Pratique, Yoga na Vida

Como Funciona o Sankalpa, a Resolução Interior?

A palavra sankalpa significa em sânscrito volição, determinação, propósito, intenção ou resolução interior. O termo refere-se originalmente a um voto solene ou à determinação de levar a cabo um upāsana, um gesto ou prática ritual.

· 1 minutos de leitura >
sankalpa

A palavra sankalpa significa em sânscrito volição, determinação, propósito, intenção ou resolução interior. Na Harivamśa e na Markandeya Purāna, Sankalpa é o filho do deus criador, Brahmā, com a deusa Sankalpā, filha do sábio Dakṣa.

O termo refere-se originalmente a um voto solene ou à determinação de levar a cabo um upāsana, um gesto ou prática ritual, sādhana. Habitualmente, fazemos o sankalpa como parte da prática de yoganidrā, o relaxamento profundo. No entanto, essa prática de focalização também pode ser feita antes ou depois da meditação ou o prāṇāyāma

O sankalpa é um processo que consta de oito passos, e não termina apenas na repetição mental de uma fórmula:

  1. Estabelecer uma meta futura de maneira objetiva e precisa. 
  2. Lembrar que essa meta não deve ferir o dharma, o princípio da justiça universal e do bem comum.
  3. Dar uma forma clara a esse propósito: o sankalpa deve ser uma afirmação breve, focada e significativa. 
  4. Lembrar que não há realização sem superar obstáculos, e antecipar esses desafios para evitar a frustração no momento em que eles apareçam.
  5. Preparar um Plano B caso o original não se concretize, sem perder o foco, a motivação nem a concentração. 
  6. Permanecer receptivo para ver e aproveitar as oportunidades que a vida nos apresenta relacionadas com esse propósito.
  7. Cultivar atitudes e, principalmente, agir de maneira congruente com esse objetivo.
  8. Compreender que o privilégio humano é cultivar o livre arbítrio e que, uma vez feitas as ações, cabe entregar os seus frutos ao universo, cultivando Īśvara prānidhāna.

Noutras palavras, compreender que não estamos no controle dos resultados das nossas ações, já que elas sempre são dadas por Īśvara, a Ordem Maior.

YouTube video

Saiba mais sobre o sankalpa aqui

#sankalpa #resolucaointerior #foco #proposito

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

Intolerância

Bom dia, tristeza

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   7 minutos de leitura
mantras

A Limitação dos Mantras

Pedro Kupfer em Mantra, Pratique
  ·   4 minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *