Conheça, Dharma Hindu

O que é Nadabrahma?

O mais sutil dos elementos é o espaço. Cada um dos cinco elementos está associado com um sentido. Esse som, nāḍābrahma, é o atributo do elemento espaço, ākāśa. E o som, que se propaga no espaço, é chamado Oṃ.

· 1 mins de leitura >

p.p1 {margin: 12.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 19.0px ‘Gandhari Unicode’}

Esta palavra, por algum motivo, tornou-se popular, mesmo sem as pessoas saberem ao certo o que ela significa.

Nos śāstras há uma base para ela: Brahman, na forma do tempo-espaço, manifesta um nāḍā, um som supersutil.

O mais sutil dos elementos é o espaço. Cada um dos cinco elementos está associado com um sentido. Esse som, nāḍābrahma, é o atributo do elemento espaço, ākāśa. E o som, que se propaga no espaço, é chamado Oṃ.

O ritmo da criação, bem como o da dissolução do universo, no fim de cada era cósmica, acontece na forma de música.

Essa música é chamada nāḍābrahma. Alguns compositores tiveram alguns insights muito grandes em relação a isso e daí surgiu uma forma de Yoga chamada Nāḍā Yoga.

A música é como um tapete, feito com muitos fios e fibras entrelaçados, de cores variadas, que formam desenhos geométricos no espaço antes de darem lugar ao silêncio.

Um músico é como um tecelão que desenha sons no espaço vazio, e nos comove.

O instrumento mais grandioso é a voz humana, pois é o único que pode articular palavras, evocar rasa e bhāvana, os sentimentos, e ainda, transmitir uma mensagem.

Os outros instrumentos não conseguem fazer isso. Os stotrams, bhajans e kīrtans são sabedoria transmitida em forma de som. A música e o Vedānta sempre andaram de mãos dadas.


Transcrição de uma palestra dada no dia 12 de março de 2011. Tradução de Pedro Kupfer.

Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.

2 respostas para “O que é Nadabrahma?”

  1. Quando o silêncio tira as sábias palavras para dançar,
    no Espaço das possibilidades criam-se fios acariciando os ouvidos….
    a orelha…..labirinto musical de Ariadne, ouvindo o chamado do Deus !!!
    MÚSICA!!!As sábias cores da Beleza harmônica,
    Vibrando no Espaço do Coração
    …Ommmmmmmmm
    Gratidão
    Namaste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *