Conheça, Vedānta

Um causo de Swami Dayananda

Estou num voo, voltando de Chennai para Delhi, apertado entre dois passageiros que são muito grandes. Um deles é tão obeso que partes do corpo dele não encaixam na poltrona, e comprimem meu próprio corpo. Depois de um tempo de voo, começamos a falar. Ele me explica que está indo para Rishikesh, para encontrar um Swāmi.

· 49 segundos de leitura >

Estou num voo, voltando de Chennai para Delhi, apertado entre dois passageiros que são muito grandes. Um deles é tão obeso que partes do corpo dele não encaixam na poltrona, e comprimem meu próprio corpo.

Depois de um tempo de voo, começamos a falar. Ele me explica que está indo para Rishikesh, para encontrar um Swāmi.

Percebendo que eu também sou um Swāmi, me pergunta pelo que ele está buscando. Me mostra o endereço: Swāmi Dayānanda Āśram, Purani Jhadi Road. Explico para ele que também estou em rota para Rishikesh.

E que aquele Dayānanda que ele está buscando é o mesmo que está tocando nesse momento. A experiência de Dayānanda que ele tem é a que quer ter, mas ele não sabe.

Assim, eu disse para ele que a pessoa que estava indo buscar em Rishikesh era eu mesmo. Ele disse: “o mundo é muito pequeno!” E eu, tive que concordar, dada a falta de espaço naquele avião. Através deste exemplo, vemos que as palavras revelam aquilo que já está à nossa frente.

Se você está buscando Ātma, lembre que Ātma já está aqui mesmo, não à sua frente, mas sendo a sua própria natureza. O ensinamento é que você já é o que está buscando.

Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.

Uma resposta para “Um causo de Swami Dayananda”

  1. Hahahaha que ótimo! O mundo é mesmo pequeno… Na poltrona do avião, então…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *