Começando, Pratique

Yoga e autoconhecimento

A vida agitada, a correria no trânsito, a violência nas grandes cidades, o estresse, fazem com que as pessoas busquem na prática de Yoga um momento de paz, de tranqüilidade, de reflexão. Porém, yoga é muito mais do que isso.

· 1 mins de leitura >

A vida agitada, a correria no trânsito, a violência nas grandes cidades, o estresse, fazem com que as pessoas busquem na prática de Yoga um momento de paz, de tranqüilidade, de reflexão. Porém, Yoga é muito mais do que isso. Buscar o entendimento do ser faz parte dessa caminhada, e dessa forma é possível viver em harmonia, num estado de plenitude. Praticar Yoga é praticar com respeito à você mesmo, é ter bom senso e saber dizer até onde vai o seu limite.

Princípios como tapas (disciplina)e ahimsa (não-violência) também são pontos fundamentais. Esse processo de descoberta de si mesmo vai nos levando ao encontro do verdadeiro objetivo do Yoga que é moksha (liberdade), ou seja, libertar-se dos nossos condicionamentos, dos nossos pensamentos (vrittis), das questões relacionadas ao nosso ego, dos nossos julgamentos em relação à nós mesmos e aos outros.

Yoga é tomar consciência daquilo que somos. É nos dar conta de que corpo mente e espírito fazem parte de uma única unidade. Para entender de uma maneira mais simples como isso acontece, vou lhe dar um exemplo: Tente olhar para você através de um espelho que está coberto de poeira ou embaçado.

Num primeiro momento vai ser difícil ou até mesmo impossível ver a sua imagem refletida através dele, mas na medida em que você recebe as ferramentas para limpar esse espelho através de ensinamentos, e souber refletir em relação as suas experiências dentro da prática, aí sim poderá entender a sua verdade, aquilo que você realmente é, a sua essência.

Portanto, se você deseja limpar o seu espelho, pratique, busque, confie, acredite,pois as ferramentas estão nas suas mãos, basta que saiba usá-las de forma correta e eficiente.

Namastê!

Juliana ensina Yoga em Blumenau. Seu email: [email protected]

3 respostas para “Yoga e autoconhecimento”

  1. Sou iniciante; sempre tive vontade fazer yoga, so nunca pensei em auto-cohecimento, so alongamento por ter problemas na coluna, agora estou fazendo e vi que e muito mais que alongamento, mais tenho medo por nao saber o certo aonde eu estou pisando porque eu nao estou procurando outra religiao. sou catolica e amo a minha religiao, estou com problemas de saude e me aconselharam a partecipar da palestra renascimento. estou com duvidas. estou indo com calma para ver no que da.

  2. RAFAEL, em resposta ao seu comentário, acredito que possa te ajudar. Conheço uma excelente professora de Yoga em Brasília/DF. Chama-se Zélia Dutra. Vc poderá entrar em contato com ela através do e-mail : [email protected]. Se vc gostar e manter a pratica em suas aulas, vc será uma pessoa muito melhor !!! Boa Sorte e que dê tudo certo pra vc! Um Abraço, Ana Lúcia.

  3. Boa tarde. Gostaria de saber como e onde começo a prática do yoga, pois tem grande admiração pela meditação, mas aqui em Brasilia desconheço lugares onde existe a pratica da meditação. Se possível favor me indique livros. Acredito que serão muito úteis para meu conhecimento, ah aproveitando a oportunidade gostaria de parabenizá-los pelo site é muito bacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *