Existem, grosso modo, dois sistemas diferentes de nomenclatura para designar os asanas e demais exercícios do Hatha Yoga: um utilizado no norte e outro no sul da Índia.
A tradição do norte da Índia, na planície do rio Ganges, tem como base os textos medievais do Hatha Yoga tântrico: Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita e Shiva Samhita. A nomenclatura usada nestas escrituras permanece vigente nos ensinamentos de Swami Sivananda, de Rishikesh, e seus discípulos, como Swami Satyananda e Swami Vishnudevananda.
A segunda grande corrente tradicional, do sul, nasceu e se desenvolveu na região do antigo reino de Mysore, hoje o estado de Kanara. Os grandes divulgadores dessa tradição e, conseqüentemente, da maneira de designer as posturas, foram T. Krishnamacharya e seus discípulos, B. K. S. Iyengar, P. Jois, Indra Devi e T. Desikachar.
Cada um desses sistemas desenvolveu sua própria maneira de designar os diferentes exercícios, havendo alguns pontos de contato e muitas diferenças entre eles.
Para compreender os nomes das posturas e as demais práticas do Yoga, que são muitas vezes descritivas, é preciso dividirmos esses nomes em suas diversas partes. Ao compreender os significados dos prefixos e sufixos, a descrição da postura torna-se evidente. Apresentamos aqui uma lista (incompleta), mas que combina as nomenclaturas de ambas as tradições. Os nomes aparecem em ordem alfabético para que o leitor possa identificá-los mais facilmente. Para tanto, dividimos esses nomes em oito sub-grupos, de acordo com a seguinte classificação:
1. partes do corpo,
2. posicionamentos do corpo,
3. ações do corpo,
4. números e quantidades,
5. deuses, reis e sábios,
6. reino animal,
7. reino vegetal,
8. outros.
Como bons observadores da natureza, os yogis que elaboraram o sistema de Hatha Yoga nomearam os diversos exercícios com base no que viam em seu cotidiano, e na cultura onde viviam. Assim aparecem, nas duas tradições acima citadas, muitos nomes que fazem referência a plantas, animais, reis lendários, deuses, yogis e sábios vêdicos (rishis).
Partes do corpo
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
anga ==> parte, membro ==> sarvangasana
shava ==> cadáver ==> shavasana
bhuja ==> ombro ou braço ==> bhujapidasana
hasta ==> mão ==> padahastasana
janu ==> joelho ==> janushirshasana
jathara ==> estômago, barriga ==> jathara parivartanasana
kapala ==> crânio ==> kapalabhati
karna ==> ouvido, orelha ==> karnapidasana
loma ==> pêlo, cabelo ==> anuloma pranayama
merudanda ==> coluna vertebral ==> merudandasana
mukha ==> rosto ==> adhomukha shvanasana
nadi ==> canais energéticos ==> nadi shodhana
pada ==> pé, caminho ==> ekapada shirshasana
padangushtha ==> ponta do pé ==> padangushthasana
parshva ==> lado, flanco ==> parshvakonasana
prana ==> respiração, força vital ==> pranayama
shirsa ==> cabeça ==> shirshasana
Posicionamentos do corpo
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
a ==> perto, proximidade ==> akarna dhanurasana
adho ==> para baixo ==> adhomukha shvanasana
bahya ==> externo ==> bahya kumbhaka
baddha ==> ligado, amarrado, restrito ==> baddhakonasana
baddha ==> preso, restringido ==> baddhakonasana
kona ==> ângulo ==> baddhakonasana
pashchima ==> costas, oeste ==> pashchimottanasana
paripurna ==> inteiro, completo ==> paripurna navasana
paripurna ==> completo ==> paripurna matsyendrasana
parivartana ==> girar, torcer ==> jathara parivartanasana
parivritta ==> torcido ==> parivritta janushirshasana
parshva ==> lateral ==> parshva kukkutasana
prasarita ==> estendido, expandido ==> prasarita padottanasana
purva ==> frente, leste ==> purvottanasana
salamba ==> com apoio ==> salamba shirshasana
sa ==> com ==> salamba sarvangasana
sama ==> simétrico, igual ==> samakonasana
supta ==> deitado ==> supta padmasana
tan ==> alongado ==> uttanasana
urdhva ==> elevado ==> urdhvamukha shvanasana
uddiyana ==> vôo ascendente ==> uddiyana bandha
upavishtha ==> sentado ==> upavishtha konasana
uttihita ==> estendido ==> uttihita trikonasana
viparita ==> contrário, invertido ==> viparita karani
Ações do corpo
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
alamba ==> apoio ==> salamba sarvangasana
anuloma ==> regular, gradual ==> anuloma pranayama
bandha ==> fecho, contração ==> mulabandhasana
bhati ==> brilho, luz ==> kapalabhati
bherunda ==> nome de um pássaro ==> bherundasana
jaya ==> vitória, conquista ==> ujjayi pranayama
lola ==> tremor ==> lolasana
shodhana ==> purificação, limpeza ==> nadi shodhana
pida ==> pressão ==> karnapidasana
pratiloma ==> a contra pêlo ==> pratiloma pranayama
sama ==> simétrico, igual ==> samasthiti
ut ==> intensidade ==> utkatasana
utkata ==> poderoso, feroz ==> utkatasana
uttana ==> alongamento intenso ==> uttanasana
viloma ==> a contra pêlo ==> viloma pranayama
visama ==> irregular, difícil ==> visamavritti pranayama
vritti ==> ação, movimento ==> samavritti pranayama
Números e quantidades
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
ashta ==> oito ==> ashtanga namaskarasana
ardha ==> meio ==> ardha shalabhasana
chatur ==> quatro ==> chaturanga dandasana
dva ==> dois ==> dvapada shirshasana
eka ==> um ==> ekapada sarvangasana
laghu ==> pequeno ==> laghuvajrasana
maha ==> grande ==> maha bhujangasana
sarva ==> tudo, inteiro ==> sarvangasana
tri ==> três ==> trikonasana
ubhaya ==> ambos ==> ubhaya padangushthasana
Deuses, reis e sábios
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
ashtavakra ==> ‘oito deformidades’. Nome do mestre do rei Janaka ==> ashtavakrasana
bhairava ==> ‘terrível’, nome do deus Shiva ==> bhairavasana
buddha ==> ‘desperto’. Uma encarnação de Vishnu ==> buddhasana
galava ==> um discípulo de Vishvamitra ==> galavasana
garuda ==> deus-águia, montaria de Vishnu ==> garudasana
goraksha ==> ‘protetor das vacas’, nome de um yogi ==> galavasana
hanuman ==> deus-mono, filho do vento ==> hanumanasana
kapila ==> fundador da escola de filosofia Samkhya ==> kapilasana
kashyapa ==> filho do sábio Marichi ==> kashyapasana
koundinya ==> fundador da linhagem Koundinya ==> koundinyasana
krishna ==> ‘negro’, encarnação de Vishnu ==> krishnasana
marichi ==> filho de Brahma, o deus criador ==> marichyasana
matsyendra ==> ‘senhor dos peixes’, nome de um yogi ==> matsyendrasana
nataraja ==> ‘senhor da dança’, um nome de Shiva==> natarajasana
raja ==> rei, real ==> rajakapotasana
siddha ==> perfeição, ser divino ==> siddhasana
skanda ==> filho de Shiva, deus da guerra ==> skandasana
trivikrama ==> nome de um rei ==> supta trivikramasana
vira ==> herói ==> virasana
Fantástico Pedro. Hari Om
Muitoo bom este artigo mostrou de forma simplificada estou aprendendo sobre yoga foi muito util ajudou.
Sensacional. MUITO obrigada por compartilhar.
OBRIGADA! realmente foi um achado encontrar esta informação tao pratica!
Obrigada, obrigada, obrigada… Que Deus te Ilumine!!!
Aprendi muito com essa matéria…
Eu não conseguia gravar o nome das posturas, AGORA vou conseguir… Obrigada,
obrigada, obrigada, obrigada…………