Prāṇāyāma, Pratique

Nádí shodhana pránáyáma

Nádí shodhana significa purificação das nádís. Este respiratório é importantíssimo no Yoga, pois promove o bhúta shuddhi, a limpeza do corpo sutil, requisito preliminar e indispensável para as práticas mais avançadas.

Escrito por Pedro Kupfer · 1 mins de leitura >

Nádí shodhana significa purificação das nádís. Este respiratório é importantíssimo no Yoga, pois promove o bhúta shuddhi, a limpeza do corpo sutil, requisito preliminar e indispensável para as práticas mais avançadas. Sentado em uma posição firme e agradável, com as costas eretas e as mãos em jñána ou vishnu mudrá, esvazie por completo os pulmões. Obstrua a narina direita e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões.

Feche a narina esquerda e exale pela direita. Aqui você completou um ciclo. Inspire por essa mesma narina e retenha o ar. Com eles cheios, troque de narina, expirando pela esquerda. Faça 20 ciclos, lembrando sempre que só deve trocar a narina em atividade com os pulmões cheios e nunca quando eles estiverem vazios.

Quando estiver desenvolvendo facilmente a mecânica do nádí shodhana acrescente o ritmo, começando com a proporção 1:1:1:0. Depois, se estiver se sentindo bem dentro dele, poderá passar para os ritmos 1:2:2:0 e 1:2:2:* e posteriormente, os de proporção 1:4:2:0 e 1:4:2:*, que são os mais potentes.

O nádí shodhana kúmbhaka deve ser silencioso e agradável. Se em algum momento você sentir que está perdendo o fôlego ou que está ficando ofegante, deverá reduzir proporcionalmente a duração de cada fase até achar o tempo ideal para a sua capacidade pulmonar individual.

Efeitos: este pránáyáma é ótimo para revigorar o sistema nervoso, melhorando o rendimento da pessoa no plano intelectual, mantendo a saúde do corpo de modo geral e preparando-o para o processo de despertar da kundaliní através do seu efeito sobre as nádís. Os sinais visíveis desta purificação do corpo sutil são perfeito estado físico, pele suave e brilhante e muita energia.


Extraído do livro Guia de Meditação.

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2 respostas para “Nádí shodhana pránáyáma”

  1. Pedro,
    Tenho duas perguntas:
    – Li em algum lugar que o homem deve fazer a prática inspirando de uma narina (que não sei qual é) e a mulher inspirar pela narina contrária. Isso é relevante ou a prática sendo iniciada pela narina direita pode ser feita, independente do gênero?
    – A respiração inicia e termina pela mesma narina? Agradeceria se pudesses me ajudar a responder estas perguntas. Obrigado e parabéns pelo site.
    Carlos.
     
    ======
     
    1 — As duas formas de fazer a respiração alternada sao boas tanto para homens quanto para mulheres. Começando pelo lado esquerdo há um efeito de mais relaxamento e calma. Começando pelo direito, obtém-se mais foco e energia.

    2 — Sim.

    Abraço. 

    Pedro Kupfer. 
     
     
     
     
     

  2. Olá,
    Não entendi o 0 e o * na explicação dos ritmos respiratórios, conheço a respiração 1:4:2, mas não conheço 1:4:2:0 e 1:4:2*.
    Grande abraço.
    ———————
    0 = sem retenção.
    * = retenção livre.
    Boas práticas! 

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