Ujjāyī significa vitorioso. Deriva da raiz ujji, conquistar. Embora seja descrita aqui como uma técnica específica de prāṇāyāma, este tipo de respiração pode surgir espontaneamente durante a meditação.
A técnica é muito simples. Sente-se em qualquer posição de meditação, com as costas eretas, porém descontraídas. Coloque as mãos em cinmudrā, unindo polegares e indicadores de cada mão.
Deixe as palmas das mãos sobre os joelhos, voltadas para cima ou para baixo, percebendo como você se sente melhor. Com os olhos fechados, comece a fazer a respiração completa, ativando levemente a glote e fazendo com que o ar flua com uma leve pressão.
Se tiver dificuldades para compreender esta instrução, faça o seguinte: inspire pelas narinas lentamente e depois expire pela boca, como se você estivesse sussurrando. No meio da expiração, feche os lábios e continue produzindo esse som. Constate que o sussurro nasce na garganta e não nas narinas.
Repita isto algumas vezes até conseguir fluir ndessa maneira na respiração, mantendo ao mesmo tempo a ativação. Depois, faça o mesmo com a boca fechada, a cada expiração, por mais alguns ciclos. A continuação, aplique a mesma ativação ao longo de cada inspiração também.
Essa ativação deve produzir um som suave e contínuo, baixo e uniforme como um sussurro. Sinta o ar como se estivesse entrando diretamente pela garganta. Acrescente o ritmo da sua preferência e faça vários ciclos, evitando sempre produzir uma fricção excessiva nas vias respiratórias.
Benefícios e contraindicações do ujjāyī
Benefícios
1) Aumenta o foco da mente.
2) Permite que a pessoa se mantenha focada na respiração e no corpo físico ao longo da prática.
3) Estimula a circulação do prāṇa no sistema das nāḍīs, os canais da energia vital (como todos os demais prāṇāyāmas, aliás).
4) Elimina tensões corporais ao estimular o fluxo da força vital.
5) O recolhimento da glote regula (aumenta) a temperatura interna do corpo físico.
6) Isso, por sua vez aumenta a proteção natural do corpo contra eventuais lesões e facilita a prática dos āsanas.
7) Facilita a circulação do oxigênio pelo organismo, ajudando no trabalho do sistema cardiorrespiratório.
8) Funciona como um alerta para ficamos mais sensíveis aos sinais que o corpo nos envia ao longo da prática.
9) Ajuda a manter a equanimidade da mente, pois reduz a natural identificação com o corpo e suas sensações.
10) Estimula o funcionamento da glândula tireóide e tonifica o sistema endócrino.
Contraindicações
Evite este prāṇāyāma em casos de gravidez, cardiopatias, hipertensão arterial ou glaucoma.
॥ हरिः ॐ ॥
Aqui existe uma instrução simples e detalhada (em inglês) sobre o ujjāyī, da professora Adriene:
Texto extraído do livro Guia de Meditação.
॥ हरिः ॐ ॥
Pratique +
prāṇāyāmas aqui
॥ हरिः ॐ ॥
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos
Olá, Pedro!
Ótimo texto! Gostei muito das explicações.
Fiquei com uma dúvida: posso praticar o Ujjāyī se sou hipertensa, mas minha pressão está bem controlada pela medicação, ou ainda assim você desaconselha esse Prāṇāyāma?
Sim. Nesse caso pode fazer o prāṇāyāma sem restrições. Tudo de bom! ॥ हरिः ॐ ॥
Boa tarde! Pedro, posso ficar realizando o ujjaii durante todo o período de meditação, ou seja, uns 30 minutos aproximadamente?? Grato!! E parabéns por todas as informações contidas nesse site
Sim, Márcio.
Com certeza você pode manter o ujjayi por esse período, mas desde que não force. O respiratório deve ser fluido e natural, sem provocar tensões nem dores na região da garganta.
Boas práticas! ॥ हरिः ॐ ॥
gratidão Wagner xavier