Āsana, Pratique

Como montar uma série equilibrada de ásanas

Este é o primeiro de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Elementos essenciais para montar uma prática completa de Hatha Yoga e Dicas importantes para praticar, que estão disponíveis neste mesmo site. Esperamos que eles sejam úteis para estimular a sua prática pessoal.

Escrito por Pedro Kupfer · 1 mins de leitura >

Este é o primeiro de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Elementos essenciais para montar uma prática de Hatha Yoga e Dicas importantes para praticar, que estão disponíveis neste mesmo site. Esperamos que eles sejam úteis para estimular a sua prática pessoal.

Na hora de escolher as posturas, leve em consideração os três grupos de possibilidades abaixo listados. Lembre igualmente da permanência em cada ásana. Posturas com maior estabilidade, como as sentadas ou deitadas, permitem uma permanência maior. Posturas de equilíbrio num pé só, ou sobre as mãos e outras de estabilização ou força pedem uma permanência mais breve. Consideramos que uma permanência longa, para iniciantes, seja algo em torno de dois minutos. Um permanência breve, algo em torno de oito a dez respirações.

Estas instruções, obviamente não têm o propósito de substituir um professor. São colocadas aqui com o único propósito de esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema. Se tiver alguma outra dúvida ainda, use a seção de comentários.

1) Grupos posturais

a) propriocepção,

b) flexibilidade articular,

c) fortalecimento muscular,

d) estabilização articular,

e) alongamento ativo,

f) alongamento passivo e

g) relaxamento.

Eis um exemplo de posturas de cada um destes sete grupos:

2) Ações da coluna vertebral

a) lateralidade,

b) tração,

c) torção,

d) flexão,

e) hiperextensão.

Eis um exemplo das ações destes cinco grupos de posturas:

3) Posturas possíveis do corpo:

a) em pé,

b) sentado,

c) deitado,

d) invertido.

Eis exemplos das posições destes ásanas:

Desiderata

Desiderata

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   20 segundos de leitura

Āsanas para fortalecer a lombar

Pedro Kupfer em Āsana, Pratique
  ·   8 mins de leitura

12 respostas para “Como montar uma série equilibrada de ásanas”

  1. Me marcou muito a condução de Pedro com relação às cinco virtudes: não violência (ahimsâ), veracidade (satya), não roubo (asteya), castidade (brahmacharya) e desapego (aparigraha).

    Enfim, essa é a aula de Pedro: de promover o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual de seus alunos!

  2. Boa noite, Pedro!!
    Prático hatha yoga há alguns anos e estou procurando uma melhor série de asanas para gestante. Estou grávida de 4 meses e queria manter o yoga nessa linda fase da melhor forma… Agradeço se puderes dar dicas nesse sentido. Obrigada!!! 🙂

  3. Pedro!
    Espero que estejas bem…. Quero te agradecer pelo conhecimento compartilhado. Lendo, olhando, praticando esses ensinamentos, me sinto no caminho. E isso me fortalece a cada dia. Gratidão é a palavra!!! AgraDERCIda por tudo! Fica bem…
    DE Wotmeyer

  4. Olá, Pedro e leitores!
    Primeiramente, quero agradecê-lo pela disponibilidade, amor e atenção para com todos nós, praticantes e professores. Me perdoe se aqui não for o melhor espaço para me dirigir a respeito desse assunto, mas é o que eu encontrei para me comunicar com voce.
    Sou praticante de hatha há 6 anos. No ano passado iniciei um curso de formação para professores em Iyengar yoga, em São Paulo. Não me identifiquei. Achei um método frio e sofrido, onde a essência do Yoga se perde.
    Quero muito dar aulas, mas para isso sinto necessidade de aprender a fazê-lo corretamente. Sei que voce tem o seu curso, mas ele seria específico para formar professores? Se não, o que posso fazer?
    Muito obrigada!

  5. Pratico Hatha Yoga ha cinco anos; sou professor de musculacao; agora comecei a dar aulas de yoga, seu artigo eh muito interessante e didatico p professores iniciantes como eu,cada aula aprendo algo novo, vejo algo novo, cada aluno cada individuo me mostra algo novo ,usamos a forca da gravidade e nossos proprios corpos p criar forca, usamos nossa respiracao p sentirmos a vida dentro de nos e a nossa volta,agradeco seu blog pela oportunidade e gostaria de contato com outros yogues, uma parte do meu trabalho eh gratuito a fim de levar o yoga p aqueles q nao conhecem ou ainda nao tem condicoes de pagar pela aula entao todo material gratuito tbm me mostra q nao estamos sozinhos na nossa forma de pansae e agir,
    Obrigado!

  6. Oi Pedro,
    Acho você um ser muito especial como poucos, é fiel em tudo que diz respeito dentro do Yoga. Li o texto sobre o comentário do Tantra, em relação ao Yoga Sutra, foi muito esclarecedor.
    Muito obrigada,
    Namaste!

  7. O artigo é interessantíssimo. O Yoga é lindo, mas precisa ser praticado com consciência mesmo. Adorei!
    Gratidão!

  8. Parabéns esse site é muito completo.
    Venho sempre em busca de novas leituras.
    Obrigada!
    Lara.

  9. Compartilhando conhecimento e prática de maneira competente .
    Parabéns! Grata,
    Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *