Āsana, Pratique

Os Āsanas do Haṭha Yoga

A Gheranda Samhitá afirma que existem tantos ásanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheranda, Shiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins. Já segundo o Hatha Yoga Pradípiká, Shiva ensinou somente 84 posturas. Dessas, as seguintes 32 são descritas na Gheranda Samhitá.

· 2 mins de leitura >

Segundo o sábio Gheraṇḍa, o Haṭha Yoga não teria oito, mas sete membros. Āsanas e mudrās (posturas e selos) seriam respectivamente o segundo e o terceiro membros, e as normas morais (isto é, yama e niyama) reúnem-se num membro só.

Gheraṇḍa Saṁhitā (2.1) afirma que existem tantos āsanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheraṇḍa, Śiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins.

Os 32 Āsanas do Haṭha

Já segundo a Haṭhayoga Pradīpikā (1.33), Śiva ensinou somente 84 posturas. Dessas, as seguintes 32 são descritas na Gheraṇḍa Saṁhitā:

Religião hindu

1) Siddhāsana (‘postura do adepto’)

2) Padmāsana (‘postura do lótus’)

3) Bhadrāsana (‘postura auspiciosa’)

4) Muktāsana (‘postura liberta’)

5) Vajrāsana (‘postura do diamante’)

6) Svastikāsana (‘postura svastika’)

7) Siṁhāsana (‘postura do leão’)

8) Gomukhāsana (‘postura da cara-de-vaca’)

9) Virāsana (‘postura do herói’)

10) Dhanurāsana (‘postura do arco’)

11) Mṛtāsana (‘postura do cadáver’)

12) Guptāsana (‘postura oculta’)

13) Matsyāsana (‘postura do peixe’)

14) Matsyendrāsana (‘postura de Matsyendra’)

15) Gorakṣāsana (‘postura de Goraksha’)

16) Paścimottānāsana (‘postura de extensão das costas’)

17) Uṭkatāsana (‘postura extraordinária’)

18) Samkaṭāsana (‘postura perigosa’)

19) Mayūrāsana (‘postura do pavão’)

20) Kukkuṭāsana (‘postura do galo’)

21) Kūrmāsana (‘postura da tartaruga’)

22) Uttānakūrmāsana (‘postura estendida da tartaruga’)

23) Uttānamaṇḍukāsana (‘postura estendida do sapo’)

24) Vrikṣāsana (‘postura da árvore’)

25) Maṇḍukāsana (‘postura do sapo’)

26) Garuḍāsana(‘postura da águia’)

27) Vriṣāsana (‘postura do touro’)

28) Śalābhāsana (‘postura do gafanhoto’)

29) Makārāsana (‘postura do tubarão’)

30) Uṣṭrāsana (‘postura do camelo’)

31) Bhujaṅgāsana (‘postura da serpente’, freqüentemente chamada de ‘postura da naja’) e

32) Yogāsana (‘postura do Yoga’).

āsanas

Em lugar de extensas descrições, que se podem encontrar em inúmeros livros, as ilustrações contidas nas páginas 475 e 476 de A Tradição do Yoga mostram algumas posturas.

Os manuais contemporâneos descrevem mais de 1000 posturas. Algumas – como as posturas do lótus e do adepto – têm a nítida finalidade de possibilitar que a pessoa sente-se em meditação por períodos prolongados.

A maioria delas, porém, foi criada para harmonizar a força vital no corpo de modo a equilibrá-lo, fortalecê-lo e curá-lo.

Parece que o Haṭha Yoga teve, desde o começo, uma dimensão terapêutica, que atualmente está se transformando numa profissão: a ‘Yogaterapia’ (1).

Pode-se dizer que até as posturas de meditação têm um certo efeito terapêutico, e os textos sânscritos às vezes fazem afirmações exageradas a esse respeito.

Tanto no Ocidente quanto no Oriente, os meios yogis muitas vezes dão uma ênfase excessiva à postura. Quando a isso, cabe citar a seguinte observação do Kularṇāva Tantra:

“O Yoga não é realizado nem pelo sentar-se na postura do lótus nem por fixar-se o olhar na ponta do nariz. O Yoga, segundo os especialistas em Yoga, é a identidade da psique (jīva) com o Si Mesmo [transcendente].” (9.30)


(1) Os limites da Yogaterapia, que é uma profissão nova, ainda estão sendo definidos, tanto em relação à medicina quanto ao Yoga tradicional.

॥ हरिः ॐ ॥

+ sobre āsana aqui

Extraído do livro A Tradição do Yoga (traduzido por Marcelo Brandão Cipolla), Editora Pensamento, São Paulo, e digitado por Cristiano Bezerra.

Faça o download gratuito desse livro, em sua versão inglesa, aqui.

Copyright (c) 2001 Georg Feuerstein, Yoga Research and Education Center. Visite o site de Georg Feuerstein aqui.

॥ हरिः ॐ ॥

Bhajehaṁ

Bhajehaṁ Bhajehaṁ

Georg Feuerstein em Mantra, Pratique
  ·   39 segundos de leitura

Matsyāsana, a Postura do Peixe

Georg Feuerstein em Āsana, Pratique
  ·   2 mins de leitura

9 respostas para “Os Āsanas do Haṭha Yoga”

  1. A todos os que perguntaram sobre um livro que tenha as posturas de Hatha Yoga, com a nomenclatura em sânscrito e português, além da história sobre cada um eles, eu indico o Yogaterapia da Nilda Fernandes. Nele, além do já citado, o leitor vai encontrar benefícios, contra indicações e os músculos mais exigidos em cada âsana. Não sei dizer qual é a editos, já que o meu exemplar está emprestado. Boa leitura e ótimo aprendizado Namastê

  2. Olá Pedro,gostaria tbm.de saber um livro em português,que fale e demonstre todos os asanas do hatha yoga.Namastê! obrigado.

  3. Bom dia Pedro, Sou instrutora de Kundalini Yoga e Gostaria de uma indicação de livro sobre asanas, que além de mostrar as posturas tenha um detalhamento maior sobre executação, historia e benefícios. Poderia me ajudar. Obrigada.
    SAT NAM.
    ====
    Recomendo o livro Asanas for Your Type, de David Frawley e Sandra Kozak. Não é especificamente sobre benefícios mas ajuda a compreender a maneira em que o Hatha Yoga trabalha desde o ponto de vista do Ayurveda.
    Namaste!

  4. Oi Pedro. Aprendi a fazer o Vamana Dhauti (limpeza do estômago com água, não?), me senti muito melhor depois. Gostaria de saber quantas vezes é indicado de fazer por mês. Ou se tem um limite para se fazer, as contraindicações, porque infelizmente não me alertaram disso. Abraço.

  5. Namaste!,gostaria que soubesse que seu trabalho é maravilhoso, contribui muitissimo para nos do interior que não podemos estar com voces.vi o comentario da desirre e tambem gostaria da mesma indicação.

  6. Olá, assim como a jovem que deixou um comentário, eu também gostaria de encontrar algum material que me desse todos os ásanas com seus nomes em sânscrito e em português. Estou cursando o terceiro período de Yogaterapia nas Faculdades Espírita e tenho muita dificuldade em encontrar trabalhos completos de ásanas e seus idealizadores, sei que cada novo mestre traz uma nova filosofia para cada postura se é que consegui me fazer entender se puder me ajudar serei imensamente grata. Namastê.

  7. Olá, Pedro, namaste. Gostaria de saber qual é o livro que fala de todos os asanas no Hatha Yoga. E um livro que fale de todos os asanas existentes em todas as linhas de Yoga. E, por favor, me explica como são usados os Cadernos de Yoga. Eu já estou lendo os livros indicados para fazer o Curso Livre de Formação em Yoga com você. Pena que não vai dar para eu participar deste que acontecerá em setembro, mas no próximo estarei aí. Eu fiz um curso rápido com Regina Shakti. Foi mais prático do que teórico, mas foi um grande começo. Quero saber mais sobre esta cultura, e o seu site está me ajudando muito. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *