Dificuldades: abençoadas sejam
Não há maturidade sem obstáculos. A virtude deles é que nos preparam, forjando o carácter e fortalecendo o foco, ao mesmo tempo em que aprendemos a manter a calma e o contentamente na frente dos desafios que a vida nos coloca.
Se conseguirmos olhar de maneira equânime para as inevitáveis situações do cotidiano em que as dificuldades surgem, não apenas iremos amadurecer emocionalmente: também estaremos tornando o mundo à nossa volta um lugar melhor.
O mundo e as pessoas não existem para satisfazer nossos desejos. A nossa felicidade não depende da remoção dos obstáculos que aparecem ao longo da vida.
Dificuldades, aliás, sempre haverá. É impossível viver sem elas. O problema não é o problema que você está enfrentando neste momento, ou o que surgirá amanhã. O problema é como você olha para os problemas.
O Yoga nos mostra que não há necessidade de resolver todos os temas que temos pendentes para depois sermos felizes. É possível viver feliz e pleno agora, ainda que tenhamos coisas pendentes para resolver no plano prático.
Compreendendo isso, poderemos olhar para os obstáculos como oportunidades para crescer e completar o nosso processo de maturidade emocional. Que possamos nos abrir para a possibilidade. Boas práticas.
॥ हरिः ॐ ॥
Eis aqui um interessante artigo (em inglês) sobre
o papel do sofrimento no ensinamento da Índia
Pratique Yoga na Vida
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos
gratidão
Ótima reflexão. Comungo da mesma opinião e tenho trabalhado constantemente para alcançar tal estágio de maturidade e desenvolvimento espiritual. Este deve ser um trabalho constante e texto como este ajuda bastante a nos mantermos firmes nesse propósito. Muito obrigada Pedro Kupfer. Namastê!
Gratidão Pedro, Palavras certas na hora certa.
Maravilhoso,
Gratidão.
Muito lindo! Ainda estou no exercício da equanimidade, ainda me parece difícil mas yoga me ajuda mais e mais a cada dia! Namastê! 🙂
Fantástico! Cheguei agora a este site e são tão sábias as palavras que aqui encontro.
Namaste! ♥