Pratique, Yoga na Vida

Vivendo a Quarentena

Nesta série de vídeos Pedro propõe usar o ensinamento do Yoga para desfrutar da quarentena imposta pelo coronavírus.

Escrito por Pedro Kupfer · 3 mins de leitura >
Quarentena

Nesta série de vídeos Pedro propõe usar o ensinamento do Yoga para desfrutar da quarentena imposta pelo coronavírus.

Todos os videos começam com um breve kīrtaṇ. Conforme novos vídeos forem sendo postados no nosso canal do YouTube, iremos atualizando esta página.

Se você quiser propor temas para os próximos encontros, deixe-nos por favor um comentário na conta do Instagram do Yoga.pro.br.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 01 – Dois Valores

Neste vídeo, Pedro nos convida para refletir sobre dois valores do Yoga que Śrī Kṛṣṇa ensina na Bhagavadgītā: viviktadeśa sevitvam e arati janasamsadi.

Viviktadeśa sevitvam é o apreço por um lugar tranquilo. Arati janasamsadi significa “ausência de desejo de muitas companhias”, e aponta para a atitude de estar tranquilo e feliz consigo mesmo.

Se quiser saber mais sobre os 20 Valores do Yoga clique aqui.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 02 – O Vírus da Compaixão

Neste episódio, Pedro fala sobre a importância da compaixão nos relacionamentos, especialmente em tempos de recolhimento e distanciamento físico. Saiba mais sobre a compaixão aqui.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 03 – Nem bom, nem ruim

Um conto da tradição sufi que aponta para a bela oportunidade de crescimento pessoal que é o confinamento produzido pela pandemia do coronavírus.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 04 – Durma Melhor

Nunca foi tão importante dormir bem. Nunca foi tão difícil conciliar o sono, dados os altos níveis de ansiedade que surgiram junto com a pandemia. Pedro aponta algumas soluções simples para melhorar a qualidade do sono.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 06 – Apocalipse Zumbi?

Seja seletivo com as impressões sensoriais e o alimento para a sua mente e coração. Pratique pratyāhāra, a dieta sensorial, e deixe de lado o lixo tóxico das falsas notícias e teorias conspiratórias. Cultive a objetividade e lide com a presente situação da maneira mais equânime possível.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 07 – Esforço Sobre Si Mesmo

O esforço sobre si mesmo, tapas ou tapasya em sânscrito, é uma das qualidades fundamentais da pessoa que se dedica ao Yoga. Nesta mini-aula, Pedro dá algumas recomendações para cultivarmos essa importante atitude.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 08 – Jogo de Cintura

Kṣānti é uma atitude fundamental para nos ajudar a atravessar qualquer momento de tensão ou crise. Esse valor é ensinado por Kṛṣṇa para o príncipe Arjuna na Bhagavadgītā. Saiba mais sobre kṣānti aqui.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 09 – Dharma

Neste vídeo, Pedro aborda a importância do Dharma como guia para facilitar o convívio harmonioso entre todos, não apenas em tempos de pandemia, mas a cada momento.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 10 – Mudanças

Este vídeo responde à carta de uma professora de Yoga de São Paulo que pergunta sobre as mudanças que se impõem face à pandemia, tanto na sociedade quanto em cada um de nós, individualmente.

Pedro fala sobre a relação entre as nossas escolhas alimentares e o surgimento do coronavírus e outras doenças recentes.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 11 – Sua Natureza

O que diz Patañjali no Yoga Sūtra sobre a natureza humana e o Yoga? Pedro explica em 10 minutos.

Saiba mais sobre os sūtras que são abordados nesta aula aqui e aqui.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 12 – Calma Firmeza

Sthairyam, a calma firmeza, é essencial para navegarmos com tranquilidades os turbulentos mares atuais.

Sthairyam é um termo sânscrito que significa estabilidade, firmeza. Se refere a ser capaz de manter o foco no momento presente e no estado de tranquilidade.

A calma firmeza no objetivo que me proponho a realizar chama-se sthairyam.

No contexto em que este valor é passado para Arjuna, Kṛṣṇa usa este termo para se referir à capacidade de manter o foco no objetivo do Yoga, que é mokṣa, a liberdade e no processo que nos conduz a ela, o autoconhecimento.

Dessa maneira, evitamos a dispersão e nossa vida ganha em significado e tranquilidade.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 13 – Desapego

A décima terceira aula é sobre o valor de vairāgyaṁ, o desapego. Se quiser saber mais sobre esta atitude, fundamental para a vida de Yoga, leia este texto, por favor.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 14 – Adeus, Ansiedade

Eis algumas dicas sobre como lidar com a ansiedade da maneira mais eficiente.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 15 – Não-Violência

Este encontro tem como tema a não-violência, chamada em sânscrito ahiṁsā. Ahiṁsā é a prática do primeiro preceito de conduta de Patañjali.

Para saber mais sobre a prática da não-violência, recomendamos esta leitura.

॥ हरिः ॐ ॥

Vivendo a Quarentena – 16 – Saṁsāra

Saṁsāra significa literalmente “fluir” ou “andar em círculos”.

O saṁsāra é esse fluxo constante de eventos na vida, impossível de ser detido, no qual não encontramos nem paz nem segurança. 

Como lidar com esses condicionamentos? Pedro explica em 10 minutos.

Para aprofundar a reflexão sobre o tema, sugerimos esta leitura.

॥ हरिः ॐ ॥

Veja outros vídeos do Pedro
no canal no YouTube aqui

॥ हरिः ॐ ॥

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.

Escrito por Pedro Kupfer
Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas. Perfil
bhastrikā

Bhastrikā prāṇāyāma

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   4 mins de leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *