Darshana é o nome genérico das seis escolas filosóficas do hinduísmo, que explicam o sentido da existência do ser humano e do Cosmos. Os darshanas estudam os diferentes aspectos da realidade, tendo como objetivo comum libertar o homem da ignorância, atingir a emancipação dos condicionamentos.
O vocábulo deriva da raiz drsh: ver, refletir, contemplar, compreender, e quer dizer literalmente ponto de vista, visão, compreensão, espelho. Há seis darshanas, que formam três pares complementares: Nyáya e Vaisheshika; Yoga e Sámkhya; Mímánsá e Vedánta.
Em cada par de darshanas, uma parte estuda a realidade e a outra parte, a forma de chegar nela. Assim, o Vaisheshika, o Sámkhya e o Vedánta observam as leis que regem a matéria e o espírito, enquanto que o Nyáya, o Yoga e o Mímánsá são os métodos práticos e experimentais para ter a visão da realidade.
O darshana, a visão, é o resultante da combinação desses métodos: Vaisheshika é a teoria atômica , que estuda a natureza da matéria. Depois vem o Sámkhya, a teoria da evolução, que ensina como, a partir do princípio mais sutil, todos os outros se desdobram.
O Sámkhya ensina a relação entre Prakriti e Purusha, matéria e espírito. E finalmente, o Vedánta ensina a distinção entre Paramátman e átman, o Ser Supremo e o ser individual. O Nyáya ensina a fazer deduções lógicas a partir das experiências: é o mapa da caminhada, o raciocínio, a lógica.
O Mímánsá é o guia experimental: a bússola, o método que indica como fazer as experiências. E o Yoga ensina a colocar a teoria em prática: é quando você coloca suas botas e começa a andar, quando coloca tudo no nível intuitivo e pratica.
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos
Olá Pedro, gostaria de saber se posso utilizar esse texto citando sua autoria e a fonte para meus alunos em um retiro de yoga. Obrigada =) !!!
Não como agradecer este texto. Mas aquilo que mais me interessa é o Vedanta, Sankhya e Yoga; apesar de tudo obrigados e uma fraternal saudação. Namaste.
Prezado (a) Senhor (a):
Saudações.
Procuro material, em português ou espanhol, sobre Nyaya Darsana.
Qualquer indicação sobre qualquer obra sobre o tema e, se possível, onde encontrá-la é bem-vinda.
Obrigado,
Glauco