Āsana, Pratique

Sarvāṅgāsana, a inversão sobre os ombros

Sarvāṅgāsana é a inversão sobre os ombros, um dos āsanas fundamentais do Haṭha Yoga. Para iniciar, você pode colocar um cobertor dobrado em oito partes sob os ombros, fazendo uma plataforma firme para manter o pescoço fora do chão, proteger a região cervical e evitar o excesso de compressão nesta área. Deitado de costas, una as pernas e eleve-as sem impulso, juntas e estendidas, enquanto inspira fundo. Caso isso não seja possível, recolha as pernas em direção ao tórax e eleve-as verticalmente quando os joelhos estiverem por cima da linha do rosto.

Escrito por Pedro Kupfer · 2 mins de leitura >
sarvangasana

Sarvāṅgāsana é a inversão sobre os ombros, um dos āsanas fundamentais do Haṭha Yoga. Tradução do nome desta postura: sarva = todos, aṅga = membro; “postura de elevação de todos os membros”.

Dicas de execução do sarvāṅgāsana

Para iniciar, você pode colocar um cobertor dobrado em oito partes sob os ombros, fazendo uma plataforma firme para manter o pescoço fora do chão, proteger a região cervical e evitar o excesso de compressão nesta área.sarvangasanaDeitado de costas, una as pernas e eleve-as sem impulso, juntas e estendidas, enquanto inspira fundo. Caso isso não seja possível, recolha as pernas em direção ao tórax e eleve-as verticalmente quando os joelhos estiverem por cima da linha do rosto.

Depois, eleve o tronco aos poucos, vértebra por vértebra. Ao fazer esta parte do movimento de elevação, espire.

Segure o peso das pernas e o tronco com as mãos, apoiadas nas costas, na altura das costelas. Mantenha os braços paralelos entre si.

Mantenha ativos os músculos pélvicos, o períneo, o baixo ventre e as partes internas das coxas, para ficar estável e sem tremer no ásana.

A pélvis deve ficar perpendicular ao solo. O osso pubiano fica para frente, mas sem compressão na região lombar. Na medida do possível, as pernas se estendem juntas na direção vertical.

Alternativamente, poderemos aproximas os pés do chão atrás da cabeça, formando assim a postura do arado, halāsana, conforme a fotografia abaixo, ou fazer as demais variações possíveis que se sugerem nas seguintes imagens, desde que o nosso corpo receba bem estas possibilidades.

Observe sua respiração na postura. Perceba sua vitalidade aumentando na permanência.

Após esta postura, deve fazer-se o matsyāsana, a postura do peixe, à guisa de compensação.

Vyāsa, o mais importante comentarista de Patañjali, disse que “o āsana torna-se perfeito quando desaparece o esforço por realizá-lo, de forma que não haja mais movimentos no corpo. Igualmente, sua perfeição cumpre-se quando a consciência transforma-se em infinito, isto é, quando faz do significado do infinito, o seu próprio conteúdo”.

Procure não se esforçar além da conta para fazer estes exercícios. Em vez disso, concentre-se na sensação de simplesmente ser dentro do Yoga.

Lembre que os āsanas tornam-se Yoga somente quando forem feitos com plena consciência.

Variações do sarvāṅgāsana

halāsana 

karnapidasana

karṇapidāsana

ūrdhvapadmāsana

॥ हरिः ॐ ॥

Contraindicações do sarvāṅgāsana

Evite fazer esta postura se você tiver hipertensão arterial ou alguma cardiopatia, glaucoma ou hérnia cervical. Ela é igualmente desaconselhada no primeiro trimestre e no nono mês da gravidez, bem como durante o período menstrual.

Atenção

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa apreciar diferentes possibilidades e, se for o caso, aprimorar sua técnica e sua prática pessoal.

No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões. O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos. Obrigado pela compreensão e o cuidado consigo mesmo. Boas práticas.

As imagens dos āsanas como esta inversão e outras posturas que você vê neste website são meramente orientativas e têm como objetivo facilitar e inspirar a sua prática. Da mesma forma que com as outras técnicas aqui descritas, não é aconselhável aprender estas posturas unicamente olhando para fotografias.

Aprenda-as com um professor competente. Faça as adaptações que for necessário para praticar com segurança. Não force. Evite exagerar.

Ao praticar āsanas, associe os exercícios e os movimentos entre eles com a respiração ujjayī e, se for possível, mantenha as ativações do baixo ventre o o períneo (uḍḍīyanabandhamūlabandha) todo o tempo.

Cultive a atentividade e a observação calma e consciente do corpo, da mente e das emoções ao fazer estes exercícios. Evite exagerar ou colocar sua saúde em risco. Obrigado.

॥ हरिः ॐ ॥

+ āsanas:
aqui (em português)
e aqui (em inglês)

sarvangasana

Āsanas para fortalecer a lombar

Pedro Kupfer em Āsana, Pratique
  ·   8 mins de leitura
Ashtānga Yoga mantra

Versos de Meditação sobre Patañjali

Pedro Kupfer em Mantra, Pratique
  ·   44 segundos de leitura
kīrtan

Kīrtan e bhajan

Pedro Kupfer em Mantra, Pratique
  ·   2 mins de leitura

3 respostas para “Sarvāṅgāsana, a inversão sobre os ombros”

  1. Olá, conteúdo maravilhoso. Não aparecem as imagens dos artigos para mim. Também não consigo fazer o cadastro no site. Sabem dizer sobre isso? Om

  2. Excelente a forma do prof. Kupfer de apresentar os ásanas. Não fica dúvida. Além dos retratos, mostrando as posturas, a explicação. Sublime tanta dedicação ao Yoga. Om.

  3. Olá! Eu gostaria de ter informações sobre a prática de Yoga e os locais para isso em Florianópolis, algumas técnicas, etc. Estou interessada, pois tenho hábito de meditar, e acho legal agregar isso à exercícios físicos.

    Isabela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *