Mudrā, Pratique

O jñána mudrá

Jñána mudrá significa 'o gesto que outorga o conhecimento'. Os dedos indicador e polegar se unem pelas pontas, formando um círculo, e os outros permanecem juntos e descontraidamente estendidos.

· 49 segundos de leitura >
O jñána mudrá 1

Jñána mudrá significa ‘o gesto que outorga o conhecimento’. Os dedos indicador e polegar se unem pelas pontas, formando um círculo, e os outros permanecem juntos e descontraidamente estendidos. Este mudrá também recebe o nome de shráddha prána kriyá, significando shráddha atenção, verdade, lealdade. Prána kriyá refere-se à dinamização da energia vital.

Este mudrá é amplamente utilizado para a prática de pránáyáma e meditação. Fecha um circuito eletromagnético no corpo sutil do praticante, impedindo que a energia se disperse durante a prática de Yoga. Estimula a respiração e a irrigação sangüínea no cérebro, aumenta as capacidades intelectuais e a memória e facilita a concentração no ájña chakra, centro do conhecimento intuicional.

Se você for usar este gesto para respiratórios ou concentração, lembre que a posição sentada deve ser estável porém cômoda, mantendo a coluna vertebral naturalmente ereta, os ombros, braços e pernas relaxados e a fisionomia descontraída. No contexto da dança, simboliza sinais favoráveis, cerimônias auspiciosas, determinação, decisão, ensinamentos, guirlandas de flores, meditação, o yantra Om. Na iconografia hindu simboliza sabedoria.


Extraído do livro Mudrá, gestos de poder.

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos