É com imenso prazer que anunciamos a próxima edição do Módulo 3 da Formação em Yoga com Pedro Kupfer, no mês de Agosto de 2025. O tema do encontro é o Shiva Sutra, um dos textos seminais do Śaiva-Śakta Tantra, também chamado Trika.
A Lenda do Shiva Sutra
O Shiva Sutra é atribuído a Śrī Vasugupta, um yogin do século IX da presente era. Conta a lenda que Śiva apareceu para ele durante um sonho e o instruiu para visitar um lugar nas montanhas, onde ele encontraria o conhecimento que buscava. Vasugupta seguiu a instrução e deu com uma rocha onde os sūtras estavam lavrados.
Essa rocha é chamada Śaṅkaropāla, e é visitada por yogins e peregrinos até os dias atuais. Mitos aparte, a verdade é que o Shiva Sutra revela o Conhecimento do Absoluto, e uma das mais belas expressões do Sanātana Dharma, o Dharma Eterno.
A Estrutura do Śivasūtra
O estilo do Shiva Sutra, fiel a essa peculiar forma literária da espiritualidade indiana, é bem sintético. O conhecimento é impartido através de parábolas e imagens mentais, e é expressado de maneira muito condensada, em máximas que se assemelham a fórmulas algébricas.
Embora a linguagem varie um pouco em relação à que o Vedānta usa, o ensinamento e, claramente, o mesmo. Esse ensinamento mostra que não há um só Deus, nem há muitos Deuses, não há inexistência de Deus: Tudo é Deus! O que existe, o que está aqui para ser visto, é manifestação do Ser Ilimitado.
O Método do Autoconhecimento
O texto consta de 77 sūtras distribuídos ao longo de três capítulos. Em cada um deles é dada a visão da Não-Separação desde três diferentes pontos de vista:
-
- a aproximação por Śiva,
- a aproximação por Śakti e
- a aproximação pelo humano.
Este último capítulo é o mais extenso de todos, constando de 45 sūtras, e contém as práticas que nós, humanos, podemos fazer para nos estabelecer firmemente na visão libertadora da Não Dualidade. Um exemplo deste capítulo:
भूतकञ्चुकी तदा विमुक्तो भूयः पतिसमः परः ॥ ३ ॥ ४२ ॥
bhūtakañcukī tadā vimukto bhūyaḥ patisamaḥ paraḥ || 3:42 ||
Então, [na remoção da identificação com os desejos, o yogin
vê o corpo, feito de] elementos densos, como uma cobertura.
Completamente liberto, torna-se igual a Śiva, Pleno. || 3:42 ||
O yogin, havendo eliminado a identificação com os desejos, vê o seu próprio corpo com um veículo para viver, e é ao mesmo tempo ciente de que as experiências do corpomente sobrepõem-se ao Ser. Essa sobreposição, chamada upādhi, deve ser corretamente elucidada. O praticante deve viver constantemente ciente dessa superimposição, por um lado, e ser compassivo e cuidadoso com o corpo, por outro lado. Na negação daquilo que não se é, brilha a real identidade do Ser que é.
Sobre este retiro
Esta vivência foi especialmente concebida para professores, bem como para praticantes dedicados que desejem ampliar seu entendimento e suas bases no Yoga. Para os professores já formados, o encontro serve como uma ocasião para reciclar seus conhecimentos e dirimir dúvidas nesse processo constante que é o autoaperfeiçoamento através da prática e do estudo.
Para praticantes motivados, o encontro serve como inspiração e tem também o propósito de ressignificar as próprias práticas, ajudando a yogiṇī ou o yogin a compreender mais profundamente a linda tradição à qual todos pertencemos. Já para quem participou dos outros módulos esta é uma ocasião para o reencontro, para colocar a prática e o estudo em dia, trocar experiências, conviver, celebrar e matar as saudades da família do Yoga.
Visão, ética, psicologia e história do Yoga, práticas de Haṭha Yoga, concentração e meditação são alguns dos assuntos que abordaremos pela óptica não-dual do Tantrismo Trika. A parte prática de āsana, prāṇāyāma, ṣaṭkarma, yoganidrā, mantra e meditação abordará esses temas à luz do Haṭha Yoga tradicional.
Esta vivência é aberta a todos os praticantes de Yoga e Tantra, independentemente da experiência prévia que tenham. Este retiro não está centrado em ensinar a dar aula ou em treinamentos de āsana ou as demais técnicas, mas na compreensão da profundidade da tradição do Yoga. Para quem desejar ensinar a dar aulas, recomendamos o nosso curso para formação de Instrutores de Yoga, com mais de 680 horas-aula. Não serão emitidos certificados de conclusão deste encontro.
Pormenores Práticos
O material de estudo desta formação
Os participantes receberão uma apostila em formato PDF contendo o texto em sânscrito, a transliteração e a tradução, bem com um comentário esclarecedor sobre o significado de cada um dos 77 sūtras.
Data, Local e Horários
19 a 24 de agosto de 2025, na Pousada Todas as Luas, na Praia de Itamambuca, Ubatuba – SP.
ॐ As práticas serão das 7 às 9:30h .
ॐ O estudo do Śivasūtra acontecerá das 11 às 13h e das 17 às 19h.
ॐ Teremos momentos especiais para responder perguntas e cantar mantras.
Como Faço a Minha Inscrição?
Para inscrever-se neste intensivo, entre em contato por favor com a Ângela Sundarī através do email angelasundari@gmail.com. Quando tomar a decisão de participar, envie-nos por favor uma mensagem solicitando os valores da inscrição, bem como as opções de alimentação e hospedagem, além dos dados bancários para efetivar o pagamento.
E resposta, iremos lhe enviar a confirmação do recebimento da sua inscrição por email junto com o material didático do curso. O pagamento confirma a participação. Não fazemos reservas. As vagas são limitadas. Por favor, programe-se antecipadamente. Muito obrigado. Tudo de bom! ॥ हरिः ॐ ॥