Conheça, Entrevistas

Palavras de Sabedoria de Ramana

Ramana Maharshi foi considerado por muitos um dos maiores sábios do nosso tempo. Viveu na Índia, de 1879 a 1950, e nele se notava total ausência de distinção entre homens e mulheres, entre castas, credos, raças e religiões, entre um príncipe e um lavrador, e entre um asceta e um pai de família.

· 1 mins de leitura >
Ramana

Que significa renúncia?

Ramana Mahaṛṣi – Deixar o ego.

Qual a melhor postura do corpo para o exercício espiritual?

Ramana Mahaṛṣi – Qualquer uma. Contudo, a postura para o Caminho é imaterial. Postura realmente significa firmeza, estabilidade, imperturbabilidade, posição característica do Ser. Essa é a postura. Encontre o Ser, permaneça n’Ele, e não dê importância a posturas.

Não consigo chegar bastante fundo dentro de mim.

Ramana Mahaṛṣi – É errado dizer isso. Onde você está agora, senão no Ser? Aonde você quer ir? Tudo o que de fato é necessário é crer firmemente que você é o Ser.

Como o Senhor pode dizer estar o coração do lado direito, enquanto os anatomistas afirmam estar ele do lado esquerdo do peito?

Rāmana Mahaṛṣi – Que o coração físico esteja do lado esquerdo, é indiscutível. Porém, o coração de que falo fica do lado direito. É a minha experiência. O cosmos inteiros está ligado a um pontinho no coração.

Ramana

Como pode o Todo Imanente, Deus, residir no coração?

Rāmana Mahaṛṣi – O coração não é um lugar. Olhe para dentro. O coração não é físico. É o ponto central de onde surgem todas as coisas.

No coração podemos encontrar nosso laço indestrutível com o universo cósmico. E, uma vez que sentimos nele esse universo como presença viva, nossa consciência se eleva muito acima do egoísmo.

Advém-nos uma satisfação interna que é completa em si mesma e que nada tem a ver com as circunstâncias externas da vida.

Quanto mais interiorizamos a atenção, mais nos deixamos atrair e guiar por essa imensa e misteriosa presença espiritual que reside no coração.


॥ हरिः ॐ ॥

Digitado por Cristiano Bezerra.
Visite o site dedicado à obra de Śrī Rāmana Mahaṛṣi aqui.
+ Advaita Vedānta aqui.

॥ हरिः ॐ ॥

2 respostas para “Palavras de Sabedoria de Ramana”

  1. “Não vejo para dentro e não acredito que eu exista por detrás de mim” – Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)

  2. Fiquei muito feliz em ver esta matéria e também outras que citam Ramana Maharsh. O sábio do milênio não pode ser esquecido. Abraço fraterno. Juliano. Namastê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *