Meditação, Pratique

O mantra secreto

O camarada está sentado em silêncio no chão da sala, com os olhos fechados. A esposa chega e lhe pergunta: - O que você está fazendo? - Meditando. - E para que serve essa tal de meditação? - Para se livrar do estresse. - Do estresse? Mas se você não tem estresse! Eu faço tudo aqui na casa: cozinho, limpo, trabalho fora. Você só vai ao escritório e volta para casa. Estresse tenho eu!

· 1 mins de leitura >

O camarada está sentado em silêncio no chão da sala, com os olhos fechados. A esposa chega e lhe pergunta:

– O que você está fazendo?

– Meditando.

– E para que serve essa tal de meditação?

– Para se livrar do estresse.

– Do estresse? Mas se você não tem estresse! Eu faço tudo aqui na casa: cozinho, limpo, trabalho fora. Você só vai ao escritório e volta para casa. Estresse tenho eu!

– E como você medita?

– Repito por 20 minutos um mantra sem sentido.

– Sem sentido?

– Sim, aprendi que os mantras não têm sentido.

– E donde saiu esse seu mantra?

– Um indiano me ensinou. Esse negócio de meditação vem da Índia.

– Um indiano? E você pagou para ele?

– Sim, paguei 300 dólares.

– Você pagou 300 dólares por um som sem sentido? Me dê 20 dólares e eu lhe darei 100 sons sem sentido agora mesmo!

– Mas este som sem sentido foi escolhido especialmente para mim!

– Não acredito que você gastou 300 dólares num som que não quer dizer nada! Eu estou lhe pedindo um aspirador novo há meses e você não compra! E qual é mesmo esse seu mantra?

– É um segredo, não posso lhe dizer.

– Mas eu sou sua esposa!

– Disso, minha querida, eu sei.

– Mas por que você não pode me dizer o que é esse seu som sem sentido?

– Por que jurei que não falaria para ninguém.

– Eu vou embora para a casa da minha mãe! Vamos ver se esse seu mantra faz a comida para você!

Aí, ela junta suas coisas, faz a mala e sai da casa batendo a porta. O meditante, depois de um momento de silêncio, pensa:

– Mas não é que este mantra funciona mesmo?

Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.

38 respostas para “O mantra secreto”

  1. Que história mais machista!!
    Então a mulher é empregada doméstica dele e ele ainda reclama?

  2. primeiro leiam e aprendam mais sobre o assunto , pra começo de conversa ninguem pode sair por ai fazendo mantras e os vendendo para as pessoas , se voces estudarem os mantras um pouco antes de sair comprando palavras por ai , oa mantras sao sons , que ao recitados fazem as energias do nosso corpo se alinharem e evoluirem , mas os mantras nao podem ser feitos um para cada pessoa , isto e pura fraude .

    1. Gabriel, quando vc é iniciado em alguma linhagem hindu, vc recebe um mantra especifico pra cantar ele até se iluminar, esse mantra vai mexer energeticamente em vc pra sua evolução psicológica, física e espiritual!Quando vc vai pros encontros e cursos ministrado pelas escolas de yoga que vc gostaria de ser iniciado, normalmente se paga, afinal tem toda uma estrutura ali, e vivemos ainda em um mundo material.O dinheiro é uma moeda de troca, como tbm de amor. E paga quem quer e quem sente o chamado.

    2. Olá! Assisti a palestra introdutória da MT essa semana . Na realidade existe uma coleção de aproximadamente 30 mantras que são dados conforme a pessoa, como se existisse 30 tipos de personalidades.

  3. Oi! Alguém pode me ajudar? Vale mesmo a pena a MT? Estou sem dinheiro , estudando pra caramba e fazendo mestrado…
    Gostaria de fazer o curso, mas se for esse valor que estão me dizendo ficarei absurdamente apertada! Vale mesmo a pena?

    1. OI Deborah.Olha, sou um novo mediante pela pratica da MT. Fiz o curso tem 2 semanas e posso te assegurar que:Se tivesse meditando a mais tempo, quem sabe desde os 18 anos de idade (tenho 39 atualmente) minha vida seria completamente diferente. Não conheço outras técnicas de meditação, mas a Meditação Transcendental é maravilhosa. Hj ja consigo perceber os benefícios. Estou mais calmo, mais confiante, com a mente mais clara em busca dos meus objetivos. Sei q postou essa pergunta em 2014. espero que tenha aprendido a técnica.Abs.Fabrício

  4. Tudo bem, mas eu nao tenho esse dinheiro; entao nao posso aprender?

  5. Nooosssaa!! R$1100 reais para aprender a meditar direito é muitooo caaaarroooo, mas de quase trinta reais por um lanche no macdonalds ninguém reclama.
    Acho engraçadas essas pessoas que acham que os outros tenham que fazer algo por eles de graça.
    Eu nao sou da MT, mas duvido que eles nāo tenham que pagar o instrutor e alguel e faxineira e conta de luz e de água e de telefone e webmaster e webdesigner e todas as outras coisas por trás do curso do qual todos parecem querer reclamar, mas que ninguém parece ter vergonha de surrupiar.
    É meditaçāo, gente. O que vocês esperam encontrar? O um curso com o texto integral do livro dos encantamentos do Harry Potter? E quanto valeria esse? Alguém se anima a ministrar? Dá pra ficar rico fácil! Mas andem rápido antes de alguém postar o pdf na internet!
    A meditaçāo seja, qual for, é uma TÉCNICA e precisa de treinamento e, de preferência, supervisão. Muita gente que se acha meditante nāo está fazendo nada além de achar que está meditando porque sentou em lótus de olhos fechados.
    Feliz ou infelizmente, aprendi uma coisa ao longo da vida. Tudo tem seu preço. E o barato, em geral, sai caro.

  6. Prezados, Estou com uma imensa dúvida quanto a pagar ou não pelo mantra e orientações da MT. Tenho uma filha meditante que me fala das maravihas. E tem as pesquisas científicas que falam das respostas. Por outro lado, sabemos da inflência do dinheiro sobre resultados de pesquisa e do poder financeito da Fundação Maharishi. E penso que meditar com o mantra OM, como outros falaram, todo dia por 20 min pode trazer os mesmos benefícios. Alguém poderia comentar? Todos que pagaram disseram que vale a pena. Mas ninguém conhece o mantra do outro. Se for o mesmo? Ou apensa dois ou três?
    ===
    Todo mantra, desde que feito com a atitude correta, dará seus frutos. O que vale é a intenção e se o orçamento está curto não vejo nenhum problema em escolher um mantra legal. Sugiro que comece utilizando o mantra da paz, Om namo Narayanaya.
    Boas práticas!
    Pedro Kupfer.

    1. Vale super a pena fazer meditação transcedental. O perigo não está aí. qdo vc medita vc gera uma energia chamada “soma”. Qdo vc fizer o Shidis vc vai aprender a recitar o RigVeda e doar essa energia pra vampiros, chamados de divindades que não são nada mais que vampiros. Dai vc vai meditar 6 a 8h por dia, vai ser a vaquinha sagrada dos vampiros.

  7. Parabéns pelo texto. Infelizmente, paguei R$ 1.100,00 reais pelo curso de meditação e quando soube que se tratava da repetição de uma palavra, me senti enganada. Mas aí já era tarde. Concordo com a mensagem do outro colega – a simples repetição da palavra \\\’om\\\’ durante 20 minutos já é suficiente.

    1. Td bem, mas o mantra funciona?
      O fato de ser somente uma palavra nao invalida o efeito.
      Vc sentiu que houve alguma transformacao por conta do mantra?

      1. Olá , eu pratico esta meditaçao , vale a pena sim , os resultados são maravilhosos na verdade mudou minha vida , porem não posso garantir que vai mudar a sua , sobre espertos aqui e ali , sempre vão existir , mas pense em você e nos beneficios que pode ter todos nos compramos, queremos comprar o ultimo modelo seja lá do que for , televisão , celular sei lá e nunca paramos para saber o quanto de impostos existe atras de cada produto e se fizemos isso nao paramos na frente da loja e dizemos , puxa eu sou um otario vou pagar isso por este carro ou esta televisão e deixamos de comprar porque as pessoas que fabricaram estão ganhando tanto por cento em cima , simplesmente vamos lá compramos e pronto.

    2. Mas Mariana, você recebeu o treinamento de utilização do mantra no curso?. Eu estava querendo aprender com a aplicação da técnica transcendental. Por que o custo é tão alto apenas por pouco ensinamento?

    3. Patricia, tem q repetir em voz alta? Pq quem fez fala q medita até em fila de espera. Vc achou q nao valeu a pena o curso? Queria fazer mas o preço…

  8. Essa piada é a verdadeira realidade dos que pagam pela fé em vez de obtela por sua propria vontade e pela vontade divina.

  9. Parabéns. EXCELENTE texto! Meditação Transcendental realmente funciona, experiencia própria de quem faz. MAS os espertos querem cobrar CARO para ensinar, com essa desculpa de sagrado bla bla bla, algo que poderia ser ensinado em um video ou livro.
    Maharishi, na ocasião da Guerra do Golfo (na década de 1990) queria 1,5 bilhão de dolares e em troca prometia a paz mundial, com meditações conjuntas de muitos meditantes.
    Ele morreu em 2008, em sua mansão. Sua “santidade” como alguns o chamavam gostava muito de grana. Agora li sobre outra meditação, semelhante, que em vez de um mantra, usa-se uma unica silaba. Meditação NRS (Natural Relief Stress).
    Os espertos querem vender um CD e uma apostila por R$75 + R$5 de frete. E Detalhe, cada membro da familia tem que comprar individualmente. Direitos autorais bla bla bla. Há também a opção do material ser baixado por download (SEM CUSTO NENHUM PARA DISTRIBUIR) e neste caso voce só paga R$ 45,00.
    O medico indiano, também nada bobinho, Depak Chopra criou sua propria meditação e para ajudar o mundo todo, cobra mais caro que a meditação transcendental. Meu irmão o mundo está cheio destas “santidades” que faturam alto e insistem em explorar o próximo. A Lei da terra: é explore seu irmão e seja feliz.
    Quer aprender a meditar? Pois bem use o mantra Om. Ou pratique uma meditação budista, baseada na observação da sua respiração. Note que todas a maioria das organizações, fundações, seitas, religiões etc, não tem carater e ou fins lucrativos. (este principio é válido somente para os fieis e seguidores), porque suas “santidades” fundadoras… hum adoram viver no bem bom (às custas dos outros).
    É um parasitismo desgraçado. Meu pai sempre dizia: Sabe porque tem muito esperto no mundo? Porque existem milhões de otários. (sem querer ofender ninguém, pois as pessoas caem nas malhas dos espertos). Por isso que o nosso planetinha está como está. Que barbaridade!
    Abraços à todos.

  10. Quanta filosofia a gente pode encontrar numa simples piada!
    Prefiro rir.

  11. Com certeza o rapaz da história se livrou do stress que a mulher dele causava com tantas cobranças. Ficou para mim ainda mais claro que a vocação feminina de muitas mulheres (não de todas hein) de cuidar, servir e nutrir nem sempre são apreciadas por um ser humano específico.
    Me parece que cada vez mais essas qualidades femininas (que muitos homens também tem e exercem) deveriam cada vez mais ser usadas para grupos: Grupos de crianças que precisem, grupos de idosos, grupos de funcionários em empresas, fábricas, instituições, etc. Ou seja, uma mulher com tamanha vocação deveria mesmo exercer isso de forma a que um número maior de pessoas aproveitassem suas habilidades, desde que, ela seja contratada para isso.
    Está cada vez mais claro que tentar jorrar tamanhas habilidades sobre apenas um homem ou um único ser humano pode ser contraprodutivo. No caso, o rapaz não desfrutava das qualidades de nutrição, serviço, cuidado da esposa. No caso ele era alguém que talvez confunda coisas na vida a ponto de pagar 1000 dólares por algo que ele disse que não sabia o que era e ainda por cima se comprometia a manter segredos sobre algo que não compreendia.
    Enfim, comprometeu-se com o grupo errado e negligenciou o compromisso com a pessoa que vivia com ele. Acontece…!

  12. Muito bom!

    Quero parabeniza-los pelo site! Muito bonito, completo e bastante organizado. Retrata bem como é uma mente esclarecida.

    Namastê

  13. Acho que essa piada foi um bela sátira a meditação transcendental. Lembro que paguei 300 reais por um mantra secreto sem significado nenhum. Os mantras sempre são “shrim, trim, rim ou algo parecido”. O mais engraçado de tudo é que eles dizem “Meditação Transcendental e MT são marcas registradas da Maharishi Vedic Education Development Corporation, uma organização sem fins lucrativos de ensino. ” Mas cobram 300 reais a 1000 dolares por um mantra. Só não sabia que esse mantra era tão poderoso!
    kkkkk!

  14. Muitooo bomm!
    Para quem ainda não esteve junto ao Swamiji, aumenta nossa vontade!
    Muito espirituoso mesmo…
    Namastê!

  15. Haaaaahahahahaha!
    Essa poderia ter sido contada pelo professor Hermógenes também!

    1. Muito bom!Mas que barbaridade!
      Você só pode ser gaúcha, se sim, grande abraço do conterrâneo, se não, grande abraço assim mesmo.

  16. Estou gargalhando!
    hiiiiiiiihiahihiahihiiii aiiaiaiaiii…
    Me saem lágrimas!
    Amei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *