Miguel Homem

980 artigos por Miguel Homem

A Prática de Āsana no Haṭha Yoga

Afirma Vachaspati Misra: 'Aquele que pratica o asana deverá treinar-se persistentemente no sentido de suprimir os esforços naturais do corpo"

19/07/2020 · 11 mins de leitura >

Eu conheço Ātma, experimento Ātma ou sou Ātma?

Assumindo que é claro que Ātmā não pode ser experimentado num momento específico, algumas pessoas dizem "eu não conheço ātmā, eu ainda não experimentei Ātmā.". Quando digo que ainda não fiz alguma coisa, estamos a falar de alguma coisa que tem de ser feita mais tarde, que pode ser feita mais tarde.

29/06/2015 · 1 mins de leitura >

Os equívocos do vazio da mente e da mente impura

É importante reconhecer que aquilo que sou verdadeiramente não vai chegar numa experiência e ir embora noutra. É que eu não chego, nem vou embora. Eu estava antes de qualquer específica, estive durante e estarei depois, sou sempre o mesmo. Ātmā não chegará numa experiência especial mas será a testemunha de todas as experiências.

26/06/2015 · 2 mins de leitura >

Avidya e Maya

Daqui podemos constatar que esta avidya não é simples ignorância. Avidya é capaz de produzir, de criar. Assim, dizemos que avidya tem dois poderes, avarana sakti e vikshepa sakti. Um poder que encobre e outro que projecta. É um poder e por isso não podemos reduzir ao significado comum da palavra ignorância.

06/04/2013 · 10 mins de leitura >

Obstáculos à meditação

Os quatro grandes obstáculos são: 1. A tendência para adormecer (laya); 2. A agitação e vaguear da mente (vikshepa); 3. Latências inconscientes da mente (kashayam); 4. Tendência para usufruir a quietude (rasasvad). Deve acordar-se a mente que caiu no sono; deve trazer-se a mente dispersa de novo para a tranquilidade; deve conhecer-se a mente colorida com desejo.

27/02/2012 · 6 mins de leitura >

Acomodação em relação a quê?

A acomodação é necessária em relação a pessoas, mas não em relação a ideias. Uma pessoa que tem crenças que na minha percepção são engraçadas, ou equivocadas, não deve deixar de poder ser meu amigo. O direito ao livre pensamento deve existir. Podemos e devemos acomodar a pessoa, mas não podemos acomodar as noções erradas.

20/03/2010 · 1 mins de leitura >

Eliminar pensamentos ou iluminar pensamentos?

A diferença entre reconhecer a minha natureza fundamental como livre de pensamentos e almejar uma mente livre de pensamentos é a diferença entre o conhecimento e a ignorância. Swami Dayananda.

20/03/2010 · 1 mins de leitura >

O yogi e a bebida

Muito já se escreveu sobre o que o yogi põe no prato. Não tanto o sobre o que o yogi coloca no copo. Este texto não se destina aos praticantes não tenham um grau de compromisso elevado com a forma de vida do Yoga, mas àqueles que se dedicam a ensinar Yoga.

06/02/2010 · 4 mins de leitura >

Karma Yoga I – A acção correcta

O Karma Yoga é muitas vezes ensinado e entendido como o exercício da acção sem expectativas ou a acção desinteressada. Swami Dayananda ensina que não é possível praticar uma acção sem esperar um resultado. A negação desta verdade representa a não compreensão e não aceitação da natureza humana

17/06/2008 · 5 mins de leitura >