Assumindo que é claro que Ātmā não pode ser experimentado num momento específico, algumas pessoas dizem "eu não conheço ātmā, eu ainda não experimentei Ātmā.". Quando digo que ainda não fiz alguma coisa, estamos a falar de alguma coisa que tem de ser feita mais tarde, que pode ser feita mais tarde.
Os quatro grandes obstáculos são: 1. A tendência para adormecer (laya); 2. A agitação e vaguear da mente (vikshepa); 3. Latências inconscientes da mente (kashayam); 4. Tendência para usufruir a quietude (rasasvad). Deve acordar-se a mente que caiu no sono; deve trazer-se a mente dispersa de novo para a tranquilidade; deve conhecer-se a mente colorida com desejo.
A diferença entre reconhecer a minha natureza fundamental como livre de pensamentos e almejar uma mente livre de pensamentos é a diferença entre o conhecimento e a ignorância. Swami Dayananda.
A acomodação é necessária em relação a pessoas, mas não em relação a ideias. Uma pessoa que tem crenças que na minha percepção são engraçadas, ou equivocadas, não deve deixar de poder ser meu amigo. O direito ao livre pensamento deve existir. Podemos e devemos acomodar a pessoa, mas não podemos acomodar as noções erradas.
Muito já se escreveu sobre o que o yogi põe no prato. Não tanto o sobre o que o yogi coloca no copo. Este texto não se destina aos praticantes não tenham um grau de compromisso elevado com a forma de vida do Yoga, mas àqueles que se dedicam a ensinar Yoga.
O Karma Yoga é muitas vezes ensinado e entendido como o exercício da acção sem expectativas ou a acção desinteressada. Swami Dayananda ensina que não é possível praticar uma acção sem esperar um resultado. A negação desta verdade representa a não compreensão e não aceitação da natureza humana
Supor que Karma Yoga consiste em realizar acções sem expectativas, sem esperar resultados, é criar um conceito insusceptível de ser realizado. Como Krshna poderia tocar a flauta sem esperar que fosse produzido som e ele fosse ouvido?
Outro dia veio parar às minhas mãos um livro que li em tempos idos. A curiosidade fez-me voltar a folheá-lo. O livro contém uma "cronologia histórica do Yoga" muito curiosa.
O ujjáyí é uma técnica auxiliar de várias meditações, como o ajapa-japa. Muitos também conhecem este pránáyáma por ser ele aplicado em algumas práticas de ásana, como a do Ashtanga Vinyasa Yoga
Pramánam significa meio de conhecimento. A ignorância é removida quando se conquista o conhecimento correcto e apropriado para a remover. Para se adquirir esse conhecimento é necessário o instrumento ou meio de conhecimento adequado