Nesta técnica, você adquire a capacidade de retrair o sentido da visão, fechando-se aos estímulos externos, que alimentam a atividade mental através do olhar, e desenvolvendo a visão interior.
Sentado relaxadamente na sua posição de meditação, mantendo as costas eretas, deixe uma das suas mãos no colo, e coloque a outra sobre o seu rosto. Mantenha os olhos fechados e apoie com firmeza, porém sem força nem tensão, o polegar e o dedo médio da mão dos lados de fora dos globos oculares, obrigando-os a se dirigirem para o ponto entre as sobrancelhas, o trikuti. A base do dedo indicador poderá apoiar-se neste ponto, para facilitar a concentração.
Permaneça durante um bom tempo pressionando os olhos desta forma. Quando sentir o braço cansado, ou um certo desconforto, retire a mão, mas permaneça ainda atento àquela sensação de luminosidade no interior da cabeça. Abstraia-se nesta contemplação, ainda depois de cessar a pressão nos olhos.
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos
Janela luz preciosa Wagner xavier