Conheça, Literatura

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Subhāṣitas são poemas breves em sânscrito, compostos na forma de aforismos, conselhos, máximas ou enigmas. A palavra subhāṣita significa “aquilo que é bem falado” ou provérbio de sabedoria, e refere-se a um gênero de literatura clássica indiana que consiste em versos ou aforismos concisos e instigantes.  Os subhāṣitas são caracterizados por seus profundos insights, ensinamentos […]

· 1 minutos de leitura >
subhashita

Subhāṣitas são poemas breves em sânscrito, compostos na forma de aforismos, conselhos, máximas ou enigmas. A palavra subhāṣita significa “aquilo que é bem falado” ou provérbio de sabedoria, e refere-se a um gênero de literatura clássica indiana que consiste em versos ou aforismos concisos e instigantes. 

Os subhāṣitas são caracterizados por seus profundos insights, ensinamentos éticos e sabedoria de vida. Abordam uma ampla gama de assuntos, incluindo ética, valores humanos, espiritualidade, conduta social e conselhos práticos. 

Através da sua estrutura poética, fluxo rítmico e composição concisa, os subhāṣitas conseguem transmitir significados profundos com poucas palavras. Reverenciados e apreciados há séculos na cultura indiana, estes poemas foram transmitidos através de gerações como um meio de transmitir sabedoria e orientar a conduta. 

São considerados ferramentas valiosas para o crescimento pessoal, a autorreflexão e a obtenção de uma compreensão profunda da vida. A essência de um subhāshita está na sua capacidade de transmitir verdades profundas e sabedoria atemporal de maneira concisa e fácil de se lembrar. 

Esses inspiradores versos encarnam ensinamentos éticos, encorajando-nos a levar uma vida honesta e justa, praticando a bondade e a compaixão, bem como a buscar o conhecimento e nos esforçar no caminho do autoaperfeiçoamento. 

Os subhāshitas frequentemente empregam metáforas, simbolismo e imagens vívidas para tornar seus ensinamentos mais relacionáveis e impactantes. Embora tenham nascido na Índia antiga, a sua relevância estende-se além do tempo e das fronteiras culturais. 

Seus temas universais e percepções filosóficas continuam atuais, a inspirar e orientar as pessoas na busca da sabedoria, do crescimento pessoal e de uma vida significativa.

मनोजय एव महजय: ॥
manojaya eva mahajayaḥ ||
A grande vitória, de fato,
é conquistar a própria mente.

विद्या ददाती वीनयं । विनयाद् याति पात्रताम् ।
पात्रत्वाद्धनमाप्नोति । धनाद्धमर्ं ततः सुखम् ॥
vidyā dadāti vinayaṁ |
vinayād yāti pātratām |
pātratvāddhanamāpnoti |
dhanāddharmaṁ tataḥ sukham ||
O conhecimento conduz à humildade.
A humildade constrói o bom caráter.
O bom caráter conduz à prosperidade.
Esta conduz à retidão e à felicidade.

परोपकाराय फलिन्त वृक्षाः । परोपकाराय वहिन्त नद्यः ।
परोपकाराय दुहिन्त गावः । परोपकाराय शरीरम् एतत् ॥
paropakārāya phalanti vṛkṣāḥ | paropakārāya vahanti nadyaḥ |
paropakārāya duhanti gāvaḥ | paropakārāya śarīram etat ||
Pela benevolência, as árvores dão frutos.
Pela benevolência, as águas fluem no rio.
Pela benevolência, as vacas dão leite.
Pela benevolência, o Ser nasce no corpo.

धृीत: क्षमा दमोऽस्तेयं शौचिमिन्द्रयिनग्रह: ।
धीवि र् द्या सत्यमक्रोधो दशकं धमर्लक्षणम् ॥
dṛtiḥ kṣamā damo’steyaṁ śaucamindriyanigrahaḥ |
dhīrvidyā satyamakrodho daśakaṁ dharmalakṣaṇam ||
Temperança, tolerância, autocontrole, honestidade,
pureza, recolhimento sensorial, inteligência,
capacidade de aprender, veracidade, não-raiva:
dez qualidades que são expressões do dharma.

subhashita

ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ

Veja mais subhāshitas, ślokas e aforismos inspiradores no livro digital Visões do Yoga, disponível para download gratuito aqui.

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

Visões do Yoga

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   2 minutos de leitura

Uma resposta para “Subhāshitas, Palavras de Sabedoria”

  1. Oi Sro Pedro Kupfer
    Bom dia
    Quero me apresentar para você. Me chamo Aline Pencinato da Silva meu caminho no yoga é a minha própria existência tanto que aos vinte anos mais ou menos os livros do professor Hermógenes chegou à mim inevitavelmente me tornei uma yoguini ensinando enquanto aprendia – aprendendo. Seguindo com a existência estou meio fora do meio voltei pra casa. Sem perder a vibração continuo existindo em yoga o que me levou até você hoje. Me sinto feliz! Estou lendo tudo que você dispinibiliza aqui Om Gam Ganapatayeh Namaha! Isso me inspirou para me apresentar para você.
    Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *