Prāṇāyāma, Pratique

Bhramāri Prāṇāyāma, o Respiratório do Vôo da Abelha

Bhramārī é um dos exercícios mais eficientes de retração dos sentidos. A retração dos sentidos é o passo prévio e essencial para realizar os estados profundos da meditação

· 2 minutos de leitura >
Bhramāri

Bhramāri é um prāṇāyāma, um respiratório do Yoga, mas é igualmente um dos exercícios mais eficientes de retração dos sentidos, pratyāhāra. A retração dos sentidos é o passo prévio e essencial para realizar os estados profundos da meditação.

Este respiratório aumenta dramaticamente os níveis de óxido nítrico no sangue. O óxido nítrico é uma molécula segregada pelo nosso próprio organismo que está vinculada com as respostas de defesa do sistema imunológico.

Ou seja, quanto mais praticarmos este exercício, mais iremos fortalecer o sistema imunológico.

Bhramāri: como proceder

A técnica é muito simples. Veja a descrição que aparece na Haṭhayoga Pradīpikā (II:68), um dos textos clássicos da prática avançada de Haṭha:

“Inspire rápida e vigorosamente, produzindo um som reverberante, semelhante ao zumbido do zangão. Expire muito lenta e suavemente, com um som parecido ao zumbido da abelha.”

Sente-se numa posição de meditação, mantendo a espinha ereta e os olhos fechados, sem contrair a musculatura de rosto nem tensionar as costas.

Eleve os braços e coloque as mãos sobre a cabeça, obstruindo firmemente os canais auditivos com os polegares.

Bhramāri

A respiração deve fluir sem interrupções. Não é aconselhável fazer retenções.

O som a que se refere o texto acima é um murmúrio, como se pronunciássemos a letra m de forma baixa e contínua, imitando o som do vôo de uma abelha.

Comece a emitir o som na exalação, concentrando-se nele e sentindo como vibra no interior da caixa craniana. Escute os sons do seu próprio corpo durante a inspiração.

Se, após alguns ciclos você começar a sentir os braços cansados, descanse as mãos sobre os joelhos enquanto estiver inspirando, e volte a colocá-las nos ouvidos quando for exalar, continuando assim até o fim do exercício.

Melhor ainda é usar o yogadaṇḍa, um suporte de madeira em forma de letra t onde você apoia os cotovelos para poder ficar por mais tempo na postura sem sofrer.

bhramari

Faça isto até completar 20 fôlegos, procurando perceber os sons sutis, que vibram no interior do seu corpo.

Após alguns minutos, você irá perceber como, naturalmente, os seus pensamentos se detém na contemplação deste som.

Começamos assim por recolher o sentido da audição e voltá-lo para o interior, prestando atenção aos sons internos.

O tempo ideal de prática oscila entre dez e quinze minutos.

Bhramāri clarifica as ideias e reduz aquele falatório incessante da mente. É um excelente preparatório para os exercícios de concentração.

Este exercício acaba com o mau humor, ativa o sistema nervoso e tonifica o aparelho respiratório.

Também é um excelente preparatório para os exercícios de concentração e meditação.

॥ हरिः ॐ ॥

Atenção, por favor

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa aprimorar sua técnica e sua prática pessoal.

No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar eventuais lesões.

O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos.

॥ हरिः ॐ ॥

Veja aqui uma interessante pesquisa científica sobre os efeitos deste prāṇāyāma sobre as funções pulmonares.

Conheça e pratique
outros prāṇāyāmas aqui

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

3 respostas para “Bhramāri Prāṇāyāma, o Respiratório do Vôo da Abelha”

  1. Grande Ser Humana, muito agradecido pelas suas intervenções na minha vida… NAMASKARA.

  2. Olá! Vejo em muitos lugares, indicações de 5 a 10 respirações. O texto fala em 10 a 15 minutos. Teria alguma consideração sobre isso? Desde já agradeço! És sempre muito prestativo, sempre que quero pesquisar alguma coisa é uma fonte certa!

  3. Caro mestre Pedro, só tenho a agradecer por todos seus ensinamentos. Dias atrás experimentei pela primeira vez esta técnica e gostei muito. Fui pesquisar e cai aqui.Isto só me fez relembrar e reforçar todos os ensinamentos. Om Shanti, Karol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *