Āsana, Pratique

Urdhvamukha svanasana, a posição do cachorro olhando para cima

Esta é uma das mais importantes posturas do Hatha Yoga. Ela faz parte do surya namaskar, a Saudação ao Sol, embora seja igualmente um ásana que se faz independentemente dessa seqüência.

Escrito por Pedro Kupfer · 1 mins de leitura >

Tradução do nome desta postura:

urdhva = para cima, mukha = rosto, face, svana = cachorro ==>
postura do cachorro olhando para cima

Vyasa, o mais importante comentarista de Patañjali, disse que ‘o asana torna-se perfeito quando desaparece o esforço por realizá-lo, de forma que não haja mais movimentos no corpo. Igualmente, sua perfeição cumpre-se quando a consciência transforma-se em infinito, isto é, quando faz da idéia do infinito o seu próprio conteúdo.’

Dicas de execução:

Se você não tiver intimidade com a prática do surya namaskar (saudação ao sol), inicie o urdhva mukha shvanasana a partir do chão.

Faça os bandhas do períneo e do abdômen, mula e uddiyana bandha.

Os dorsos dos pés estão separados na largura dos quadris, apoiados no chão, paralelos entre si, e alinhados com as canelas.

Perceba os pontos de contato e a pressão das mãos no chão, que deve ser uniforme. Mantenha os metacarpos firmemente apoiados no tapetinho.

Relaxe os glúteos para manter espaço na região lombar. O cóccix aponta para o chão, e não para os calcanhares. Assim, você evita comprimir as vértebras lombares.

Priorize, portanto, a extensão da região dorsal, e não a da região lombar.

Mantenha o esterno voltado para frente e para cima.

A pele dos ombros deve ficar girada para trás, em direção às escápulas.

Evite largar o peso da cabeça para trás, enrugando a pele da nuca e colocando em risco as articulações cervicais.

Os quadris e os ombros ficam paralelos ao chão.

O cóccix volta-se em direção ao chão, em posição neutra.

O osso pubiano está voltado para frente. Reduza a distância entre ele e o umbigo, fazendo uddiyana e mula bandha.

Coloque o músculo serrátil para dentro e para cima, recolhendo o umbigo em direção às vertebras dorsais.

Mantenha a compressão da língua no alto do palato mole (khechari mudra) e coloque a atenção na região da garganta.

Atenção:

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa aprimorar sua técnica e sua prática pessoal. No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões. O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos.

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Uma resposta para “Urdhvamukha svanasana, a posição do cachorro olhando para cima”

  1. Olá, pessoal!

    Quero deixar meu comentário sobre esse site e dizer que, como professora, ou mesmo para quem quer se aprofundar nos asanas, não existe nada melhor do que esse site aqui. Sinto que o Pedro compartilha seus conhecimentos com sabedoria. Ninguém perde por passar conhecimentos para os outros, porque eles são universais.

    Eu vejo os asanas, a explicação de como executar e também sobre a postura e seus benefícios… tudo muito rico e de excelente qualidade. Parabéns! A energia que vem é muito especial! Vou me programar para estar aí participando de algum evento com vocês.

    Abraços,

    Namaste.

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