Pratique, Yoga na Vida

Karma Yoga: lavando a louça por lavar

Segundo o sutra da mente desperta, enquanto se lava a louça, deve-se somente lavar a louça, o que quer dizer: enquanto se está lavando a louça, deve-se estar totalmente cônscio do fato de que se está lavando louça.

Escrito por Thich Nhat Hanh · 53 segundos de leitura >

Segundo o sutra da mente desperta, enquanto se lava a louça, deve-se somente lavar a louça, o que quer dizer: enquanto se está lavando a louça, deve-se estar totalmente cônscio do fato de que se está lavando louça. O fato de eu estar nesse lugar lavando louça é uma realidade maravilhosa.

Estou aí, totalmente cônscio de mim, acompanhando minha respiração, sentindo minha presença, observando meus pensamentos e ações. Não há como minha mente se dispersar como a espuma das ondas batendo contra os penhascos. Se ao lavarmos a louça ficamos com o pensamento voltado apenas para a xícara de chá que iremos saborear a seguir, a tarefa se torna como um fardo.

Procuraremos automaticamente limpar a louça às pressas para nos livrar da chateação e não estaremos ‘lavando a louça por lava-la’. Estaremos na verdade sendo incapazes de reconhecer o milagre da vida enquanto à beira da pia. E se não somos capazes de lavar a louça por lavar, é pouco provável igualmente que seremos capazes de saborear o chá a seguir.

Pois ao tomarmos o chá estaremos com o pensamento voltado para outras coisas, inconscientes para o fato de que temos uma xícara de chá nas mãos. Dessa forma estaremos sendo sugados para fora da realidade presente ? e incapazes de viver em totalidade um minuto sequer.


Extraído do livro ‘Paz a cada passo’.

Desiderata

Desiderata

Thich Nhat Hanh em Pratique, Yoga na Vida
  ·   20 segundos de leitura

Āsanas para fortalecer a lombar

Thich Nhat Hanh em Āsana, Pratique
  ·   8 mins de leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *