Vedānta é a solução para o problema que surge quando me vejo como um mortal imperfeito, sujeito a várias limitações. Essa é a conclusão à qual cada indivíduo chega ao julgar precipitadamente.
Vedānta é o ensinamento que resolve este problema. Nessa visão, você é a solução para o problema que você sofre. “Eu sou Brahman, a totalidade ” é Vedānta. Portanto, Vedānta é a solução.
Como funciona?
Vedānta não oferece uma solução. A solução é o Vedānta. Onde quer que haja uma solução, essa solução é o Vedānta. A solução só pode ser na forma de “Eu sou a totalidade. Eu sou livre.”
Qualquer coisa que se revela neste pedaço particular de conhecimento é Vedānta, é o que se pode dizer. Porque Vedānta é o conhecimento encontrado no final dos Vedas e é chamado Vedānta (anta quer dizer “fim”).
O Veda é um corpo de conhecimento proferido de uma geração para outra. Ele não tem autoria, uma vez que não foi dada autoria a qualquer indivíduo.
É um corpo de conhecimento que foi revelado aos antigos sábios que, por sua vez, foi entregue para a próxima geração, que o entregou para a próxima e assim por diante, até ao nosso tempo.
Esta linhagem é chamada karṇaparamparā em sânscrito, que significa “tranmissão de [boca a] ouvido”. O conhecimento é ouvido através de um par de orelhas e por ter sido preservado é passado para outro par de orelhas e desta forma, todo o Veda é mantido intacto.
O Veda é dividido em quatro volumes: Ṛg, Yajur, Sāma e Athārva. Estes quatro Vedas são novamente divididos em duas partes, separadas por assunto. A primeira parte de cada um dos Vedas é chamada de karmakaṇḍa. A última parte é chamada jñānakaṇḍa.
Karmakaṇḍa é a seção que trata de rituais e orações, enquanto o jñānakaṇḍa lida apenas com realidades – a natureza do eu, o mundo e Deus; como esses três estão interligados e se existe uma diferença entre eles ou não.
Este conhecimento das realidades liberta a pessoa porque a visão védica é que você é a totalidade e não há diferença alguma entre você, o mundo e Deus.
O ensino é geralmente na forma de um diálogo entre professor e aluno. Um diálogo particular, ou vários diálogos juntos, compõem uma Upaniṣad.
Portanto, Vedānta é também conhecido como Upaniṣad, que forma o corpo de conhecimento e que é a solução para o problema humano fundamental.
E é por isso que não dizemos que o Vedānta oferece a solução. Nós dizemos que a solução é o Vedānta porque a solução está na forma de conhecimento, que é o Vedānta. Om tat sat.
॥ हरिः ॐ ॥
Quem é Swāmi Dayānanda?
Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.
Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde líderes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.
Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.
No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.
Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.
Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades.
Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.
॥ हरिः ॐ ॥
Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.
Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.
Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.
No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.
Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.
Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.
É tudo que eu preciso! Queria aplicar em minha vida!
Hari Om.
Gosto muito desse site e uso para meus estudos!
Agradeço a todos os que possibilitam o acesso!
As salamu alaikum, amigos!
Muito bom esse texto. Mais claro, impossível! Estou escrevendo porque quis elogiar o site. É muito bonito, com uma energia ótima! E tem essa clareza e simplicidade que vem de quem está habituado a buscar a verdade em tudo, sempre a mais construtiva das atitudes.
Vocês devem saber que as verdades enunciadas pelo Vedanta são esotéricas nos monoteísmos semitas, claro. No entanto, estão todas elas presentes. É uma alegria imensa perceber o que Fritjhof Schuon chamava de “a unidade transcendente das religiões”! Possamos todos atingir esse conhecimento, o mais alto e digno desse nome!
Feliz 2012 para todos!
Namastê
Om tat sat!!!!