Começando, Pratique

Quem é o dono do Yoga?

Nesta discussão em torno do assunto Educação Física x Yoga, parece que vamos acabar vendo o mesmo filme que o pessoal da Acupuntura está vendo em relação aos médicos que querem o monopólio dessa atividade.

· 2 minutos de leitura >

Nesta discussão em torno do assunto Educação Física x Yoga, parece que vamos acabar vendo o mesmo filme que o pessoal da Acupuntura está vendo em relação aos médicos que querem o monopólio dessa atividade.

Não se pode abrir uma fatia no mercado sem que apareçam logo os pretendentes a “dono” do negócio.

Gostaria de sugerir a reflexão em cima de uma abordagem que creio ainda não foi levantada: nem Yoga deve ser propriedade da Educação Física, nem esta tem nada absolutamente a ver com Yoga.

Tem a ver sim. Tem muito a ver até. Yoga também mexe com corpo e com reeducação corporal. Com ásanas estáticos, mas com movimento também. E com alongamento e com força. Vejam, por exemplo, Yoga Sukshma, Pavana Muktásana e Surya Namaskara.

Técnicas com forte trabalho de condicionamento físico – embora os professores de Yoga saibam muito bem que essas técnicas tem na verdade uma atuação muito mais ampla e profunda. Isso sem falar em Power Yoga e Yoga Fitness, que possuem uma tônica de trabalho corporal intenso, e também o Vinyoga que com as técnicas de vinyasa trabalha uma interessante “ginástica” em cima dos ásanas.

Yoga realmente tem muito a ver com a educação e com o físico. Mas por outro lado, o Yoga também é profundamente terapêutico, e como trabalha bastante os ossos, articulações e músculos, e ministra técnicas de cura corporal, de repente pode ser que apareça um professor de Yoga fisioterapeuta reclamando para a Fisioterapia o monopólio do Yoga

E aliás, com toda a razão, afinal a própria Yogaterapia acaba tendo uma função geralmente bastante fisioterápica – pelo menos no início do tratamento -, pois a demanda mais premente dos alunos/clientes acaba sendo quase sempre a questão física e o problema da dor.

E o que dizer então das demandas psicológicas e emocionais ? O Yoga, em sua natureza essencialmente holística, não atua também profundamente na psique e nas emoções? Será que também vai aparecer um professor de Yoga psicólogo que vai tentar ficar com o Yoga para a Psicologia?

Quem será, afinal, o dono do Yoga?

Os professores de Yoga – aqueles que conhecem Yoga porque estudaram Yoga, sem ter sido preciso necessariamente estudar Medicina ou Educação Física, Psicologia ou Fisioterapia (embora tenhamos estudado muito Anatomia, Fisiologia e Psicologia) – sabem muito bem que a principal característica do Yoga, fruto das profundas percepções dos sábios (rishis) do passado, é interagir sempre em todos os níveis do ser: físico, energético, emocional, psíquico e espiritual, e sempre simultaneamente do interno para o externo e do externo para o interno.

E os professores de Yoga sabem também, pelos motivos citados anteriormente, que o Yoga se interrelaciona multidisciplinarmente com todas as áreas do conhecimento humano.

Nós, professores de Yoga, também sabemos perfeitamente que Yoga não é tão somente um conjunto de técnicas. Educação Física é.

Yoga é um processo de autoconhecimento, de cura da doença fundamental – mãe de todas as doenças – que é avidya, a ignorância.

A grande diferença, e a fundamental diferença do Yoga para a Educação Física, é que para ser professor de Yoga tem-se que ser yogi 24 horas por dia. Yoga é filosofia de vida, é prática pessoal constante (abhyasa) do autodesenvolvimento integral.

Yoga é patrimônio da Humanidade. Não é propriedade de nenhuma área em especial, senão de todas.

Essa estória da Educação Física de “mexeu com o corpo e não está doente, é com a gente” não expressa toda a verdade, pois o Yoga, em seu caráter simultaneamente preventivo e curador, acolhe os que não estão e os que estão doentes.

Bem, espero que não acabe agora vindo algum professor de Yoga médico querendo também embolsar o Yoga para a Medicina…


Visite o site do professor Ernani Fornari em www.geocities.com/yogaterapia.

+ posts
alta performance

Alta Performance no Yoga?

Pedro Kupfer em Āsana, Pratique
  ·   6 minutos de leitura
1000 luas

1000 luas = 1 Vida = 4000 Semanas

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   45 segundos de leitura

2 respostas para “Quem é o dono do Yoga?”

  1. Concordo plenamente com o tema abordado. Sou Professor de Educação Física, praticante de Yoga, faço um Excelente Curso de formação em Yoga e acredito que o Yoga é um patrimônio da Humanidade. Não devemos questionar e nem se quer devemos tentar nos apropriar de algo que já tem donos, e estes donos somos todos nós. Jaya, meus amigos! Harih Om!!!

    1. Na medida em que praticamos Yoga, vamos nos tornando mais sábios, mais saudáveis fisicamente, mentalmente, espiritualmente. Passamos a ser donos de uma consciência mais profunda e de um auto conhecimento maior, mas jamais seremos donos do Yoga e nem tão pouco seremos donos de qualquer coisa. Somos participantes do que chamamos de humanidade, e tão somente. Namastê.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *