Prāṇāyāma, Pratique

Prāṇāyāma, Vitalidade, Respiração e Consciência

A vida começa com a primeira inspiração e se prolonga até a última exalação. O alento é a vida, que flui com tal naturalidade que são poucos os momentos em que percebemos o seu valor.

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respiração

A vida começa com a primeira inspiração e se prolonga até a última exalação. O alento é a vida, que flui com tal naturalidade que são poucos os momentos em que percebemos o seu valor.

No entanto, se compararmos os elementos vitais para a existência, este vai ocupar o primeiro lugar: sem alimento consegue-se subsistir durante várias semanas, sem água alguns dias, sem ar durante alguns minutos, mas sem prāṇa, sem energia, não podemos subsistir nem um segundo sequer.

Importância da respiração

Respirar é viver, respirar bem implica viver melhor, respirar com plenitude significa existir plenamente.

Acontece que a maioria das pessoas respira de forma superficial e insuficiente, utilizando apenas uma ínfima parte da capacidade pulmonar e vital.

Essa é uma forma bastante precária e limitada de respirar e viver, se considerarmos o potencial que temos para desenvolver de saúde, vitalidade e resistência.

1. Emoções e respiração

A cada estado emocional corresponde um ritmo respiratório. Uma cadência profunda e ritmada demonstra satisfação, segurança e serenidade. A respiração curta e rápida denota ansiedade, insegurança ou medo.

Aprendendo a modificar e comandar o ritmo respiratório, conseguiremos  deixar as emoções mais sutis, o que irá interferir positivamente nas relações afetivas, no desempenho das nossas tarefas cotidianas e na nossa qualidade de vida.

Porém, os respiratórios do Yoga vão além, pois através deles tomamos consciência de que a energia vital que compõe nosso corpo é a mesma que configura e movimenta o Universo, revelando-nos uma dimensão ao mesmo tempo nova e familiar do nosso lugar na ordem das coisas.

2. Para que serve o prāṇāyāma?

O prāṇāyāma é um excelente aliado para os esportes, especialmente mergulho, surf, natação, escalada, artes marciais, atletismo e outros, por ampliar incrivelmente a capacidade pulmonar e outorgar maior resistência, mais consciência corporal e respostas rápidas às exigências físicas.

Também para o canto, teatro ou qualquer outra atividade na qual seja imprescindível uma voz clara, limpa e melodiosa, predicados que dependem de uma respiração bem aplicada.

Ainda para melhorar a qualidade de vida, amenizando o stress advindo do ritmo alucinante dos grandes centros urbanos.

meditação

O que significa prāṇāyāma?

A palavra prāṇāyāma deriva de dois termos sânscritos: prāṇa , que significa alento, força vital, respiração, energia, vitalidade e ayāma, expressão que, segundo o Amārakośa , significa “extensão, intensidade, propagação, dimensão”.

Prāṇāyāma, então, é o processo através do qual se expande e intensifica o fluxo da energia no interior do corpo.

Em outra acepção, esta palavra estaria formada pelos vocábulos prāṇa, designando a energia vital e yama, que significa “controle, domínio, retenção, pausa”. No entanto, essa acepção do termo é questionável.

3. Controle da respiração para que?

Esse domínio não se faz no sentido de limitar a respiração, mas de expandi-la, a fim de lograr juntamente com isto a equanimidade e a serenidade, condições indispensáveis para uma vida em paz.

Uma vez que a respiração esteja perfeitamente regulada poderemos facilmente controlar os processos conscientes, já que respiração, mente e emoções interagem mutuamente.

Em todos os textos de Yoga o prāṇa aparece sempre associado à força vital, energia e poder, porém, é preciso destacar que este termo possui dois aspectos: o cósmico e o individual.

O prāṇa abrange todas as formas de energia existentes: a matéria (dinâmica na vibração das suas partículas atômicas) e as forças elementais da Natureza (luz, calor, magnetismo, eletricidade, gravidade) são suas expressões tangíveis.

No plano sutil também designa o pañcatattva, os cinco elementos que constituem a matéria.

“Śiva disse: Oh, Pārvatī, este corpo nada mais é do que a combinação dos cinco elementos: espaço, ar, fogo, água e terra.”

Segundo a cosmogonia do Yoga e do Tantra, o pañcatattva forma o último estágio da manifestação de Prakṛti, a Natureza, que gera o Universo através da interação das três qualidades que a compõem (triguṇa).

No plano humano, prāṇa é o substrato energético que forma o nosso corpo tangível, regulador de todas as funções orgânicas e físicas.

O volume de prāṇa que circula dentro do corpo determina o grau de vitalidade de cada indivíduo.

Donde vem o prāṇa?

Extraímos essa bioenergia de diversas fontes: da luz e do calor do sol, dos alimentos que ingerimos, da água que bebemos, e, principalmente, do ar que respiramos. Ela circula no corpo pelas nāḍīs, canais da fisiologia sutil.

O ar que respiramos fisicamente é “denso” (sthūlavāyu). Através do domínio desse ar material, que conseguimos controlar o prāṇa ou ar sutil (sūkṣmavāyu).

É sobre essa relação entre o ar denso e o ar sutil que versa o prāṇāyāma. O prāṇa como energia manifestada biologicamente é um conceito essencial dentro do Yoga.

4. Qual é o ganho do prāṇāyāma?

Através do desenvolvimento e controle dessa força atingimos uma paisagem mental de calma e serenidade, imprescindível para aplicarmos o ensinamento do Yoga no cotidiano.

O domínio e a expansão do prāṇa no corpo do praticante começa pela execução de determinados exercícios que consistem em dar à respiração um ritmo diferente daquele que caracteriza o estado de vigília, visando a fazer com que ela flua ora de forma lenta e profunda, ora acelerada e vigorosa, de acordo com o efeito desejado.

A razão disto é que existe uma relação muito estreita entre o ritmo da respiração e os estados de consciência.

5. Até onde vão os benefícios?

Esta afirmação vai muito além da simples comprovação de que, por exemplo, a respiração de uma pessoa que está fazendo um esforço para concentrar-se diminui o seu ritmo naturalmente, enquanto que alguém submetido a uma situação limite irá respirar de forma superficial e agitada.

Através do prāṇāyāma, prolongando cada vez mais a inspiração, a expiração e as retenções, o praticante de Yoga  pode recuperar e manter a calma.

O sādhaka , mantendo a continuidade da sua atenção, vivencia todas as experiências sem renunciar à lucidez e logra a concentração e a unificação do pensamento na calma que dá acesso à contemplação.

Isto não é de maneira alguma resultado de autosugestão, mas fruto da concentração e da força de vontade:

“A restrição da respiração é às vezes tão grande que alguns yogis podem ser enterrados sem perigo durante um tempo, com uma reserva de ar que seria totalmente insuficiente para garantir a sua sobrevivência.

“Essa pequena reserva de ar tem como objetivo segundo eles, permitir-lhes sair em caso de que algum acidente interrompesse a sua experiência yóguica e os obrigasse a fazer algumas inspirações para se repor”. Dr. Jean Fillizoat, Magie et Médicine, pp. 115 e 116.

Esse estado ́cataléptico ́ é um dos 84 siddhis, os poderes paranormais (literalmente, “perfeições”) mencionados por Patañjali no Yogasūtra.

Esses poderes lendários fazem com que o Yoga exerça um grande fascínio desde tempos imemoriais em todas as camadas da sociedade indiana, tanto sobre os filósofos eruditos como sobre os cultos mágicos populares hindus.

Resumindo, podemos afirmar que o prāṇāyāma é a disciplina através da qual o praticante procura plasmar o seu próprio organismo com a totalidade das forças e poderes do Universo.


Extraído do livro Guia de Meditação.

॥ हरिः ॐ ॥

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Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
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5 respostas para “Prāṇāyāma, Vitalidade, Respiração e Consciência”

  1. Que bom lembrar das minúsculas esferas de luz brilhante … Jaya Pranayama! Grato Pedrão((_/\_))

  2. Muito legal!Essas informações exposta no texto são de grande valia para muita gente…Tenho absoluta certeza de que têm ajudado muitas pessoas e que tem esclarecido mutias dúvidas de yogis e tb de estudiosos do assunto em questão.Fico muito feliz de ter conhecido e de ter acesso a este site!Muito obrigado,abraços!!!!

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