Existem, grosso modo, dois sistemas diferentes de nomenclatura para designar os āsanas e demais exercícios do Haṭha Yoga: um utilizado no norte e outro no sul da Índia.
A tradição do norte da Índia, na planície do rio Ganges, tem como base os textos medievais do Hatha Yoga tântrico: Haṭhayoga Pradīpikā , Gheraṇḍa Saṁhitā e Śiva Saṁhitā.
A nomenclatura usada nestas escrituras permanece vigente nos ensinamentos de Swāmi Śivānanda, de Rishikesh, e seus discípulos, como Swāmi Satyānanda e Swāmi Viṣṇudevānanda.
A segunda grande corrente tradicional, do sul, nasceu e se desenvolveu na região do antigo reino de Mysore, hoje o estado de Karṇataka.
Os grandes divulgadores dessa tradição e, conseqüentemente, da maneira de designar as posturas, foram T. Krishnamacharya e seus discípulos, B. K. S. Iyengar, P. Jois, Indra Devi e T. Desikachar.
Cada um desses sistemas desenvolveu sua própria maneira de designar os diferentes exercícios, havendo alguns pontos de contato e muitas diferenças entre eles.
Para compreender os nomes das posturas e as demais práticas do Yoga, que são muitas vezes descritivas, é preciso dividirmos esses nomes em suas diversas partes.
Ao compreender os significados dos prefixos e sufixos, a descrição da postura torna-se evidente. Apresentamos aqui uma lista (incompleta), mas que combina as nomenclaturas de ambas as tradições.
Os nomes aparecem em ordem alfabético para que o leitor possa identificá-los mais facilmente. Para tanto, dividimos esses nomes em oito sub-grupos, de acordo com a seguinte classificação:
1. partes do corpo
2. posicionamentos
3. ações do corpo
4. números e quantidades
5. deuses, reis e sábios
6. reino animal
7. reino vegetal
8. atitudes e vivências
9. objetos feitos pelo homem
10. objetos e qualidades naturais
Como bons observadores da natureza, os yogis que elaboraram o sistema de Hatha Yoga nomearam os diversos exercícios com base no que viam em seu cotidiano, e na cultura onde viviam.
Assim aparecem, nas duas tradições acima citadas, muitos nomes que fazem referência a plantas, animais, reis lendários, deuses, yogis e sábios vêdicos (rishis).
1. Nomes das partes do corpo
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
aṅga ==> parte, membro ==> sarvaṅgāsana
śava ==> cadáver ==> śavāsana
bhuja ==> ombro ou braço ==> bhujapidāsana
hasta ==> mão ==> pādahastāsana
jānu ==> joelho ==> januśīrṣāsana
jathāra ==> estômago, barriga ==> jathāra parivartanāsana
kapāla ==> crânio ==> kapalabhāti
karṇa ==> ouvido, orelha ==> karṇapidāsana
loma ==> pêlo, cabelo ==> anuloma prāṇāyāma
merudaṇḍa ==> coluna vertebral ==> merudaṇḍāsana
mukha ==> rosto ==> adhomukha śvānāsana
nāḍī ==> canais energéticos ==> nāḍī śodhāna
pāda ==> pé, caminho ==> ekapāda śīrṣāsana
pādāṅguṣṭha ==> ponta do pé ==> pādāṅguṣṭhāsana
parśva ==> lado, flanco ==> parśvakonasana
prāṇa ==> respiração, força vital ==> prāṇāyāma
śīrsa ==> cabeça ==> śīrṣāsana
2. Posicionamentos do corpo
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
a ==> perto, proximidade ==> akarṇa dhanurāsana
adho ==> para baixo ==> adhomukha śvānāsana
bahya ==> externo ==> bahya kūṁbhaka
baddha ==> ligado, amarrado, restrito ==> baddhakoṇāsana
baddha ==> preso, restringido ==> baddhakoṇāsana
koṇa ==> ângulo ==> baddhakoṇāsana
paścima ==> costas, oeste ==> paścimottānāsana
paripūrṇa ==> inteiro, completo ==> paripūrṇa navāsana
pūrṇa ==> completo ==> pūrṇa matsyendrāsana
parivartana ==> girar, torcer ==> jathāra parivartanāsana
parivritta ==> torcido ==> parivritta januśīrṣāsana
parśva ==> lateral ==> parśva kukkuṭāsana
prasarīta ==> estendido, expandido ==> prasarīta padottānāsana
pūrva ==> frente, leste ==> pārvottanāsana
salamba ==> com apoio ==> salamba śīrṣāsana
sa ==> com ==> salambasarvaṅgāsana
sama ==> simétrico, igual ==> samakoṇāsana
supta ==> deitado ==> suptapadmāsana
tan ==> alongado ==> uttanāsana
ūrdhva ==> elevado ==> ūrdhvamukha śvānāsana
uḍḍīyana ==> vôo ascendente ==> uḍḍīyanabandha
upavishtha ==> sentado ==> upavishtha konasana
uttihīta ==> estendido ==> uttihīta trikoṇāsana
viparīta ==> contrário, invertido ==> viparītakarāṇī
3. Ações do corpo
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
alamba ==> apoio ==> salamba sarvaṅgāsana
anuloma ==> regular, gradual ==> anuloma prāṇāyāma
bandha ==> fecho, contração ==> mulabandhāsana
bhāti ==> brilho, luz ==> kapālabhāti
bheruṇḍa ==> nome de um pássaro ==> bheruṇḍāsana
jaya ==> vitória, conquista ==> ujjayī prāṇāyāma
lola ==> tremor ==> lolāsana
śodhāna ==> purificação, limpeza ==> nāḍī śodhāna
pida ==> pressão ==> karṇapidāsana
pratiloma ==> a contra pêlo ==> pratiloma pranayama
sama ==> simétrico, igual ==> samasthitiḥ
uṭ ==> intensidade ==> uṭkatasana
uṭkata ==> poderoso, feroz ==> uṭkatāsana
uttāna ==> alongamento intenso ==> uttānāsana
viloma ==> a contra pêlo ==> viloma prāṇāyāma
visama ==> irregular, difícil ==> visamavṛtti prāṇāyāma
vṛtti ==> ação, movimento ==> samavṛtti prāṇāyāma
4. Números e quantidades
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
aṣṭa ==> oito ==> aṣṭāṅganamaskārāsana
ardha ==> meio ==> ardha śalabhāsana
catuḥ ==> quatro ==> caturāṅga daṇḍāsana
dva ==> dois ==> dvapāda śīrṣāsana
eka ==> um ==> ekapāda sarvaṅgāsana
lāghu ==> pequeno ==> lāghuvajrāsana
maha ==> grande ==> maha bhujangasana
sarva ==> tudo, inteiro ==> sarvaṅgāsana
tri ==> três ==> trikoṇāsana
ubhāya ==> ambos ==> ubhya padangushthasana
5. Deuses, reis e sábios
sânscrito ==> tradução ==> exemplo
aṣṭavakra ==> ‘oito deformidades’. Nome do mestre do rei Janaka ==> aṣṭavakrāsana
bhairāva ==> ‘terrível’, nome do deus Śiva ==> bhairavāsana
buddha ==> ‘desperto’. Uma encarnação de Viṣṇu ==> buddhāsana
galāva ==> um discípulo de Viśvāmitra ==> galāvāsana
garuśa ==> deus-águia, montaria de Viṣṇu ==> garuḍāsana
gorakṣa ==> ‘protetor das vacas’, nome de um yogi ==> gorakṣāsana
hanumāṇ ==> deus-mono, filho do vento ==> hanumāṇāsana
kapila ==> fundador da escola de filosofia Samkhya ==> kapilasana
kaśyapa ==> filho do sábio Mārici ==> kaśyapāsana
koundinya ==> fundador da linhagem Koundinya ==> koundinyāsana
kṛṣṇa ==> ‘negro’, encarnação de Viṣṇu ==> kṛṣṇāsana
marīci ==> filho de Brahma, o deus criador ==> marīcyāsana
matsyendra ==> ‘senhor dos peixes’, nome de um yogi ==> matsyendrāsana
natarāja ==> ‘senhor da dança’, um nome de Śiva ==> natarājāsana
rāja ==> rei, real ==> rājakapoṭāsana
siddha ==> perfeição, ser divino ==> siddhāsana
skanda ==> filho de Śiva, deus da guerra ==> skandāsana
trivikrama ==> nome de um rei ==> supta trivikramāsana
vīra ==> herói ==> vīrāsana
॥ हरिः ॐ ॥
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
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Fantástico Pedro. Hari Om
Muitoo bom este artigo mostrou de forma simplificada estou aprendendo sobre yoga foi muito util ajudou.
Sensacional. MUITO obrigada por compartilhar.
OBRIGADA! realmente foi um achado encontrar esta informação tao pratica!
Obrigada, obrigada, obrigada… Que Deus te Ilumine!!!
Aprendi muito com essa matéria…
Eu não conseguia gravar o nome das posturas, AGORA vou conseguir… Obrigada,
obrigada, obrigada, obrigada…………