Conheça, Yogaterapia

Ayurveda e Yoga

Ao perceber Yoga como um estado de consciência, é possível reconhecê-lo como algo que está além dos conceitos de uma prática. Yoga está além de algo que se possa simplesmente praticar ou “construir”, sendo algo que realmente se possa experienciar! Uma simples e verdadeira experiência do agora, e agora, é a presença integral no presente momento.

· 2 mins de leitura >

Ao perceber Yoga como um estado de consciência, é possível reconhecê-lo como algo que está além dos conceitos de uma prática. Yoga está além de algo que se possa simplesmente praticar ou “construir”, sendo algo que realmente se possa experienciar! Uma simples e verdadeira experiência do agora, e agora, é a presença integral no presente momento.

Assim, fica claro que, ao estar consciente do estado atual do corpo e do entorno, incluindo o clima e todo o contexto que envolve a vida e o universo em si, naturalmente a relação de resposta com o meio correspondente será de uma tamanha sensibilidade, permitindo-nos manter uma relação refinada para cada ação em sua singularidade.

Desta forma surge a medicina yogi, codificada como o Ayurveda, e traduzida muitas vezes como conhecimento da vida, ou seja, formas e fórmulas, muitas delas simples, já experienciadas antes, “catalogadas” e passadas a gerações, como ações que nos auxiliam a relembrar e reconectar nosso eixo de harmonia e equilíbrio. São as ações que nascem da simplicidade e precisão das ações conscientes, ou seja, você em Yoga pratica Ayurvedadiante da vida e suas circunstâncias.

Através das diferentes interpretações e codificações que se originaram na tradição védica, podemos também afirmar que: “O Ayurveda é o ramo curativo da ciência yogi. O Yoga, por sua vez, é o aspecto espiritual doAyurveda. O Ayurveda é o ramo terapêutico do Yoga.” (David Frawley).

Tanto o Yoga quanto o Ayurveda afirmam que existe uma “unidade interativa” entre o corpo, a mente e o universo, uma inteligência que está sempre presente, em todas as manifestações. Através da afinidade dessa “visão integrativa” que ambas culturas defendem, é possível perceber e valorizar suas respectivas ferramentas práticas que hoje estão muito acessíveis e facilitam a nossa relação com o ato de resgatar o nosso próprio estado natural (livre de qualquer limitação), o qual é também o objetivo dos Vedas, ponto de origem dessas duas ciências. Na realidade, quando falamos de Yoga como experiência, podemos ver que: “tudo na vida é Yoga, na medida em que toda vida tem como objetivo consciente ou inconsciente a reintegração com o cosmos”. (Márcia De Luca).

O Ayurveda é um lindo universo que nos proporciona formas de grande sabedoria para permanecermos saudáveis, e assim, prolongarmos a vida de nossas células, órgãos e mente, mantendo nosso corpo vivo em seu alto potencial, disposto a devorar a ignorância que nos é intrínseca em vida, dando lugar em nossas mentes e vidas àsabedoria e felicidade, consequentemente, contagiando e criando uma atmosfera consciente em todo o nosso corpo e em nossa volta, proporcionando saúde a todo nosso Ser. Para atingir nossa saúde perfeita, é necessária a preservação do estado natural e equilibrado de nosso corpo e mente.

O Ayurveda é uma dessas ciências que nos proporciona bases sólidas de conhecimento que ligam a teoria e a prática da ciência nutricional (um dos maiores focos dentro do Ayurveda, afinal, o que colocamos para dentro forma nossos corpos e mentes), às ciências fisiológicas, mentais e espirituais, nos presenteando com sua filosofia de autoconhecimento.

Yoga e Ayurveda são sinônimos de verdadeiro conhecimento prático e universal, fontes de inspiração e que ultrapassam as barreiras dos ‘pré-conceitos’ e de qualquer tipo de doutrina; são formas simples que nos mantêm firmes no dharma e em harmonia no caminho da luz do conhecimento, além de permitir que permaneçamos com saúde, em um estado interno de paz e plenitude. Nesse caso, o Ayurveda é realmente a natural ação que surge de uma pessoa consciente, um yogi.

Harih Om! Tudo de Bom para todos nós. Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes. ॐ Namastê _/_


Visite o blog do Alecrim:
alecrimterra.blogspot.com

Rāmāyāna

O Rāmāyāna numa Casca de Noz

Alecrim Correia em Conheça, Dharma Hindu
  ·   11 mins de leitura

Uma resposta para “Ayurveda e Yoga”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *