico denso: músculos, ligamentos, ossos, órgãos, sangue, pele. Visualize o seu corpo.

Tome consciência das experiências físicas do seu corpo: solidez, dor ou prazer, calor ou frio, e outras coisas que possam alterar o estado de atentividade ou afetar o corpo.

Permaneça absolutamente estável: faça kaya sthairyam. Completa quietude do corpo. Completa estabilidade. O corpo está imóvel, como uma rocha (1/2 minuto em silêncio).

Uma vez que você fica consciente da quietude e o equilíbrio do corpo físico, a respiração fica totalmente calma.

Ao despertar a consciência do espaço interior, essa consciência nos leva à energia vital.

Para alcançar a experiência do prāṇa se pode empregar a imaginação ou a capacidade de visualização: a menor manifestação da energia já nos adverte que algo importante está movendo-se no interior.

O simples fato de tomar consciência do corpo faz com que aumente o fluxo do prāṇa nele. Quando o prāṇa muda, a experiência do corpo muda e a mente também muda (1/2 minuto em silêncio).

A meditação no som da respiração começa aqui. Observe a sua respiração. Não controle a respiração. Permita-se ser respirado pelo ar.

Permaneça como observador imóvel do processo respiratório. Seja testemunha (1 minuto em silêncio).

Se aparecer algum pensamento, tome consciência dele, mas continue observando o fluxo do ar.

Faça a respiração sussurrante, ujjayī prāṇāyāma, e mantenha khecarīmudrā até o fim da prática.

ajapajapa

Associe o mantra so com a inspiração, e o mantra haṁ com a exalação. Não perca nenhuma respiração. A cada inspiração, repita mentalmente so.

A cada exalação, repita mentalmente haṁ. A respiração e o mantra são uma coisa só. So ao inspirar, ham ao exalar.

Perfeita sincronia (3 minutos em silêncio). Agora, deixe de repetir o mantra e apenas escute o som que a respiração produz.

Ao inspirar, ouça o so. Ao exalar, ouça o haṁ. Este som sempre existiu, existe agora e existirá até o dia da morte. So ham, so ham. O mantra ressoa em cada uma das suas células.

O mantra ressoa em cada um dos seus pensamentos. Consciência contínua e intensa no mantra da respiração. Consciência total (3 minutos em silêncio).

Tome consciência dos canais arohan e avārohan. Arohan é o canal ascendente, que vai pela frente do tronco desde a base da coluna até a garganta e dela até o binduvisārga, no alto da cabeça.

Avārohan é o canal que desce do bindu visarga ao ājñacakra e dele pela coluna até o cóccix.

Visualize estes canais como um tubo luminoso na forma de um oito irregular (1/2 minuto em silêncio).

Ao inspirar visualize a energia e a consciência ascendendo desde o cakra básico até o binduvisārga, no alto da cabeça.

Ao exalar, visualize que a energia volta para a base da coluna, passando pelo ājñacakra e descendo ao longo da coluna (1/2 minuto em silêncio).

Ao inspirar acompanhe o percurso ascendente do prána com o mantra so. Ao exalar, visualize a energia descendo e ouça o mantra haṁ ecoando no seu interior.

Tome consciência de cada cakra que a energia e o pensamento atravessam (1/2 minuto em silêncio).

Desperte a experiência de arohan: ao inspirar, a consciência e o prána ascendem com o so, do cóccix ao intercílio, passando pela frente do tronco, chegando na garganta e subindo até o binduvisārga.

Ao exalar, a consciência e a energia voltam com o haṁ para o cóccix, descendo pelo interior da coluna. Continue assim (1 minuto em silêncio).

Sinta o mantra ecoando na consciência. Observe o espaço interior onde o mantra ecoa. Observe o intervalo entre o so e o haṁ.

Observe o intervalo entre o haṁ e o so. Observe esses espaços onde aparece o vazio.

Observe como a sua respiração pode espontaneamente parar por alguns instantes.

Nessas pausas, desvincule-se do corpo. Desvincule-se do pensamento. Não lute contra ele. Apenas a consciência do mantra permanece (3 minutos em silêncio).

Fixe-se agora no anāhatacakra, no centro do coração. Respire apenas pelo cakra do coração. Concentre-se nele.

Visualize um ponto claro e luminoso no centro do peito. Respire esse ponto (3 minutos em silêncio). Neste momento, prepare-se para concluir esta meditação.

Encerre esta prática e permita que aos poucos o seu pensamento flua para o exterior, através dos sentidos e as experiências sensoriais.

Tome consciência agora dos conteúdos da mente, das experiências do corpo e dos sons do ambiente onde você está.

Externalize a mente. Externalize os sentidos. Ao poucos, mova o corpo. Quando estiver pronto, abra os olhos.

A prática da meditação na respiração finaliza aqui. Oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ.

॥ हरिः ॐ ॥

meditação na respiração


Como praticar a meditação na respiração?

O texto acima pode usar-se como modelo de elocução. Você estuda a técnica e grava a sua própria voz, lendo pausadamente (uma frase a cada quatro segundos, aproximadamente).

Considere respeitar os tempos que aparecem sugeridos entre parêntesis (ou reduzindo-os proporcionalmente).

Outra opção é fazer pequenos grupos de meditação com seus amigos, onde cada um pode usar os textos como orientação para dar a prática para os outros.

Se você for professor de Yoga, poderá igualmente usar essa prática da meditação na respiração sohaṁ nas suas aulas, tomando o cuidado de escolher a técnica mais adequada para cada pessoa ou grupo.

॥ हरिः ॐ ॥

Extraído do livro Yoga Prático

Pratique os outros dois estágios
da meditação na respiração:
Ajapajapa, Estágio  1
Ajapajapa, Estágio 2

॥ हरिः ॐ ॥

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
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2 respostas para “Meditação na Respiração Ajapajapa – Estágio III”

  1. Oi,
    Sobre estes canais arohan e awarohan, perguntei para varias pessoas e ninguem soube me responder, para que servem estes canais? Nem precisa postar isto, mas eu fico muito agradecido se puder me explicar.

    1. Oi Ederson,
      Namaste!

      Os canais de energia arohan e awarohan formam um circuito dentro do tronco. Arohan nadi sobe pela frente do tronco, desde o muladhara até o bindu visarga, na parte mais alta da cabeça. Awarohan nadi desce do bindu até o ajña e depois pela espinha até o muladhara. Este circuito prânico tem a forma de um oito irregular. Arohan nadi conduz a energia ascendente. Awarohan nadi, a descendente. Nesta e noutras meditações, elas funcionam como um suporte para a atenção.
      Boas práticas!

      Pedro.

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