Āsana, Pratique

Virabhadrasana II, a postura do guerreiro

O vīrabhadrāsana fortalece e alonga pernas e tornozelos. Alonga as virilhas. Reduz o excesso de gordura à volta das ancas. Estimula os órgãos abdominais. Alivia o desconforto ou dor na região lombar. Melhora a capacidade pulmonar pois promove a expansão do tórax.

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Vīrabhadra = herói ou guerreiro virtuoso (encarnação da fúria de Shiva); āsana = postura

Benefícios:

· Fortalece e alonga pernas e tornozelos.

· Alonga as virilhas.

· Reduz o excesso de gordura à volta das ancas.

· Estimula os órgãos abdominais.

· Alivia o desconforto ou dor na região lombar.

· Melhora a capacidade pulmonar pois promove a expansão do tórax.

· Aumenta a resistência e trabalha intensamente a estabilidade do corpo.

· Efeito terapêutico para casos de pé-chato, osteoporose e ciática.

· Este āsana ensina-nos a usarmos a perna de trás para resistir e suportar a acção da perna da frente, que está flectida.

· Promove uma firme e indispensável estrutura para posturas mais complexas e exigentes.

Contra-indicações:

· Evite praticar esta postura no caso de problemas cardíacos, pressão sanguínea alta, palpitações, azia, diarreia ou disenteria (em alguns casos a postura poderá fazer-se com algumas adaptações).

· Em caso de desconforto no pescoço não gire a cabeça para olhar para a mão da frente. Mantenha a cabeça neutra, sem girá-la, com ambos os lados do pescoço alongados.

ATENÇÃO: Consulte o seu médico e professor de Yoga antes de tentar realizar este ou outro āsana. A proposta deste texto é apenas informar o praticante acerca dos benefícios e contra-indicações da postura.

A prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões. O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos.

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