Āsana, Pratique

Virabhadrasana II

Virabhadrasana é a postura do guerreiro, encarnação da fúria do deus Shiva. Este é um dos ásanas fundamentais em pé, e trabalha intensamente a estabilidade e o "aterramento"

Escrito por Pedro Kupfer · 1 mins de leitura >


Tradução do nome desta postura:


Virabhadra = encarnação da fúria do deus Shiva ==> “postura do herói Virabhadra”

Virabhadrasana é a postura do guerreiro, encarnação da fúria do deus Shiva. Este é um dos asanas fundamentais em pé, e trabalha intensamente a estabilidade e o “aterramento”.


Dicas de execução:

A base nesta postura é aberta, similar à do parshvakonasana: o pé de trás fica girado para frente, num ângulo de 45 graus em relação ao outro.

Flexione o joelho da perna da frente. Observe que a bacia deve permanecer, na medida do possível, alinhada com as pernas.

A coxa da frente fica paralela ao chão.

Faça os bandhas na base do tronco.

Os braços ficam paralelos ao chão.

Ao montar a posição, relaxe os ombros, os músculos do dorso e as escápulas, voltando as palmas para cima e respirando assim algumas vezes.

Depois, vire-as para baixo.

Sinta que os quadris devem ficar paralelos ao chão.

Perceba a mesma distância entre os flancos e as axilas.

O esterno fica elevado e para a frente.

O pescoço permanece alongado e relaxado.

Os ombros ficam para trás e para baixo, abertos.

As axilas estão afastadas entre si.

A coluna está em posição vertical. O cóccix está apontado para baixo, em posição neutra.

Não há rugas na região lombar.

Suavize o olhar.

Observe as sensações na região do coração e perceba a conexão entre ele e as mãos.

Respire fundo, levando o ar para o esterno.

Atenção:

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa aprimorar sua técnica. A prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões. O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos.

Desiderata

Desiderata

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   20 segundos de leitura

Āsanas para fortalecer a lombar

Pedro Kupfer em Āsana, Pratique
  ·   8 mins de leitura

Uma resposta para “Virabhadrasana II”

  1. Adorei esta seção em que você comenta sobre os ásanas. Ajuda muito, pois passamos a conhecer melhor as posturas, o que é de imenso valor na hora de praticá-las. Gosto principalmente quando você comenta sobre os efeitos físicos da postura e com quais aspectos do psicológico elas se relacionam ou ajudam a desenvolver. Se fosse possível, gostaria de saber mais sobre a postura sarvangasana e halasana. Espero que seja possível vê-las em breve também descritas nesta Seção.

    Grata pelo seu trabalho.

    Zayra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *