Meditação, Pratique

Dṛṣṭi, as Oito Fixações Oculares do Haṭhayoga

Os dṛṣṭis são técnicas de fixação ocular, muito úteis para auxiliar a prática de meditação ou durante os respiratórios. Possuem efeito estimulante nos músculos e nervos óticos e, através deles, no sistema nervoso central, auxiliando no processo de estabilização da mente.

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agnidṛṣṭi

Dṛṣṭi deriva da palavra dṛṣ, que significa literalmente olhar. Os dṛṣṭis são técnicas de fixação ocular, muito úteis para auxiliar a prática de meditação ou respiratórios.

Possuem efeito estimulante nos músculos e nervos óticos e, através deles, no sistema nervoso central, auxiliando no processo de estabilização da mente.

São muito úteis contra depressão e ansiedade e melhoram a memória e a concentração. No plano sutil, estimulam o ājñacakra e promovem a sensibilidade em relação ao sūkṣmaśarīra, o corpo sutil.

No início você poderá sentir desconforto ou cansaço ao tentar imobilizar o olhar, mas à medida que conseguir aquietar os pensamentos, os olhos se adaptarão naturalmente.

Dṛṣṭi, trātaka e ekāgratā

Embora possamos utilizar as técnicas de dṛiṣṭi como ponto de partida para fazer ekāgratā, não devemos confundir dṛiṣṭi, trātaka e ekāgratā.

O dṛiṣṭi é apenas a fixação do olhar; já o trātaka é a concentração num objeto exterior, e está relacionado com a maneira em que a pessoa sente as suas percepções visuais.

O ekāgratā, por seu lado, é um processo que compreende a participação da atenção, que se concentra naquele mesmo ponto, mas inclui ainda uma reflexão sobre ele.

As oito fixações oculares

Os quatro exercícios de fixação ocular mais importantes nas práticas de Haṭhayoga são os seguintes:

1. nasāgradṛiṣṭi, a fixação na ponta do nariz;
2. bhrūmādhyadṛiṣṭi, concentração no intercílio;
3. bhūcarīdṛiṣṭi, fixação ocular no vazio; e
4. parśvadṛiṣṭi, fixação ocular nas laterais.

Depois temos ainda mais quatro, menos usados porém igualmente importantes:

5. agnidṛṣṭi, firmar o olhar no fogo,  de uma fogueira ou uma vela;
6. tāra ou tārakadṛṣṭi, fixação da visão numa estrela;
7. candradṛṣṭi, estabilização do olhar na Lua; e
8. sūryadṛṣṭi, fixação no Sol na hora do alvorecer ou no ocaso.

Pratique o agnidṛṣṭi, a concentração na chama, aqui:

Os nove dṛṣṭis do Aṣṭāṅga Vinyāsa Yoga

Na prática de Aṣṭāṅga Vinyāsa Yoga existe um outro grupo de nove dṛiṣṭis que são fixações oculares em diferentes partes do corpo ou do espaço ao redor do praticante.

Essas fixações oculares são as seguintes:

1. nasāgradṛiṣṭi, a fixação na ponta do nariz;
2. bhrūmādhyadṛiṣṭi, concentração no intercílio;
3. nabhicakradṛiṣṭi, fixação do olhar no umbigo;
4. hastagraidṛiṣṭi, concentração numa mão;
5. pādayoragraidṛiṣṭi, fixação nos dedos dos pés;
6 e 7. parśvadṛiṣṭi, olhar para os lados (esquerdo e direito);
8. aṅguṣṭhamadhyaidṛiṣṭi, olhar para os polegares; e
9. ūrdhva ou antaradṛiṣṭi, dirigir o olhar para o alto.

Como usar os dṛiṣṭis?

Esses exercícios podem fazer-se separadamente ou ainda combinados com outras práticas de prāṇāyāmaāsana e bandha.

É conveniente ressaltar que todas estes exercícios podem fazer-se tanto com os olhos abertos como com eles fechados.

Quando feitos com os olhos abertos recebem o nome de bahirāṅgadṛiṣṭi, ou dṛiṣṭis externos.

Quanto são feitos com eles fechados e visualizando o objeto em questão, recebem o nome de antarāṅgadṛiṣṭi, internos ou sutis.

॥ हरिः ॐ ॥

Leia também
Ekagrātā, a concentração num ponto só.
Śūnya dhāraṇā, a concentração no vazio.
O Mito da Mente Vazia.

॥ हरिः ॐ ॥

agnidṛṣṭi


Extraído do livro Guia de Meditação.

Pedro nasceu no Uruguai, 54 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o website www.yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
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2 respostas para “Dṛṣṭi, as Oito Fixações Oculares do Haṭhayoga”

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