Meditação, Pratique

Meditação Sohaṁ – Ajapajapa – Estágio I

Ajapajapa é o mantra que fazemos constantemente, ao respirar. É o próprio som produzido pelo fluxo do ar ao entrar e sair dos pulmões: so ham. So é Śakti; haṁ é Śiva. Este exercício abre o canal para a energia vital ao longo da coluna, avārohannāḍī.

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sohaṁ

Sohaṁ é a meditação sobre o som que os seres humanos fazemos espontaneamente ao respirar.

Sendo esse som sempre constante e contínuo, ele é uma formidável ferramenta para praticar a concentração, pois facilita a manutenção do foco e a atenção.

Ajapajapa quer dizer o “japa que não é japa”. Traduzindo: a repetição sussurrada que não é uma repetição sussurrada”. Noutras palavras, o mantra que não é mantra.

Ajapajapa é o mantra produzido pelo fluxo do ar ao entrar e sair dos pulmões: Sohaṁ. So é Śakti; haṁ é Śiva. Este exercício abre o canal para a energia vital ao longo da coluna, avārohannāḍī.

॥ हरिः ॐ ॥

Meditação Sohaṁ – Estágio I

Este é o primeiro estágio da meditação Ajapajapa. Sente numa posição confortável, com as costas eretas.

Inspire profundamente e repita o mantra Oṁ três vezes: Oṁ, Oṁ, Oṁ.

Espinha ereta. Cabeça na vertical. Mãos em jñānamudrā, sobre os joelhos. Mantenha a boca e os olhos fechados, sem forçar, sem tensões de nenhum tipo.

Tome consciência do corpo todo. Observe-se na posição em que você está sentado.

Permaneça consciente da posição. Consciência no ásana e no efeito que ele tem no seu corpo: firmeza, quietude e estabilidade.

Faça uma rotação da consciência por cada uma das partes do corpo: cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, tórax, abdômen, pernas e pés.

Localize tensões que possa haver em alguma articulação, músculo ou parte do corpo.

Ajuste a posição de maneira que você não precise mais se mexer. As costas eretas, mas sem rigidez. Fique totalmente confortável.

Consciência total no corpo. Verifique se o corpo está realmente confortável e livre de tensões. Consciência total no corpo físico denso: músculos, ligamentos, ossos, órgãos, sangue, pele.

Visualize o seu corpo. Tome consciência das experiências físicas do seu corpo: solidez, dor ou prazer, calor ou frio, e outras coisas que possam alterar o estado de atentividade ou afetar o corpo.

Permaneça absolutamente estável: faça kayasthairyam. Completa quietude do corpo. Completa estabilidade. O corpo está absolutamente imóvel, como uma rocha (1/2 minuto em silêncio).

Observe a sua respiração. Não controle a respiração. Permita-se ser respirado pelo ar.

Permaneça como observador imóvel do processo respiratório. Seja testemunha (1 minuto em silêncio).

Faça kecharīmudrā, elevando a língua e pressionando-a suavemente no palato mole, perto da garganta. Mantenha o kecharīmudrā até o final da prática (1/2 minuto em silêncio).

Agora faça ujjayī prāṇāyāma, a respiração sonora. Respire sem esforço, mantendo a glote elevada, mas descontraída, como se o ar estivesse entrando diretamente pela garganta (1/2 minuto em silêncio).

Faça ujjayī o tempo todo (1/2 minuto em silêncio). Tome consciência do avārohan, o canal energético que conecta o cakra do umbigo com o chakra da garganta.

Visualize-o como um tubo luminoso entre o umbigo e a garganta, entre o maṇipura e o viśuddhacakra (1/2 minuto em silêncio).

Ao inspirar visualize esse tubo de energia preenchendo-se com luz, com energia.

Ao exalar, visualize que a energia volta para o umbigo (3 minutos em silêncio).

Desperte a experiência do canal psíquico: ao inspirar, a consciência e o prāṇa ascendem do umbigo à garganta, passando pelo cakra do coração.

Ao exalar, a consciência e a energia voltam para o umbigo. Continue assim (1 minuto em silêncio).

Se aparecer algum pensamento, tome consciência dele, mas continue observando o fluxo da energia.

Associe o mantra so com a inspiração, e o mantra haṁ com a exalação. Não perca nenhuma respiração.

A cada inspiração, repita mentalmente so. A cada exalação, repita mentalmente haṁ. A respiração e o mantra são uma coisa só. So ao inspirar, haṁ ao exalar.

Perfeita sincronia entre o fluxo da energia no canal psíquico e o mantra da respiração (3 minutos em silêncio).

Observe a inspiração dissolvendo-se na exalação. Observe a expiração dissolvendo-se na inspiração.

Agora, cesse a repetição do mantra e apenas escute o som que a respiração produz.

Ao inspirar, ouça o so. Ao exalar, ouça o haṁ. Este som sempre existiu, existe agora e existirá enquanto você estiver respirando.

Sohaṁ, Sohaṁ, Sohaṁ. O mantra ressoa em cada uma das suas células.

O mantra ressoa em cada um dos seus pensamentos. Consciência contínua e intensa no mantra da respiração. Consciência total (3 minutos em silêncio).

Sinta o mantra ecoando na sua mente. Observe o espaço interior onde o mantra ressoa.

Observe o intervalo entre o so e o haṁ. Observe o intervalo entre o haṁ e o so.

Observe esses espaços onde aparece o vazio. Observe como a sua respiração pode espontaneamente parar por alguns instantes. Nessas pausas, desvincule-se do seu corpo.

Desvincule-se do seu pensamento. Não lute contra ele. Apenas a consciência do mantra permanece (3 minutos em silêncio).

Neste momento, externalize a mente. Encerre esta prática e permita que aos poucos o pensamento flua através dos sentidos e das experiências sensoriais.

Tome consciência das experiências da mente, do corpo e do ambiente. Externalize a mente. Externalize os sentidos. Ao poucos, mova o corpo.

Quando estiver pronto, sem pressa, abra os olhos. A prática de ajapajapa termina aqui. Oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ.


Como praticar a meditação Sohaṁ?

O texto acima pode usar-se como modelo de elocução. Você estuda a técnica e grava a sua própria voz, lendo pausadamente (uma frase a cada quatro segundos, aproximadamente).

Considere respeitar os tempos que aparecem sugeridos entre parêntesis (ou reduzindo-os proporcionalmente).

Outra opção é fazer pequenos grupos de meditação com seus amigos, onde cada um pode usar os textos como orientação para dar a prática para os outros.

Se você for professor de Yoga, poderá igualmente usar essa prática da meditação sohaṁ nas suas aulas, tomando o cuidado de escolher a técnica mais adequada para cada pessoa ou grupo.

॥ हरिः ॐ ॥

Extraído do livro Yoga Prático

Pratique os outros dois estágios desta meditação:

Ajapajapa, Estágio  2
Ajapajapa, Estágio 3

॥ हरिः ॐ ॥

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Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
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