Meditação, Pratique

Saṅkalpa: Exerça o Poder da Resolução Interior

Sankalpa significa resolução. É uma frase curta, concisa, clara e altamente evocativa. Tem o objetivo de potencializar algum aspecto positivo da personalidade.

· 2 minutos de leitura >

Saṅkalpa significa resolução. É uma frase curta, concisa, clara e altamente evocativa. Tem o objetivo de potencializar os aspectos mais positivos da personalidade.

O poder da intenção

Talvez a intenção seja o mais poderoso componente das práticas de yoganidrā. Essa ferramenta é chamada saṅkalpa, ou “construção mental”, e consiste em condensar as suas aspirações e objetivos numa única frase, breve e muito significativa. 

A repetição dessa resolução interior pode modificar construtivamente a maneira em que você pensa e faz as coisas no dia-a-dia.

Isso terá um impacto muito positivo na própria prática e ainda, na maneira em que vivemos o nosso cotidiano, já que ganhamos mais foco e a nossa vida adquire um rumo e um significado claros.

Temos aqui um vídeo de 5 minutos sobre o tema para você:

YouTube video

Em que consiste o saṅkalpa?

saṅkalpa fortalece o foco da mente e despertando as forças latentes que facilitarão a realização dos nossos objetivos.

Consiste em ativar as qualidades construtivas que todos temos, mas que muitas vezes ficam bloqueadas por crenças, medos ou condicionamentos.

A ativação dessas qualidades dará um rumo tranquilo à nossa existência pois, quando encontramos o nosso lugar na ordem maior, a vida deixa de ser aquela montanha russa de sofrimento, pesar e aflição.

É preciso fazer um autoexame para identificar os nossos pontos positivos, as nossas carências, e evocar vividamente aquilo que queremos atualizar e melhorar.

Embora o saṅkalpa se faça mentalmente, ele nasce no coração, do anelo de superação que vem junto com a maturidade emocional.

É uma frase curta, mas carregada de significado. Deve manter-se por dez a quinze sessões sucessivas de meditação ou de yoganidrā, e repetir-se pelo menos três vezes ao iniciar e três ao finalizar a prática.

saṅkalpa

Como funciona?

Devem ser poucas palavras, e sempre as mesmas, para fixá-las no pensamento: uma frase curta, do gênero “lembro sempre que precisar”.

O saṅkalpa deve ser afirmativo: por exemplo, “estou saudável” ao invés de “não estou doente”. Deve conjugar-se sempre no presente.

Se você pensar no futuro, nunca vai conseguir o seu propósito, porque o subconsciente só entende a linguagem do presente.

Como você deve estabelecer o seu saṅkalpa em função da sua necessidade, é preciso em primeiro lugar ver qual é essa necessidade.

Para ter isso claro, nada melhor do que uma boa autoanálise, profunda e sincera, que sirva para identificar os aspectos mais marcantes da própria personalidade e detectar os erros mais graves cometidos nos últimos tempos.

Feito isso, o saṅkalpa se estabelece com base nas atitudes opostas àquelas que se precisa eliminar. A mentalização pode trabalhar nos níveis físico, vital, emocional ou mental, dependendo da sua necessidade.

Alguns exemplos

1. “confio em mim”;
2. “harmonia física e mental”;
3. “o sucesso me acompanha”;
4. “desenvolvo o meu potencial”.

Repita a sua resolução com vontade, confiança, entusiasmo e consciência.

No final do dia, é bom olhar para o dia que passou para refletir sobre seus desafios. Cada erro é uma lição, cada conquista um aprofundamento do entendimento.

Se quiser aprofundar-se sobre a maneira em que esta mentalização trabalha, sugerimos esta leitura.

YouTube video

॥ हरिः ॐ ॥

15 dicas sobre o tema aqui
+ vídeos do Pedro aqui

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

7 respostas para “Saṅkalpa: Exerça o Poder da Resolução Interior”

  1. Estou a procura de aprofundamentos sobre o sankalpa e gostaria de saber mais de você pois suas explanações no blog são sempre muito frutíferas para minha prática. Aonde há mais escritos sobre o tema seus ou de outros autores que recomende?
    Grata!

  2. Muito obrigada pelo artigo. Agora consegui entender o sentido do Sankalpa no Puja!

  3. Gostaria de saber mais sobre esse assunto (sankalpa)
    Atenciosamente

  4. Tenho convicção que Sankalpa pode fazer milagres na vida de uma pessoa que acredita nessa maneira de pensar e agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *