Prāṇāyāma, Pratique

Kumbhaka bandha prāṇāyāma: um respiratório com retenções e bandhas

A palavra kúmbha ou kúmbhaka significa cântaro. Kúmbhaka bandha é a respiração completa, com ritmo e contrações

· 1 mins de leitura >
Kūṁbhaka

A palavra kūṁbha ou kumbhaka significa cântaro. Kumbhaka bandha é a respiração completa, com ritmo e ativações de músculos, nervos e plexos.

É um dos exercícios mais importantes do Yoga, tendo uma forte atuação nos órgãos internos, glândulas endôcrinas e plexos nervosos.

O mais importante desta técnica, porém, não está em seu efeito fisiológico, senão no plano sutil, no estímulo produzido no corpo energético.

Proporciona o bhūtaśuddhi, a purificação dos elementos corporais, considerada condição sine qua non para o despertar da kuṇḍalinī.

Sentado em atitude receptiva, mantenha a coluna vertebral ereta, visualizando-a como se fosse uma quantidade de moedas empilhadas cuidadosamente umas sobre as outras. Deixe as mãos em jñānamudrā, unindo os polegares e indicadores.

Elimine o ar e inspire de forma profunda e completa. Ao concluir esta inalação feche a glote e incline a cabeça para trás. Retenha o ar nos pulmões (kumbhaka) e faça jihvabandha, pressionando a ponta da língua contra o céu da boca, no palato mole.

Neste ponto, também poderá fazer mūlabandha ou aśviṇīmudrā, ativações dos esfíncteres, ritmadas ou não. O tempo de retenção deverá ser o dobro ou o quádruplo do da inspiração, conforme o ritmo que você tiver escolhido.

Kumbhaka

Ao exalar coloque lentamente a cabeça na sua posição natural. O recaka é feito no dobro do tempo do pūraka. Completando a expiração, faça o bandhatraya, a contração tríplice.

Comprima o queixo na depressão jugular e pressione firmemente a glote em jalāṇḍhārabandha. Juntamente faça uḍḍīyanabandha, a contração dos músculos e plexos abdominais. A seguir, mūlabandha, contraindo fortemente os esfíncteres do ânus e da uretra.

A duração do śūnyaka associada a esses bandhas é livre. O ritmo do exercício é 1:2:1:0 ou 1:2:2:0 para os iniciantes e 1:4:2:* ou 1:4:2:0 para praticantes experientes. Se quiser, poderá concentrar-se na repetição mental do bíja mantra Om.

Efeitos

O kumbhaka bandha prāṇāyāma exercita todos os músculos e articulações do aparelho respiratório, aumentando a elasticidade da caixa torácica, eliminando tensões musculares e aumentando a capacidade vital do praticante.

Estimula o funcionamento do sistema endócrino e do sistema nervoso, melhora a digestão e a excreção e otimiza a oxigenação do sangue. Há ainda o estímulo produzido pela contração tríplice, bandhatraya, que é fortíssimo, tanto fisiológica quanto energeticamente.

Dentre os efeitos sutis destacamos a estabilização dos pensamentos, outorga ao praticante uma sensação de receptividade, alegria e bem-estar.


Extraído do livro Guia de Meditação.

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Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   4 mins de leitura

2 respostas para “Kumbhaka bandha prāṇāyāma: um respiratório com retenções e bandhas”

  1. EXISTE ALGUM EXERCÍCIO PARA AJUDAR NA QUESTÃO DA EJACULAÇÃO E DA EREÇÃO?

    1. Sim, a própria pratica constante do yoga, e é claro, junto com os pranayamas, vai melhorar muito esses aspetos porque trazem o equilíbrio energetico e psicomental que farão seu corpo físico reagir de forma equânime e estável. Com três meses de prática já é possível perceber mudanças!

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