Cakras e Kośas, Conheça

Conheça os 5 Prāṇas, Vāyus ou Ares Vitais

O pranamaya kosha está composto de cinco formas diferentes que a energia vital assume, de acordo com seu movimento e direção no interior do corpo. Esse é um tópico importante, não somente para o Yoga, mas igualmente para o Ayurveda, a ciência indiana da saúde

· 2 minutos de leitura >
prāṇa

prāṇamayakośa, “camada” ou corpo de ar vital, está composto de cinco formas diferentes que a energia vital assume, de acordo com seu movimento e direção no interior do corpo.

Este é um tópico importante, não somente para o Yoga, mas igualmente para o Āyurveda, a ciência indiana da saúde e da longevidade. Essas cinco formas da força vital recebem o nome de vāyus ou prāṇas. Elas são:

Prāṇa

Prana significa literalmente ‘força que se move para frente’. Regula todos os processos de absorção: o movimento inspiratório, a assimilação de alimentos sólidos e líquidos e a recepção das impressões sensoriais.

É centrípeto por natureza e tem como finalidade colocar as coisas em movimento. Localiza-se na parte superior do tórax, entre a garganta e o umbigo.

Samāna

Samāna significa literalmente ‘ar vital que equilibra’. Movimenta-se circularmente, da periferia para o centro, na região média do abdômen, entre prāṇa apāna.

Auxilia os processos digestivos em todos os níveis. Trabalha o trato gastrointestinal na digestão do alimento, os pulmões na absorção do oxigênio e a mente na assimilação de experiências sensoriais, emocionais ou mentais.

Vyāna

Vyāna significa literalmente ‘ar vital que se move para fora’. Movimenta-se do centro para a periferia, entre o tronco e os membros.

Controla todos os níveis de circulação: movimenta os nutrientes no corpo, os sentimentos e pensamentos no psiquismo, a administração da força de vontade e a coordenação dos outros quatro prāṇas.

Udāna

Udāna significa literalmente ‘ar vital que expulsa’. Governa o crescimento do corpo, a habilidade de ficar em pé, falar, esforçar-se e entusiasmar-se.

Regula a distribuição da energia vital na região do pescoço. No plano sutil, regula os movimentos de transformação positiva e evolução da nossa existência.

Apāna

Apāna significa literalmente ‘ar vital que se move para fora’. Controla todos os processos de excreção (sêmen, urina e fezes) e eliminação (eliminação de dióxido de carbono na respiração, menstruação e nascimento).

Por causa dessa função de expulsão, o apana é responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico. Em nível sutil, regula a expulsão das experiências negativas, emocionais e mentais.

Movimenta-se centrifugamente, para baixo e para fora e está localizado na parte inferior do abdômen.

prāṇa

Síntese

Resumindo, podemos dizer que o prāṇa regula a absorção de substâncias, o samāna regula sua digestão, o vyāna a circulação, o udāna a liberação da vitalidade e/ou os nutrientes dessas substâncias, e o apāna a eliminação dos resíduos que elas possam deixar.

As Funções dos Vāyus
prāṇa absorção
samāna digestão
vyāna circulação
udāna liberação de energia
apānaeliminação

Para terminar de entender isto, pense no corpo como se fosse uma mâquina: o prāṇa absorve o combustível, o samāna transforma o combustível em energia.

Já o vyāna faz circular essa energia onde a mâquina estiver trabalhando e o apana libera os detritos, enquanto o udāna administra a energia positiva criada no processo e determina o trabalho que a máquina está capacitada para fazer.

A chave para a saúde e o bem-estar é manter os cinco vāyus em harmonia. Quando um deles está em desequilíbirio, os outros tendem a entrar em desequilíbrio também, já que estão todos interligados.

De modo geral, prāṇa udāna trabalham juntos, opondo-se a apana como forças de assimilação e energização que se opõem à força de eliminação. Da mesma forma, vyāna samāna são opostos como forças de expansão e contração.

॥ हरिः ॐ ॥

Saiba mais sobre prāṇa,
cakras e kośas aqui
Pratique prāṇāyāma aqui

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

7 respostas para “Conheça os 5 Prāṇas, Vāyus ou Ares Vitais”

  1. Esses caras são casca grossa, e vc tbm está na lista meu mestre, obrigado.

  2. Oi Pedro meu nome é Silvia estou gostando muito do seu trabalho sobre o curso conhece a ti mesmo e de tudo que estou vendo seu vídeos sobre a filosofia yoga gostaria de saber sobre o curso sobre insônia se eu comprar por quanto tempo terei acesso ao curso.
    Desde já agradeço.

  3. olá, acho que tem um erro de digitação na parte “Resumindo, podemos dizer que o prana regula a absorção de substâncias, o apana” a última palavra acho que é samana. abrç, grata pelo post! muito esclarecedor!

  4. Meu querido Pedro, como saber se alguma desta força vital esta em desequilíbrio? Depois de que algum desconforto já esteja instalado? E como manter o equilíbrio ou retornar o equilíbrio… asanas, pranayamas, meditação?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *