महालक्ष्मी गायत्री मंत्र
Mahalakṣmī Gāyatrī mantra
O Gāyatrī mantra da Grande Lakṣmī
ॐ महालक्ष्म्यै च विद्महे ।
विष्णुपत्न्यै च धीमहि ।
तन्नो लक्ष्म्यी प्रचोदयात् ॥
Oṁ Mahalakṣmyai ca vidmahe |
Viṣṇupatnyai ca dhīmahi |
tanno Lakṣmī pracodayāt ||
Para ouvir e desfrutar o mantra, por favor, clique aqui.
Este mantra para Lakṣmī está composto na métrica chamada gāyatrī, que consiste de três versos octossilábicos (o Oṁ, que se faz sempre no início, não conta como sílaba separada). A tradução deste mantra é assim:
“Contemplemos a Grande Lakṣmī. Meditemos sobre a esposa de Viṣṇu. Que ela inspire a nossa visão”. Lakṣmī tem oito nomes e oito formas diferentes, cada uma delas vinculada com um aspecto da natureza e do viver humano.
Simbolismo da Deusa
Onde podemos ver e reconhecer a Deusa? Ela está, como presença, em tudo o que for belo, tudo o que medra, tudo o que cresce, tudo o que se manifesta como abundância, prosperidade, beleza e riqueza.
A esposa de Viṣṇu está no dinheiro, em todas suas formas, está nas frutas carnudas, nos jardins floridos, nas águas, rios, mares e matas tropicais.
Está nos dias de verão em que o sol brilha, no canto das cigarras após a chuva.
Também, nos elementos decorativos feitos com capricho e cuidado, na elegância, nas roupas, na simetria, na combinação equilibrada de cores, texturas ou tecidos e em tudo o que for harmonioso. Lakṣmī vive na forma do belo.
Dinheiro e prosperidade são expressões sociais da ordem de Īśvara, na forma de Dāna Lakṣmī, a Abundância.
Porém, é preciso lembrar que nem dinheiro nem prosperidade significam realização pessoal. Não devemos esquecer que o Yoga existe para nos mostrar quem somos.
Ao compreender que somos plenitude, construímos uma relação saudável com a prosperidade, que por um lado deixa de ser vista como uma preocupação.
Isso é fundamental, pois recebemos muita pressão social para sermos bem sucedidos do ponto de vista material, e por outro lado ainda deixa de ser vista como fonte de felicidade ou realização pessoal.
Assim, conhecendo-nos como felicidade, que é o que o Yoga nos revela, deixamos de chorar pelo que não temos, pelo que tivemos ou poderíamos ter, deixamos de nos comparar com os demais, e ficamos felizes com o que temos, a cada momento.
Daí a bênção de Lakṣmī fica muito mais próxima da gente, pois não temos nenhuma cobrança, nenhuma exigência a fazer em relação ao mundo, nem achamos que somos vítimas das circunstâncias. Considere isso, por favor.
Para que invocamos Lakṣmī?
Para nos conectar com a abundância e a prosperidade, com a beleza e a harmonia.
Lakṣmī também preside a boa saúde, a fertilidade, a gravidez, o parto fluído, a progênie, o lar, o bem-estar de todos.
Lakṣmī é uma comida requintada, uma casa decorada com harmonia e bom gosto, um relacionamento onde a satisfação e o prazer e mútuos estejam presentes.
Como atitudes, Lakṣmī é agradecimento, generosidade, graça, receptividade, saber compartilhar, ser magnânimo, ser suave nos relacionamentos, saber liderar sem autoritarismo.
Ela está nos relacionamentos harmoniosos e fluidos, na radiância interior, na meditação e em tudo o que for belo.
Também nos conectamos com ela ao viver com as mãos e o coração abertos. Lembre que os braços e as mãos são expressão daquilo que o coração sente.
Daí a importância de compartilhar, de descobrir o prazer de entregar, para nos conectar com ela.
Antes de encerrarmos, cabe lembrar que não é por repetir um número de vezes este mantra que iremos ficar ricos por arte de mágica, como afirmam alguns websites aqui na internet. Fique longe desse tipo de abordagem.
Boas práticas.
॥ हरिः ॐ ॥
॥ हरिः ॐ ॥
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos
Nossa! Que massa isso! Ontem estava olhando para a Laksmi no Bijam e meditando sobre seus atributos, exatamente isso!! Gracias profe!
Perfeito
Sou muito devota a deusa laskmi gostei de receber orientation sobre Como fazer is matra.obrigada
Lindo texto! Amei.
Quero receber sempre.
Muito bom ! e pode ser salvo no Sound Cloud !
Namaste
Obrigada Prof Pedro Kupfer!! Que Lakshmi nos abençoe!!
Que Bonito , mais um texto lindo Pedro , gratidão por partilhar tanta sabedoria com todos!