Começando, Pratique

O que é o Yoga?

O Yoga vai muito além de uma forma de exercício físico: é uma visão libertadora que se aplica através de um modo de vida saudável. 

· 1 minutos de leitura >
autoconhecimento

O Yoga é um ensinamento prático que surgiu na Índia há milhares de anos e tem como objetivo fundamental mostrar ao ser humano que ele já é pleno e livre de limitações. Seu objetivo secundário é promover a integraçõ e harmonia entre o corpo, as emoções e os pensamentos. Portanto, o Yoga vai muito além de uma forma de exercício físico: é uma visão libertadora que se aplica através de um modo de vida saudável. 

A palavra Yoga deriva do sânscrito yuj e significa “união”. Essa união é alcançada através da integração de diferentes elementos: princípios éticos (yama e niyama), posturas físicas (āsanas), exercícios de respiração (prāṇāyāma), técnicas de meditação (dhyāna) e relaxamento (yoganidrā), dentre outras.

No Yoga, o corpo é considerado um instrumento fundamental para o autoconhecimento. Por meio das posturas físicas fortalecemos e flexibilizamos o corpo, libertamos tensões e aumentamos a vitalidade. Além disso, as posturas ajudam a desenvolver a consciência corporal e a concentração, preparando-nos para a prática da meditação.

O Yoga enfatiza a importância da respiração consciente. Através das técnicas de respiração, aprendemos a ativar o fluxo de energia vital e desfazer bloqueios. Isso traz enormes benefícios para a saúde física e mental, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse, harmonizando as emoções e promovendo a calma e a paz interior.

A meditação é uma parte fundamental do Yoga: ao nos distanciar compassivamente de pensamentos e emoções, conhecemos a nós mesmos, lidamos melhor com desejos e sentimentos e vivenciamos serenidade e clareza mental. A prática regular da meditação traz inúmeros benefícios, como redução da ansiedade, aumento da concentração e melhoria da qualidade do sono.

O ensinamento nos convida a refletir sobre os nossos próprios valores, atitudes, ações e propósito de vida. Através dos dez princípios éticos buscamos viver de forma consciente, respeitando a nós mesmos, aos demais e ao meio ambiente.

O Yoga é uma prática inclusiva, adaptável a todas as idades e condições físicas. Não é necessário ter flexibilidade ou força para começar, pois o Yoga é um caminho de autodescoberta e crescimento pessoal. Cada pessoa avança em seu próprio ritmo, respeitando seus limites e necessidades individuais.

Em resumo, o Yoga é muito mais do que fazer sequências de posturas. É uma jornada em direção ao autoconhecimento, à integração das nossas potencialidades e ao equilíbrio entre corpo, emoções e pensamentos. É um convite para vivermos de forma mais consciente, presentes e em harmonia com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor. Seja qual for o motivo pelo qual você busca o Yoga, quando começar a praticar, ele trará benefícios profundos para a sua vida.

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *