Conheça, Śāstras

Ganapati Atharvashirsha Upanishad

Que possamos ouvir o que é auspicioso. Que nós, capazes de meditar (sobre o que escutamos), possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso. Que saibamos exaltar o Senhor com eloqüência e com

Escrito por tradução por Gloria Arieira · 2 mins de leitura >

Ó Deuses! Que possamos ouvir o que é auspicioso. Que nós, capazes de meditar (sobre o que escutamos), possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso. Que saibamos exaltar o Senhor com eloqüência e com os órgãos dos sentidos controlados. Que possamos viver a vida com sua benção. Que Indra, tão famoso, nos abençoe. Que o Sol onisciente nos abençoe. Que Brihaspati (o guru) nos abençoe.

1. Om. Saudações a você Ganapati; você é realmente o Manifestado. Você é Aquele. Você é realmente Único. Você é o Criador. Você é o único Preservador. Você é o Único Destruidor. Você é realmente tudo o que é Brahman. Você é sempre o Eu Manifestado.

 

2. Falo o que é adequado e certo. Falo a verdade.

 

 

3. (Ganapati) Proteja-me. Que (Ganapati) proteja àquele que fala. Que proteja àquele que escuta. Que proteja àquele que dá. Que proteja àquele que sustenta. Que proteja àquele que ensina conforme aprendeu. Que proteja o discípulo. Da mesma forma, que proteja o que está atrás, que proteja o que está na frente. Igualmente, proteja o da esquerda, proteja o da direita. Dessa forma, que proteja o de cima, que proteja o de baixo. Proteja-me totalmente, por todos os lados.

 

4. Você é a palavra. Você nada mais é do que a Pura Consciência. Você nada mais é do que a Plenitude. Você é o Absoluto. Você é Existência, Consciência e Plenitude. Você é não-dual. Você é onisciente. Você é a capacidade de conhecer claramente.

 

5. De você nasce todo este universo. Por você todo este universo continua a existir. Em você todo o universo alcançará a dissolução final. A você todo este universo retorna. Você é a terra, a água, o fogo, o ar, o espaço. Você é as quatro divisões da palavra.

 

6. Você está além das três qualidades da realidade. Você está além dos três estados de consciência. Você está além dos três corpos. Você está além dos três tempos (presente, passado e futuro). Você está sempre estabelecido na base do ser humano. Você é a natureza dos três poderes básicos. Os yogs sempre meditam em você. Você é Brahma, é Vishnu, é Rudra, é Agni, é Vayu, é o Sol, é a Lua, é Brahman, é os três mundos, é o mantra sagrado Om.

 

7. Começa com g, depois vem o a, depois o anusvara (nasalização). Brilha com o ardhendru. O mantra se torna completo com tara (som nasalizado prolongado). Tal é a natureza do seu mantra. Sua forma é, primeiro o g. A forma do meio, o a. Sua forma final, o anusvara. Sua forma superior é a extensão do anusvara (tara). O silêncio une o mantra. A união realiza-se pela continuidade. Essa é a meditação (mantra) de Ganesha. O rishi Ganaka revelou o mantra. A métrica do mantra é nichrid gayatri. A deidade é Ganapati. O mantra é Om Gam Ganapataye namah.

8. Que Dantih inspire nossas meditações, para que conheçamos àquele que tem uma só presa (Brahman).

9. Aquele que medita sempre assim: ‘Aquele que tem forma agradável, aquele do ventre proeminente e das grandes orelhas, aquele que está vestido com roupas vermelhas, com o corpo agradavelmente perfumado, adornado com flores vermelhas, cheio de compaixão para com seus devotos, o Senhor imperecível que é a causa do universo. Medito naquele, que no início da Criação, torna-se manifestado. Medito naquele que está além de Purusha e Prakriti’, este é o melhor entre todos os yogis.

 

Saudações ao Senhor da firme resolução. Saudações ao Senhor Ganapati. Saudações ao Primevo Senhor. Saudações a você, o do ventre proeminente e uma só presa, que é o destruidor dos obstáculos, filho de Shiva, o auspicioso Senhor na forma do doador de bênçãos.

Uma resposta para “Ganapati Atharvashirsha Upanishad”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *