Humberto Meneghin

Humberto é professor de Yoga em Campinas. Mantém o excelente blog Yoga em Voga.

980 artigos por Humberto Meneghin

A corda, a serpente e as eleições

Com a proximidade das eleições para a Presidência e outros cargos públicos de um país continental como o Brasil, a parábola da corda e da serpente, muito familiar para quem estuda Vedanta vem, de uma forma peculiar, ilustrar a importância da escolha que os brasileiros faremos daqui a algumas semanas.

29/08/2010 · 1 mins de leitura >

Revelando o Guerreiro: Virabhadrásana III

Transpondo-se dos aspectos mais sutis dos Virabhadrásanas I e II ou de um outro ásana anteriormente praticado, o praticante poderá realizar conscientemente a terceira variação desta postura. Para otimizar a construção desta terceira variante iremos, similarmente, convidar o praticante para focar a atenção no correto posicionamento dos pés, pernas, joelhos, quadris, tronco, braços e cabeça.

26/08/2010 · 1 mins de leitura >

Revelando a postura do Guerreiro, Virabhadrásana II

Este é o segundo de uma série de três textos que tem como objetivo desvendar a postura do guerreiro. Independentemente de ter ou não executado a outras duas variações, o praticante pode fazer o virabhadrásana II. Para compor este ásana, destacamos as ações relativas ao posicionamento e alinhamento de pés, pernas, joelhos, quadris, braços, cabeça e tronco.

06/08/2010 · 2 mins de leitura >

Revelando o Guerreiro I

Comumente inserida no Surya Namaskar B ou feita em conjunto com outros ásanas na prática de Hatha, virabhadrásana, a postura do herói, desponta como uma das mais interessantes. No presente texto vamos nos focar nas ações relativas ao posicionamento das diferentes partes do corpo no virabhadrásana I, a primeira das três variações desta postura.

11/07/2010 · 2 mins de leitura >

Detalhes do Trikoṇāsana

Considerado um āsana tradicional do Hatha Yoga e a primeira vista fácil de se executar, a postura do triângulo estendido, utthīta trikoṇāsana é muito praticada e conhecida. Porém, cabe lembrar que, por trás de um āsana aparentemente fácil, importantes princípios de alinhamento estão envolvidos. Assim, iremos nos concentrar na observação das ações desta postura em três partes do corpo: o pescoço, os pés e as mãos.

22/05/2010 · 4 mins de leitura >

O bom exemplo do Yoga nos presídios da Índia

A prática do Yoga, além de contribuir para a diminuição da violência e os índices de agressão dos prisioneiros, também permite que os praticantes desenvolvam maior autocontrole. Isto, por sua vez, lhes traz uma nova perspectiva de vida e uma boa oportunidade para se redimirem dos erros do passado, agregado ao benefício de redução da pena.

14/04/2010 · 1 mins de leitura >

Adhomukha: mãos e pés

Na maioria das vezes, quando alguns praticantes executam o ásana do cachorro que olha para baixo, adhomukha svanásana, se esquecem de dispensar a devida atenção às mãos e aos pés. Seja quando praticam sozinhos ou em uma aula conduzida, muitas vezes o correto posicionamento das mãos e pés fica relegado a um terceiro plano.

31/03/2010 · 2 mins de leitura >

Viagem à Índia: peregrinação ou passeio?

Com a valorização da moeda brasileira, talvez tenha chegado a hora de alguns praticantes do Yoga decidirem realizar aquela tão sonhada viagem à Índia, terra do Yoga, dos marajás, dos belos palácios, do povo, da comida e da cultura exótica. Ir à Índia, à primeira vista, aos olhos dos leigos, parece uma viagem nunca imaginada, impossível de se concretizar; mas, para os yogis, não é.

19/03/2010 · 3 mins de leitura >

Yoga antigravidade?

Usando um lençol ligado ao teto por argolas, o AntiGravity Yoga é a novidade da hora. Elevados do solo em meio metro, os praticantes mantém o corpo envolto pelo pano e, no transcurso da aula, vão se movimentando pelo espaço, dando formas aos familiares ásanas.

26/01/2010 · 1 mins de leitura >