Cursos, Formação

Śivasūtra | Módulo 3 | Online

19/06/2020 - 25/06/2020 @ 07:00 - 13:00 -

Módulo 3 da Formação em Yoga com Pedro Kupfer. Junho de 2020.

· 3 mins de leitura >

Data / Hora
Date(s) - 19/06/2020 - 25/06/2020
07:00 - 13:00

Localização
A Sala da sua Casa

Categorias


É com imenso prazer que anunciamos a próxima edição do Módulo 3 da Formação em Yoga com Pedro Kupfer, no presente mês de Junho. O tema do encontro é o Śivasūtra, um dos textos seminais do Śaiva-Śakta Tantra, também chamado Trika.

Este curso será transmitido ao vivo no nosso canal do YouTube e fica disponível por mais 30 dias para consultas ou repetição das práticas. Teremos outra edição especial do Módulo 3 cujo tema será a Kenopaniṣad, entre os dias 4 e 10 de agosto, também ao vivo no mesmo canal.

A Lenda do Śivasūtra

O Śivasūtra é atribuído a Śrī Vasugupta, um yogin do século IX da presente era. Conta a lenda que Śiva apareceu para Vasugupta durante um sonho e o instruiu para visitar um lugar nas montanhas, onde ele encontraria o conhecimento que buscava. Vasugupta seguiu a instrução e deu com uma rocha onde os sūtras estavam lavrados. 

Essa rocha é chamada Śaṅkaropāla, e é visitada por yogins e peregrinos até os dias atuais. Mitos aparte, a verdade é que o Śivasūtra revela o Conhecimento do Absoluto, e uma das mais belas expressões do Sanātana Dharma, o Dharma Eterno.

A Estrutura do Śivasūtra

O estilo do Śivasūtra, fiel a essa peculiar forma literária da espiritualidade indiana, é bem sintético. O conhecimento é impartido através de parábolas e imagens mentais, e é expressado de maneira muito condensada, em máximas que se assemelham a fórmulas algébricas. 

Embora a linguagem varie um pouco em relação à que o Vedānta usa, o ensinamento e, claramente, o mesmo. Esse ensinamento mostra que não há um só Deus, nem há muitos Deuses, não há inexistência de Deus: Tudo é Deus! O que existe, o que está aqui para ser visto, é manifestação do Ser Ilimitado. 

formação em Yoga

O Método do Autoconhecimento

O texto consta de 77 sūtras distribuídos ao longo de três capítulos. Em cada um deles é dada a visão da Não-Separação desde três diferentes pontos de vista: 

    1. a aproximação por Śiva,
    2. a aproximação por Śakti e
    3. a aproximação pelo humano. 

Este último capítulo é o mais extenso de todos, constando de 45 sūtras, e contém as práticas que nós, humanos, podemos fazer para nos estabelecer firmemente na visão libertadora da Não Dualidade. Um exemplo deste capítulo:

भूतकञ्चुकी तदा विमुक्तो भूयः पतिसमः परः ॥ ३ ॥ ४२ ॥

bhūtakañcukī tadā vimukto bhūyaḥ patisamaḥ paraḥ || 3:42 ||

Então, [na remoção da identificação com os desejos, o yogin
vê o corpo, feito de] elementos densos, como uma cobertura.
Completamente liberto, torna-se igual a Śiva, Pleno. || 3:42 ||

O yogin, havendo eliminado a identificação com os desejos, vê o seu próprio corpo com um veículo para viver, e é ao mesmo tempo ciente de que as experiências do corpomente sobrepõem-se ao Ser. Essa sobreposição, chamada upādhi, deve ser corretamente elucidada. O praticante deve viver constantemente ciente dessa superimposição, por um lado, e ser compassivo e cuidadoso com o corpo, por outro lado. Na negação daquilo que não se é, brilha a real identidade do Ser que é.

Sobre o Módulo 3 da nossa Formação

Esta formação em Yoga foi especialmente concebida para professores, bem como para praticantes dedicados que desejem ampliar seu entendimento e suas bases no Yoga. Para os professores já formados, o encontro serve como uma ocasião para reciclar seus conhecimentos e dirimir dúvidas nesse processo constante que é o autoaperfeiçoamento através da prática e do estudo.

Para praticantes motivados, o encontro serve como inspiração e tem também o propósito de ressignificar as próprias práticas, ajudando a yogiṇī ou o yogin a compreender mais profundamente a linda tradição à qual todos pertencemos. Já para quem participou dos outros módulos esta é uma ocasião para o reencontro, para colocar a prática e o estudo em dia, trocar experiências, conviver, celebrar e matar as saudades da família do Yoga.

Visão, ética, psicologia e história do Yoga, práticas de Haṭha Yoga, concentração e meditação são alguns dos assuntos que abordaremos pela óptica não-dual do Tantrismo Trika. A parte prática de āsana, prāṇāyāma, ṣaṭkarma, yoganidrā, mantra e meditação abordará esses temas à luz do Haṭha Yoga tradicional.

Este terceiro módulo é aberto a todos os participantes, independentemente da experiência prévia que tenham. O curso não está centrado em ensinar a dar aula ou em treinamentos de āsana ou as demais técnicas, mas na compreensão da profundidade da tradição do Yoga. Para quem desejar ensinar a dar aulas, recomendamos os módulos 1 e 2 da nossa formação. Não serão emitidos certificados de conclusão deste encontro.

Pormenores Práticos

O material de estudo desta formação

Os participantes receberão uma apostila em formato PDF contendo o texto em sânscrito, a transliteração e a tradução, bem com um comentário esclarecedor sobre o significado de cada um dos 77 sūtras.

Data, Local e Horários

19 a 25 de junho de 2020, na sala da sua casa.

ॐ As práticas serão das 7 às 9:30h no Brasil (11 às 13:30h em Portugal).
ॐ O estudo do Śivasūtra acontecerá das 11 às 13h (15 a 17h em Portugal).
ॐ Teremos momentos especiais para responder perguntas.

Inscreva-se colocando seus dados abaixo. Se quiser participar também da próxima edição do Módulo 3 em agosto, oferecemo-lhe um importante desconto. Neste caso, escreva para Ângela para saber mais: [email protected].

Reservas

As reservas estão fechados para este evento.

Uma resposta para “Śivasūtra | Módulo 3 | Online”

  1. Olá , meu nome é Kit Andrade , sou fisioterapeuta e instrutora de pilates. Estou muito interessada nesse módulo 3 . Por favor , será que posso receber informações quanto a datas , local e preço ? Indicação de Lila e Vinícius . Obrigada e aguardo retorno
    Email: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *