Meditação, Pratique

Micro Meditação Matinal em 28 Segundos

Esta breve prece serve para lembrar do privilégio que é termos esses incríveis órgãos de ação que são as nossas mãos, e do ainda maior privilégio que é sermos dotados de livre arbítrio para poder usá-las.

· 2 mins de leitura >
meditação matinal

Meditação Matinal Tridevī
Prece para as Três Deusas
॥ कराग्रे वसते लक्ष्मी ॥
Karāgre vasate Lakṣmī ॥ 

कराग्रे वसते लक्ष्मी । करमध्ये सरस्वती । 
करमूले स्थिता गौरी । मंगलं करदर्शनम् ॥ 

karāgre vasate Lakṣmī | karamadhye Sarasvatī | 
karamūle sthitā Gaurī | maṅgalaṁ karadarśanam || 

Lakṣmī, a abundância, está alojada nas pontas dos dedos,
Sarasvatī, a ciência e o conhecimento, está nas palmas,
Gaurī (Pārvatī), a força transformadora, está firme nos punhos:
É auspicioso olhar para as mãos [e lembrar do privilégio de tê-las].

karāgre = na extremidade das mãos, i.e., os dedos; vasate = acolhida, alojada, abrigada; Lakṣmī = a deusa da abundância; karamadhye = o centro das mãos, i.e., as palmas; Sarasvatī = a deusa da sabedoria; karamūla = na base das mãos, i.e., os punhos; sthitā = firme; Gaurī = a deusa da força; maṅgalaṁ = auspicioso; karadarśanam = olhar para as mãos.

Este śloka deve ser feito pela manhã. Ao acordar, sentamos na cama por um breve momento e fazemos esta recitação. No início, durante a recitação das três primeiras linhas, com os olhos fechados, colocamos a atenção sucessivamente nos dedos, depois nas palmas e depois nos punhos. 

Na quarta linha, abrimos os olhos e olhamos para as nossas mãos. Na continuação, refletimos por uns segundos no significado do śloka e depois ao sair da cama, nos preparamos para ter um ótimo dia e para com muita disposição aquilo que tivermos para fazer. 

O śloka nos ajuda a compreender a conexão entre o corpo e a fonte da vida que o anima. Essa fonte é a Consciência Ilimitada.

No início desta meditação matinal, ao trazer o pensamento para os dedos das mãos, em primeiro lugar, invocamos Lakṣmī, a força do feminino na forma da abundância e da beleza. Os dedos estão vinculados com ela, pois as suas capacidades nos possibilitam construir e realizar tudo o que fazemos.

Em seguida invocamos a presença de Sarasvatī nas palmas das mãos. Sarasvatī, a deusa das ciências e da sabedoria, pois o conhecimento que ela encarna e representa é o que nos move em direção às ações, através do uso do livre arbítrio e da capacidade de fazer escolhas. As palmas representam o livro aberto que é a própria vida.

Depois, levamos a atenção para os punhos. Aqui está a força, o que naturalmente nos remete à dourada, Gaurī, a deusa da força. Sem energia, não poderíamos nem sequer mover as mãos. Gaurī, também chamada Pārvatī, representa essa força vital essencial.

Assim, as três deusas representam conjuntamente a criação, o sustento e a transformação da vida. Elas são as śaktis, as energias/esposas de Brahmā, Viṣṇu e Śiva, respectivamente. Esses três poderes das śaktis estão, literalmente, nas nossas mãos.

Em suma, esta breve meditação matinal serve para lembrar do privilégio que é termos esses incríveis órgãos de ação que são as nossas mãos, e do ainda maior privilégio que é sermos dotados de livre arbítrio para poder usá-las.

Assim, ao acordar, levantemos, tomemos consciência disso e brilhemos. Fiquemos gratos pelo fato de termos mãos e também por tudo aquilo que nos permitem realizar.

नमस्ते Namaste. 

॥ हरिः ॐ ॥

Conheça aqui outras
técnicas de meditação

Pedro nasceu no Uruguai, 56 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

Relaxe e Durma Bem: Masterclass

Pedro Kupfer em Pratique, Relaxamento
  ·   1 mins de leitura
sādhana

Sādhana Pañcakam

em Mantra, Pratique
  ·   22 mins de leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.