Ao longo da história, o Yoga evoluiu e diversificou-se, dando origem a diferentes escolas e linhagens, chamadas sampradayas, cada uma enfatizando diferentes aspectos da visão, do ensinamento ou das práticas a ele associadas. Apresentamos aqui seis definições diferentes de Yoga, oriundas de diversas escrituras e épocas ao longo da história do Yoga.
A Bhagavadgītā nos entrega três definições complementares, que naturalmente estão focadas no Yoga da vida, chamado Karmayoga e nos permitem praticar o Yoga como atitude, o que vai muito além dos seus aspectos técnicos ou formais.
A instrução sobre Yoga que o deus da morte, Yamarāja, dá para o menino Naciketas na Kaṭhopaniṣad vai na mesma direção. Os belíssimos mantras (10 e 11) que esse śāstra usa para definir o Yoga diz assim:
यदा पञ्चावतिष्ठन्ते ज्ञानानि मनसा सह । बुद्धिश्च न विचेष्टते तामाहुः परमां गतिम् ॥ १० ॥
तां योगमिति मन्यन्ते स्थिरामिन्द्रियधारणाम् । अप्रमत्तस्तदा भवति योगो हि प्रभवाप्ययौ ॥ ११ ॥yadā pañcāvatiṣṭhante jñānāni manasā saha |
buddhiśca na viceṣṭate tāmāhuḥ paramāṁ gatim || 10 ||
tāṁ yogamiti manyante sthirāmindriyadhāraṇām |
apramattastadā bhavati yogo hi prabhavāpyayau || 11 ||Quando os cinco sentidos e a mente repousam, e a razão
Kaṭhopaniṣad, VI
descansa em silêncio, começa o caminho supremo.
Esta firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga.
Porém, deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai.
O Yogasūtra contribui com a visão do sábio Patañjali, que pode soar enigmática mas é ao mesmo tempo clara, prática e instrumental: Yoga é deixar de lado a identificação com todos os movimentos da psiquê (citta = mente, ego e inteligência).
Finalmente, a instrução que o sábio Vasiṣṭha entrega para o príncipe Rāma no Yoga Vasiṣṭha complementa a de Patañjali, definindo o Yoga como a cessação do apego às todas as experiências.
É curioso que nenhuma dessas definições fala sobre o Yoga como sendo apenas um conjunto de técnicas ou práticas. Assim, evidentemente, nenhum dos yogis da antiguidade que nos legaram essa visão, considerou o Yoga como sendo apenas um método.
O Yoga é uma visão multifacetada em constante evolução, que oferece algo lindo, transformador e desejável para cada pessoa, independentemente das inclinações individuais ou visão do mundo que cada um de nós tenha.
1.
योगः कर्मसु कौशलम्
Yoga é perfeição na ação.
Bhagavadgītā, II:50
2.
तं विद्याद् दुःखसंयोगवियोगं योगसंज्ञितम्
A ruptura de toda relação com o
sofrimento é conhecida como Yoga.
Bhagavadgītā, VI:23
3.
समत्वं योग उच्यते
A equanimidade é chamada Yoga.
Bhagavadgītā, II:48
4.
तां योगमिति मन्यन्ते स्थिरामिन्द्रियधारणाम्
A calma firmeza dos sentidos chama-se Yoga.
Kaṭhopaniṣad, 2,3:11
5.
योगश्चित्तवृत्तिनिरोधः
Yoga é a cessação da [identificação com]
os conteúdos da psiquê.
Yogasūtra, 1:2
6.
योगानुभवानिरोधः
Yoga é a cessação [do apego] às experiências.
Laghu Yoga Vasiṣṭha, XCCCVI:78
Conclusão
Desde os āsanas (posturas físicas) e prāṇāyāmas (controle da respiração) até as práticas de meditação e auto-investigação, o Yoga abrange uma ampla gama de técnicas que visam a compreensão cabal da própria natureza, e à libertação em relação a condicionamentos e crenças.
Esse processo tem uma série de “efeitos colaterais” (que frequentemente são tomados equivocadamente como seus objetivos), como cultivar o bem-estar físico, emocional e mental, reduzir o estresse e a ansiedade, dormir melhor, ficar mais sensível às necessidades do corpo em relação a descanso e dieta, bem como desenvolver hábitos saudáveis.
À medida que nos aprofundamos na infinidade de escrituras e textos antigos, descobrimos que o Yoga não se limita a uma única definição ou abordagem.
No mundo de hoje, o yoga continua a fascinar e inspirar pessoas de todas as esferas da vida. Seus benefícios vão muito além do plano físico, promovendo objetividade mental e maturidade emocional.
Na medida em que incorporamos a sabedoria e os ensinamentos das escrituras que citamos acima na nossa compreensão do Yoga, poderemos aprofundar tanto a nossa prática pessoal, quanto a apreciação que nutrimos por esta antiga e transformadora disciplina.
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
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